terça-feira, 16 de julho de 2019

RIA FORMOSA: MAIS DEMOLIÇÕES?

Segundo o jornal Expresso que pode ser visto em https://expresso.pt/sociedade/2019-07-13-Ha-631-casas-para-demolir-no-litoral-ate-2030, a saga das demolições na Ria Formosa apenas foi interrompida, aguardando financiamento para uma segunda investida.
Desde sempre que alertámos para o facto de as manobras de divisão encetadas pelo poder político virem a servir para diminuir a resistência de quem tem ou tinha casa nas ilhas barreira, o que levou a que alguns entendessem mesmo a necessidade de algumas demolições com o argumento de que estariam em zona dita de risco.
As pessoas têm uma memória curta e esquecem-se de que a saga das demolições começou com o governo de Passos Coelho, razão pela qual o presidente da Câmara Municipal de Olhão se opôs, encabeçando o movimento de contestação. Isto sem esquecer que ele era parte interessada.
Durante a campanha eleitoral de 2015 que permitiu ao Costa chegar a primeiro ministro, foram feitas muitas promessas, mas o ministro do ambiente nunca desistiu da ideia. Mais o ministro sempre manteve a mesma posição, deixando antever nas entrelinhas do seu discurso que o objectivo era mesmo demolir tudo.
A legislatura está a chegar ao fim e as promessas feitas ficam por cumprir embora se argumente com a devolução de dinheiros comunitários, sendo por isso necessário nova candidatura a fundos ao abrigo do programa 20/30.
Poderão alguns criar a ilusão de que terão mais dez anos pela frente, mas esquecem que se o partido dito socialista ganhar as eleições com maioria absoluta, bem pode acontecer que a candidatura seja feita no inicio do mandato, com o governo a avançar com as verbas necessárias à demolição do que resta, metade das casas previstas para demolir. É que as medidas com impactos negativos tomam-se no principio para terem tempo para os diluir. É a imagem que está em causa!
Um leitor atento perceberá que as benesses que o governo possa conceder nos últimos três meses da legislatura se deve ao apertar do cinto com as cativações ditas que para cumprir com o défice. Os cortes nos serviços públicos, hospitais, transportes, educação nos registos e conservatórias, na administração publica, nos órgão de policia criminal e por aí fora, permitiram criar uma almofada financeira para esbanjar em período de campanha eleitoral. Claro que sobrará algum para recomeçarem as demolições, assim tenham condições para isso.
Por isso não voto PS!

14 comentários:

Anónimo disse...

Nada surpreendente. Seja qual for a face da mesma moeda política com mais ou menos disfarce na arte de enganar há um pacto para cumprir o programa de erradicação dos empecilhos aos negócios da MAFIA. Factores imprevisíveis poderão eventualmente condicionar o maquiavélico desígnio mas será ingenuidade suicida quem acreditar no contrário.

Anónimo disse...

viveiristas alvo da ganancia de alguns e do turismo, cada vez mais perto o fim da actividade dos viveiros na frente da cidade, primeiro ameaçaram a malta com multas enormes para removerem as barreiras que vedavam os viveiros com a desculpa da poluicao dos plásticos mas a realidade é que o mal era a poluição visual para os donos das MT. apos conseguirem que a malta removesse maioria das vedações depois proibiram a apanha de marisco mas mantém a obrigação de pagar seguranca social e licenças mesmo sem poder exercer a actividade ou seja nao trabalhas mas pagas como os que podem trabalhar. agora vem a recomendação que vai acabar com umas dezenas de viveiros que fiquema a 400 metros da linha de costa e esgotos docas marinas etc... frente á doca pesca e perto do cano da etar poente é para transferir para os areais, ou seja acabam com viveiros que levaram decadas a construir e que sao autenticas terras produtoras conhecidas por terras mãe para comecar do zero e areias estéreis, depois ao contrario do esperado com a nova etar os resultados das analises cada dia estão piores só otarios acreditam nas analises onde os valores sao mais adulterados que o KM dos carros importados. para quando a assiciacao fazer analises por conta propria pois entre todos pagávamos isso .pois a olh3 vai continuar proibida pois cada vez tem resultados piores apesar de todos vermos que ha melhorias apos a nova etar. estao fazendo com que os viveiros da olh3 nao sejam renovados apos terminar a concessao pois viveiros que se situem em zonas que apresentem frequentemente maus resultaods sao para eliminar,e a zona olh4 ira ser desclassificada para zona C actualmente é B ficando a apanha da ameijoa proibida em toda a frente ribeirinha desde faro ate ao moinho,mas o milagre está acontecer na zona olh1 pois era uma das piores zonas mas com os investimentos franceses a ostra ja é classe A e em breve a ameijoa para la caminha em toda a ria fomosa so os viveiros franceses da olh1 tem resultodos A dizem eles que as ameijoas deles nem necessitam depuracao assim podem vender directamente ao consumidor tirando assim uma margem muito maior de lucro. sera que o marisco frances nao bebe agua contaminada nem vive na terra podre. so bebe champagne talvez..

