terça-feira, 25 de setembro de 2018

ALGARVE: DEMITAM A MINISTRA DO MAR!

Há uns anos atrás, talvez na primeira sessão do Movimento Algarve Livre de Petróleo, apareceu o deputado eleito pelo circulo do Algarve nas listas PSD, tentando branquear a situação do governo do seu partido, só que um outro, Mendes Bota já havia fornecido os contratos de concessão, pelos quais se demonstrava que para o Estado as contrapartidas eram tão diminutas que o contrato devia imediatamente ser rasgado.
Nestas andanças, há dois ministros actuais, que sobressaem sobre os demais pela actuação negativa que têm tido no processo, a ministra do mar e o ministro do ambiente.
A ministra do mar ainda não havia promovido a discussão publica da avaliação de impacto ambiental e já estava a fazer venda do nosso mar nos Estados Unidos. A ministra de tudo tem feito para levar por diante a sua agenda de venda a retalho do mar português, razão mais que suficiente para ser despedida por indecente e má governação. Claro que os grandes interesses instalados, aplaudem, e aplaudem a tal ponto que a ministra chegou ao ponto de nomear para Director Geral da Política do Mar, um "especialista", alto quadro da GALP, cedendo assim aos interesses da petrolífera.
Mas não se ficam por aqui as péssimas prestações da ministra do mar. Como se não bastasse aquela leviandade, acaba também por nomear para a Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sines a sua amiga e sócia na empresa Transnetwork, Lda.
Naquilo que ao Algarve diz respeito em matéria de portos e barras, estão ou sob jurisdição da Docapesca ou da administração do porto de Sines. E se no Porto de Sines tem a sua amiga/sócia, na Docapesca esteve o traste do Apolinário.
Sendo assim, torna-se necessário estabelecer as conexões existentes entre os diversos intervenientes para compreender como se fazem certas negociatas.
Como é sabido, ainda Apolinário era presidente da Docapesca quando começou a "vender" as zonas envolventes dos Portos do Algarve, estabelecendo protocolos de gestão com as autarquias e nalguns casos concessionando a entidades privadas com o argumento de se tratar de zonas de porto de recreio.
E foi assim em Olhão, como mais recente foi em Faro, e se previa o mesmo para a Fuzeta, e tal como aconteceu em Vila Real de Santo António para não falar noutros casos.
Aparentemente não se conhecem uns aos outros, mas vejamos: A empresa de Ana Paula Vitorino, que era detida totalmente por si com um capital social de 1000 euros, uns meses antes de ir para o governo cedeu a maior parte do capital à sua sócia Maria Lídia Ferreira Sequeira, ficando apenas com 5% daquele capital.
Maria Lídia Sequeira é a mesma pessoa que em representação da Transnetwork assina um contrato, a 10-03-2015, com a Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António para elaboração do estudo sobre circulação e estacionamento automóvel em todo o concelho de Vila Real. E tão "bom"  foi esse estudo, que permitiu a Luís Gomes cobrar estacionamento em todas as ruas da cidade, o que gerou uma enorme onda de protestos. Pois bem, em lugar de pedir uma indemnização por deficiências na concepção do modelo, a câmara de Vila Real, dois anos depois, encomenda novo estudo, desta vez com o mesmo objecto mas apenas para o centro histórico da cidade.
Portanto aqui já temos um elo de ligação da empresa da ministra ao presidente da câmara de Vila Real, pelo que não espanta que tenha sido ele a fazer a apresentação da concessão em Faro, sob o olhar da ministra.
Do mesmo modo, a presença do "bombeiro" Apolinário nas cerimonia do Dia Nacional dos Bombeiros, que este ano teve lugar em Olhão e as constantes visitas da ministra à cidade têm algum significado, uma vez que o presidente da câmara já manifestou a intenção de transformar o Porto de Pesca em Porto de Recreio.
Nesta confraria de trastes, não há um que se aproveite, pelo que todos eles deviam ser demitidos e alguns responderem criminalmente pelos crimes cometidos contra o Povo.
E a primeira a demitir seria precisamente a ministra do mar para que não nos venda a todos nós como o faz com o mar português!
Ministra do Mar para a Rua!  

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao menos que o galinheiro não tenha a pouca vergonha de se desculpar que nunca foi alertado da presença do lobo disfarçado de rolinha.

Anónimo disse...

Demissão só para pagode no galinheiro. Do mesmo clube sai um entra outro para divertir igual ou pior.