quarta-feira, 7 de março de 2018

RIA FORMOSA À BEIRA DO COLAPSO!

A imagem acima foi retirada da pagina de Arlindo Moleiro no facebook.
Em Março de 2010 o mar abriu uma nova barra na Fuzeta e foi por forte pressão dos autarcas que ela foi encerrada e deslocalizada, apesar do geólogo da Administração da Região Hidrográfica do Algarve recomendar a sua manutenção.
A barra aberta pelo mar naquela altura ficava mesmo em frente de uns prédios construídos de forma muito duvidosa, mas autorizados pela Câmara Municipal de Olhão, a razão das pressões autárquicas.
Logo na altura, os pescadores da Fuzeta se pronunciaram contra a deslocalização da barra mas nada demoveu o governo de Sócrates, embora o essencial dos objectivos declarados para aquela zona de praia estarem cumpridos; o mar substitui-se ao camartelo, satisfazendo interesses mesquinhos de ciúmes contra quem tinha lá casa.
Passados oito anos, estamos em vias de assistir a nova abertura caso não haja uma intervenção urgente, do que duvidamos face às condições climatéricas que se preveem para os próximos dias.
Na imagem pode ver-se como está o fragilizado cordão dunar na zona da Fuzeta, e tal como o fotografo de serviço, deixamos um alerta para o perigo que espreita quem se atrever a andar por aquelas paragens.
Com algumas diferenças mas com muitas semelhanças, o cordão dunar da Ria Formosa apresenta situações destas. O vendaval anunciado pode provocar o galgamento oceânico e espraiar as areias pela Ria.
Enquanto isso, a barra da Fuzeta alargou mas areias ainda assorearam mais a barra, criando dificuldades adicionais a quem dela depende para governar a vida.
Sabemos também que o presidente dos Serviços Desconcentrados da Agência Portuguesa do Ambiente, sobrevoou a costa algarvia, monitorizando-a.
A actual situação do cordão dunar da Ria Formosa deve muito à omissão por parte dos organismos que o tutelam, porque apesar de avisados e confrontados nada fizeram para evitar o que vem acontecendo.
Justificam este desastre com o vendaval que varreu a costa portuguesa, esquecendo que se tivessem tomado as medidas de defesa e combate à erosão costeira, o impacto do vendaval em todas as zonas de praia seria bem menor.
Nos próximos dias já se saberá se o mar abre ou não uma nova barra, mas ficará a duvida se o actual presidente da Câmara Municipal de Olhão tomará a mesma atitude do seu antecessor, exercendo pressão para contrariar a natureza.
Certo é que a Ria Formosa está toda ela em risco, de fora para dentro!
O algodão não engana, pois não? Aí o têm!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha terem fechado a barra da fuzeta dando cabo do cordão dunar com mais de 30 máquinas pesadas,a areia ficou toda frouxa e agora deu nesta merda.

Anónimo disse...

Não sabe quem construiu os prédios na Fuseta?
Mas que engraçado srº Tufão.
Tem cú tem medo diz a nossa malta.