quinta-feira, 24 de maio de 2018

OLHÃO: CONCESSÃO DA ILHA DA ARMONA PENDURADA POR UM FIO!

Já aqui abordámos o problema da concessão da Ilha da Armona mas parece que quem tem lá casa não está muito preocupado e por isso voltamos ao assunto.
Utilizada como bandeira de campanha eleitoral, à semelhança de outras situações, a renovação da concessão da Ilha da Armona está cada vez mais complicada por força da inercia da Câmara Municipal de Olhão, presidida por um traste que não hesita em recorrer à mentira e à omissão para enganar as pessoas. 
Quando no Verão passado, um outro traste, o ministro do ambiente se deslocou a Tavira, António Pina logo se apressou a fazer passar a mensagem de que a concessão iria ser renovada por mais trinta anos. A primeira mentira começa logo aí, já que o que estava previsto para a renovação da concessão seriam períodos de dez anos.
Para a renovação teria de preencher alguns requisitos, dos quais alguns estavam previstos no protocolo de concessão, como por exemplo, resolver o problema dos esgotos. Não foi por acaso que o Pina promoveu um concurso para a obra e tal como dissemos na altura, o valor base era de tal forma diminuto que o concurso viria a ficar deserto. Assim o problema dos esgotos mantém-se!
Mas o ministro exigiu mais, muito mais do que isso. Teria de eliminar os primeiros andares. Não que sejam muitos, mas tem algum impacto junto da população local e o Pina não sabe como vai fazer para não ficar com o odioso da situação.
Mas também há casas que têm muito mais área do que aquela que está concessionada ao lote e que terão de rever, situação que vai afectar muito mais gente. Vai mandar reduzir casas e quintais? Outra chatice!
Tem também que mandar demolir oitenta e sete casas na "favela do alemão", junto ao recovo, casas que estão fora da área concessionada à câmara e isso já mexe com muita gente; e não se ficam por aí as demolições, já que a nascente da passadeira são outras tantas: Cada vez mais grave a situação!
Portanto o Pina está entalado entre dois fogos, ou acata as imposições do ministério para manter a concessão mas ficando com o odioso ou desafia o ministro e este não renova a concessão, o que determinará a demolição de todo o edificado da Ilha da Armona.
E é a demolição total o objectivo final, por mais que tentem branquear a situação da concessão da Ilha. As pessoas devem ter em conta que se a concessão à autarquia, neste momento tem a duração de dez anos dos quais faltam cinco para o final, a concessão a cada uma das pessoas é anual, bastando que a autarquia estipule um prazo para as pessoas entregarem as casas devolutas.
Mas se aprofundarmos mais o problema, vamos encontrar as declarações do Pina para a campanha eleitoral de 2013, onde ele pretendia transformar a Ilha da Armona na Quinta do Lago de Olhão. E não é que fazia sentido?
É que se a Câmara Municipal de Olhão perder a concessão, fica o caminho aberto para o governo poder concessionar a ilha a um qualquer grupo privado para nela instalar um resort de luxo e correr de vez com os olhanenses. E aí será então a nova Quinta do Lago!
Porque está calado, o Pina?

1 comentário:

Anónimo disse...

mas alguem entende como a zona de producao de bivalves OLH1 esteja classificada como zona C excepto para a ostra, estando a ostra classe A, ou seja todo o marisco so serve para raçao animal mas a ostra pode ser consumida directamente sem ser depurada,assim ja pode ser vendida aos restaurantes e abalar para franca sem ser necessario depuracao. foi o modo de legalizar a exportacao. e depois tambem é estranho que na semana que o Pina tem ostras para vender a zona da Fortaleza está sempre aberta, ou seja toda a ria tem toxinas menos a zona dos viveiros do Pina. sabem o que lhes digo alguem se lembra daquela senhora domitilia matias funcionaria do IPMA que era da lista do PSD e foi corrida do PSD por estar nas ultimas eleicoes na lista do Pina ate mudou de partido para o apoiar estranho não?