sábado, 29 de setembro de 2018

ALGARVE: AS NEGOCIATAS DA MINISTRA DO MAR E DO SEU SECRETÁRIO DE ESTADO!

José Apolinário, antes de ir para o governo Costa, era o presidente da Docapesca, a empresa publica que detinha a jurisdição da área portuária, que ele entendeu vender a retalho. Por essa altura, defendia concessões de trinta anos, mas chegado ao governo o que era de trinta, passou a setenta e cinco anos, contando para isso com a cumplicidade da ministra do mar.
Foi assim que ele, a ministra e o presidente da câmara municipal de Vila Real negociaram a concessão de seis hectares da área portuária de Vila Real à Mount-Pleasent-Investiments-Limited, para ali instalarem um empreendimento turístico. Só que até à data, nem uma pedra!
A Mount-Pleasent Investiments foi detectada no caso dos Panamá Papers como se pode inferir do artigo publicado no https://www.algarvedailynews.com/news/10549-new-vrsa-waterfront-hotel-deal-with-mystery-british-company. Basta ler o artigo para se perceber os caminhos desta empresa. Mas pergunta-se se a ministra e o seu secretario de estado, não sabem dos prazos que deram para o  inicio das obras do empreendimento e até quando vão permitir que continue sem o fazer.
Ainda que estas concessões venham a ser publicadas na pagina da Internet da Docapesca para dar um ar de legalidade, mas escondida do grande publico que desconhece até essa pagina, é na nossa opinião uma forma subtil de não divulgar o que se pretende concessionar e a quem se quer entregar.
A falta de divulgação, de publicidade, é um sintoma da falta de transparência reinante no Poder político, que sabe que depois de saírem do governo terão sempre uma porta aberta para ganhar ainda mais dinheiro com pouco esforço.
Entretanto é o Estado e o Povo que veem o seu património mudar de mãos, com negociatas pouco claras e de duvidosa legalidade.
Depois dos casos do Director do Petróleo, da nomeação da sócia para a administração dos portos, dos contratos da Transnetwork, junta-se agora este negocio que deveria ser investigado e a ministra demitida! 
Tenham vergonha, acabem com a delapidação do que é de todos nós!


3 comentários:

Anónimo disse...

Panamá, pipelines (petróleo), transnet,..há muito dinheiro a ir pelo canudo!

Anónimo disse...

Em política o que parece é: máxima que nos deixou o expert na matéria Mário Soares.

Anónimo disse...

O José Apolinário Nunes Portada é natural do concelho de Olhão como tal não convém criticá-lo.