quarta-feira, 1 de novembro de 2017

FUZETA. PROIBIDA A APANHA DE BIVALVES POR CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA

Em http://www.ipma.pt/resources.www/transf/biotoxinas/rb_bivalves_271017.pdf, pagina do IPMA que nos faz o ponto da situação da apanha de bivalves na costa portuguesa, pode ver-se que na Fuzeta Ria, está interdita a apanha de ameijoa por contaminação microbiológica.
A contaminação microbiológica é de origem humana ou animal, e como já dissemos varias vezes, a produção animal nesta zona está extinta, pelo que só poderá ser de origem humana.
As entidades publicas têm feito crer às populações que a contaminação pode ser provocada pelas escorrências superficiais das chuvas, mas até nisso têm azar já que estamos num ano seco, sem chuva.
Sendo assim, tudo indica que mais uma vez a estação elevatória da Fuzeta deu barraca, lançando na Ria aquilo que deveria ser encaminhado para a ETAR. Bem podem dizer que a bomba entrou em colapso, esquecendo que o sistema devia estar dotado de uma alternativa que evitasse a poluição da Ria. 
É evidente que as autoridades com responsabilidades na matéria se estão borrifando para isso uma vez que estão protegidas pelo sistema judicial, que raramente criminaliza os titulares de cargos políticos, ou quando o faz, faz de forma que nunca sejam encarcerados. Basta olhar para o regabofe que tem sido com os gajos que levaram o País à situação em que se encontra cujo exemplo máximo é o caso do BES. Só aquele que rouba um cêntimo é que vai preso porque quem rouba milhões goza da liberdade de um sistema podre e caduco.
Na tomada de posse, o reeleito presidente da Câmara Municipal de Olhão, afirmou ter reduzido as descargas ilegais em 20%, um discurso a adormecer os contestatários da poluição na Ria.
As descargas ilegais têm origem na ligação de esgotos domésticos à rede de aguas pluviais, não sendo por isso possível reduzir ou acabar com aquelas descargas sem se corrigir as ligações ditas clandestinas, e ao que sabemos continuam a fazer-se com o conhecimento da autarquia.
Certo é que os concessionários dos viveiros são impedidos de trabalhar por culpa de terceiros que deveriam, se houvesse justiça, indemnizar os lesados.
Lamentavelmente, a chamada oposição, parece estar num velório, incapaz de se pronunciar sobre o quer que seja, deixando que o Poder faça aquilo que muito bem quer e entende, sem o mínimo incómodo.
Será que se mudaram todos para o lado do Poder?

1 comentário:

Anónimo disse...

Se não podes junta-te a eles, é a treta da oposição. Sejam felizes.