segunda-feira, 12 de março de 2018

RIA FORMOSA: FOI O FELIX E VEM A GESSICA E O MATOS FERNANDES!

1 - Segundo o Barlavento, em http://barlavento.pt/destaque/faro-agradece-visita-de-marcelo-e-recebe-amanha-ana-pinho-e-joao-pedro-matos-fernandes, o ministro do ambiente desloca-se a Faro, não sabemos se mandar destruir todo o Algarve ou se para apenas se informar do que se passa na Praia de Faro.
A Ilha da Culatra também pertence a Faro e os estragos causados nas suas praias é assinalável, com a destruição do cordão dunar e a merecer uma intervenção de emergência, que nunca deverá ser a definitiva, mas antes um remendo. Na ilha da Culatra e em todas as outras.
Por agora, o que se exige é um remendo, para depois pensar e mais tarde agir por forma a estabilizar as praias do Algarve, que não só as das ilhas barreira.
Curiosamente já vieram uns fundamentalistas do ambiente apelar a que se deixa a natureza trabalhar, destruindo o que resta das ilhas, esquecendo que foi a artificialização de toda a linha de costa que estão na origem da fragilidade das praias. Para estes senhores que acham que se deve deixar a natureza trabalhar, é bom lembrar que de acordo com o fundamentalismo patenteado, ainda hoje viveríamos em palhotas e nem metade da construção haveria. Porque nunca se pronunciaram quando os patos bravos ocuparam todo o litoral, construindo onde não deviam e muitas vezes nem podiam? Onde paravam estes senhores quando deixaram construir molhes e esporões que não deixam as areias circular?
Mas com a visita de Matos Fernandes é de pasmar como é que os moradores das ilhas não o vão procurar e saber como pensa actuar no caso das demolições programadas mas mal explicadas?
2 - Agora que se foi o Félix já se anuncia a chegada de nova tempestade, a sua prima Gessica e com ela novos riscos.

 O Félix deixou a sua marca no telhado do Pavilhão Municipal de Olhão, e não só. Como se vê na imagem as telhas de lata, como a lata do presidente da câmara, ameaçam soltar-se se não houver uma intervenção urgente e que as retire antes da chegada da prima Gessica. É que se o vento pegar naquela latoaria e a levantar no ar, pode tornar-se muito perigoso, podendo atingir pessoas, carros ou os apartamentos em frente.
Não basta o presidente apresentar-se perante as câmaras a lamentar-se e fazer de herói como o fez em situações anteriores, e negligenciar a situação da cobertura do Pavilhão Municipal.
Aquilo é um autentico perigo e as imagens falam por si.
Depois do Félix vêm os destruidores Matos Fernandes e a Gessica!

2 comentários:

Anónimo disse...

Segundo ouvi dizer o próximo tufão vai ter o nome de Pina porque representa o arrasar e calar.

Anónimo disse...

O furacão Matos Fernandes vem a Faro ver quantas casas de pés descalços estão agora na linha imaginária existente na sua cabeça para depois quando estiver no seu cantinho bem guardado mandar incluir no novo POC para demolir. Não vai a Quarteira , Albufeira Armação de Pera, Portimão etc, porque lá não moram os pés descalços. Uma verdadeira vergonha Nacional.