Anónimo disse...

Palavra dada, palavra honrada? Quem acredita na palavra e na honra de aldrabões bandidagem da política? Só palermas, mó.

Anónimo disse...

As demolições programadas pelo gang Socrates&Associados não vão parar enquanto tiverem poder. As negociatas estão impacientes com tanto tempo perdido.

Anónimo disse...

Qualquer maioria absoluta significa ditadura da prepotência absoluta, está mais que visto e provado.

Anónimo disse...

As próximas casas a serem demolidas, entre 2020 e 2023, são as dos tansos!

Anónimo disse...

Os tendeiros políticos não param enquanto o lucro do tráfico for elevadíssimo e tão fácil o seu financiamento. Com razão se critica Salazar mas muito pior que o Salazarismo é um regime de MAFIA astuciosamente disfarçado de democrático.

Anónimo disse...

As próximas casas a serem demolidas serão as dos totós do Farol. As dos camaleões ficam (para já)! A partir de Fevereiro/Março começam a chegar as cartinhas! E assim se fará mais uma triagem para triénio que se segue. Esta questão das demolições é supra-partidária. Faz tudo parte de um negócio camuflado pelas questões ambientais e não sei o quê "histórico"! Basta fazer o percurso entre o Farol e Olhão para se constatar a quantidade inusitada de barcos de turismo que percorrem a Ria diariamente! Há que criar espaço nas ilhas para o Turismo $ecológico$.

Anónimo disse...

Demolições? Não brinquem com essas coisas, o dinheirinho da renda deste ano, já cá está!, e para o ano já tenho tudo reservado!

Anónimo disse...

Para que a MENTIRA atinja profundidade tem que ter qualquer coisa de VERDADE. $ambiente$, $ecologia$, $legalidade$,$erosão costeira$, $mamarachos$, argumentos arma que os gangs supra-pardidários paridos pelo regime com rótulo democrático utilizam para eliminar e fazer tudo o que querem e onde querem como na $deserto$. Como nunca visto a teia sinistra está defendida em todos os pontos de forma a eliminar toda e qualquer oposição. Porque bem informado, razão tinha Marcelo Caetano, quando profetizou a super bandidagem que iria nascer a seguir a abril. Quem defende e onde está a justiça séria e justa para todo o rebanho?

Anónimo disse...

Os mesmos que cobram IMI de casas que consideram ilegais e outras que igualmente são alugadas sem pagarem os respectivos impostos do aluguer onde estão? Se o aluguer é ilegal, que pensar daqueles que sabem e não o denunciam às autoridades competentes? Sério é separar o justo do injusto e não criticar ou eliminar tudo como um todo com indisfarçável má fé.

Anónimo disse...

Afinal as cartas para as tomadas de posse e consequentes demolições para casas de segunda habitação vão chegar ainda antes do final deste ano. Com que então os "moradores" com casas de "primeira habitação" irão ser realojados nos próximos anos! É por isso que muitos têm feito obras de melhoria das casas para alugá-las no Verão ou simplesmente para valorizá-las e alguns até têm mesmo vendido casas! Pescadores e "ilhéus" da treta!

Anónimo disse...

Além de terem vendido casas, já venderam a chineses o farol de Santa Maria e os hangares para uma base naval, não se sabe quantas vezes! Pecadores e "lhéus" espertalhões da treta, mó.

Anónimo disse...

Afinal as cartas para as tomadas de posse para as casas de segunda habitação vão chegar ainda antes do final deste ano - para a Polis ter tempo até ao Verão de 2020 para demolir e retirar o entulho. Com que então os "moradores" com casas de "primeira habitação" irão ser realojados nos próximos anos - coitados, não têm depois casa para viver, tirando aquelas que passaram de nome para filhos, netos, pais, conjugues divorciados...! Deve ser por isso que muitos têm feito obras de melhoria nas casas para alugá-las no Verão ou simplesmente para valorizá-las e alguns até têm mesmo vendido casas, tanto na Culatra como no Farol! Pescadores e "ilhéus" da treta!