A Mercados de Olhão, EM, mandou afixar o edital que reproduzimos na imagem, o qual nos merece alguns comentários.
Assim e desde logo pela possível irregularidade constante desta proposta, já que aquela área é pertença do Domínio Publico Marítimo, sob jurisdição da Docapesca, a qual celebrou um contrato de gestão com a Câmara Municipal de Olhão. Esta por sua vez, estabeleceu um protocolo com a outra empresa municipal a Fesnima para a exploração dos Parques de Estacionamento. Sendo assim, era necessário que a autarquia alterasse o protocolo com a Fesnima e celebrasse um novo com a Mercados de Olhão. Onde, quando e como o fez?
Por outro lado, qualquer solução de um problema que vise a parte e não o todo, é uma manobra de divisão, porque satisfaz alguns e deixa outros na merda! Assim, se é verdade que de acordo com o dito edital, vinte e seis operadores verão satisfeitas as suas reivindicações quanto a estacionamento, muitos mais ficarão de fora. E onde vão estacionar, descarregar e carregar o peixe sobrante se a câmara frigorífica não dá garantias de eficácia? Desta forma, os vinte e seis vão ficar calados e os restantes a falar sozinhos!
Para alem da divisão entre os operadores do Mercado do Peixe, outra surgirá com os operadores do Mercados da Fruta, já que também eles se julgarão a ter o mesmo direito.
De qualquer das formas, este edital vem reconhecer a justeza da luta dos operadores por lugares de estacionamento, onde possam não só proceder a cargas e descargas, mas sobretudo a armazenar o peixe que vão introduzindo no Mercado aos poucos. Está mais que provado que os operadores tinham razão, mas a solução só peca por tardia e parcial.
Mas ainda fica por resolver o cada vez menor espaço de estacionamento para quem acede aos Mercados, porque deixando os carros cada vez mais longe, é natural que evitem frequentá-los, e isso pode ter consequências desastrosas para o seu normal funcionamento. Com a procura a diminuir, a oferta também tenderá a diminuir, num ciclo que pode levar ao fim da actividade tradicional dos Mercados e essência para a qual foram criados e restaurados.
Pelo calendário apresentado, a coincidência com o inicio das obras na Avenida 5 de Outubro, pode também vir a trazer alguns amargos de boca a todos os comerciantes daquele espaço. Restrições ao estacionamento e à circulação automóvel, aliados a uma época baixa, podem induzir ao abandono de alguns operadores, por falta de meios para enfrentar o mau momento que se adivinha.
Que os operadores se mantenham especialmente atentos às manobras da cambada que está desejosa de destruir os Mercados!
5 comentários:
eu sei que este espaço nada tem a ver com este assunto, mas, é a segunda vez que escrevo sobre o mesmo? trata-se do estacionamento abusivo de uma carrinha Renault, parada há mais de um ano,atravessada, aqui na urbanização quinta do trevo, é verdade, as autoridades competentes agiram, colaram um autocolante amarelo, fins de Junho,se não estou enganado e a viatura passado este tempo ainda continua no mesmo sitio, a proprietária uma rosinha está se maribando para o mesmo, pessoa conhecida pelos seus actos, só espero que quem colou o aviso, não se esqueça de terminar o seu trabalho ?
Era bom, só UMA vez para não se cansar muito, que apresentasse uma proposta. Que sugere fazer? Como resolveria esta situação, Olhão Livre?
Eu não sei o que é da camara, da fesmina, dominio marítimo, etc e não me interessa para patavina alguma isso. Mas já que é tão mais informado que todos nós, porque não contribui de outra forma - chamando a atenção mas também propondo soluções?
Ao comentador do dia 5, pelas 20:54
O comentador vem dizer que não sabe de nada nem quer saberm mas quer lhe demos uma resposta e vai tê-la, embora nos pareça que saiba mais do que diz.
Como sabe, os Mercados sempre funcionaram de manhã e as esplanadas funcionavam a partir das 14:00 horas; como sabe em 2016 foi feito o unico orçamento participativo com o objectivo explicito de acabar com a circulação e estacionamento automovel no lado sul dos Mercados.
Sempre nos pronunciámos contra essa solução e continuamos a defender que no lado sul devria haver estacionamento para operadores e utentes até às 14:00 hora, momento a partir do qual deviam fechar as cancelas.
O problema existe porque foi criado artificialmente, já que os operadores usavam o lado sul dos Mercados como estacionamento, mas apenas de manhã e assim devia continuar. Logo quem arranjou o problema tem a obrigação de o resolver a contento de todos. Não é deixando parte de fora.
O comentador de dia 5 as 20:54h, fez uma pergunta concreta: Que sugere fazer? Concordo em pleno com o que foi dito por esta pessoa, nunca li aqui soluções a apresentar para os problemas que vocês diagnosticam. São sempre especulações, diz-que-disse, conversas de café, assuntos esses sem qualquer veracidade, mas numa tentativa sempre de demonstrar que as suas fontes são muito seguras. E digo-lhe que já o vi espalhar-se muitas vezes nessas suas fontes.
Peco desculpa mas o estacionamento da zona sul continua aberto, e o corte da circulação automóvel e feito às 14h, como sempre. O grande problema é com as aguás que as carrinhas do peixe deixam e que ninguém vem lavar, tornando um cheiro bem bom e muito agradavel para quem frequenta o mercado.
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