terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ALGARVE: MANIFESTAÇÃO DE PESCADORES CONTRA AS QUOTAS DE PESCA!

Realiza-se hoje, uma manifestação de pescadores da arte de cerco, contra a fixação das quotas de sardinha e boqueirão, frente ao Ministério do Mar, conforme se pode ler em https://www.publico.pt/2020/01/14/economia/noticia/pescadores-manifestamse-hoje-quotas-pesca-sardinha-biqueirao-1900248.
Pelos vistos as associações representativas dos pescadores algarvios não sabem da manifestação ou não trataram de mobilizar os seus camaradas para uma jornada de luta quando está em causa a sobrevivência do sector.
Segundo os pescadores, a abundância de sardinha e boqueirão, contradiz com a fixação das quotas, algo que já havíamos denunciado.
A arte de cerco, em Portugal, tinha um rotulo ecológico porque permitia deixar escapar as espécies juvenis ou sem tamanho. Mas porque outros elevados interesses se sobrepunham havia a necessidade de acabar com o rotulo e substitui-lo por outro, designado de sardinha Ibérica, que abrange desde Cadiz até ao Norte do País.
O IPMA é a entidade que procede à monitorização dos stocks e no passado publicava os respectivos relatórios, mas deixou de o fazer. Nesses relatórios era visível que no Sul de Espanha havia fartura de juvenis e que à medida que se contornava a costa portuguesa, a sardinha ia aumentando de tamanho. Portanto se nalgum sitio deveria ser interditada a captura de sardinha, seria no lado espanhol.
O que acontece é que os espanhóis apanham a sardinha sem tamanho e depois dizem que se trata de sardinha de aquacultura, e como as lotas são privadas, não são como as portuguesas, não há a fiscalização necessária para a proteção da espécie. Tanto assim é que o carapau também aparece sem o tamanho e não venham dizer que também é de aquacultura.
Os nossos governantes sabem-no mas preferem ignorar.
Com o boqueirão aconteceu mais do mesmo, com prejuízo para os pescadores portugueses, e quando falamos nos pescadores, estamos a falar de todos os envolvidos, pescadores e armadores cada vez mais asfixiados.
Não espanta pois a aposta no Plano para a Aquicultura em Aguas de Transição, onde vão dar de mão beijada, muitos milhões para depois nada se fazer ou ficar pela metade. Assim obrigam-nos a comer peixe de aviário e quem quiser sardinha ou boqueirão que o importe!
Lamentavelmente não se vê da parte dos pescadores algarvios a movimentação necessária e a solidariedade para com a luta dos pescadores do norte. Que raio de merda de gente é esta?  

2 comentários:

Anónimo disse...

Na pergunta está inserida uma resposta quando o horizonte é o próprio umbigo.

Anónimo disse...

Tanta asneira se escreve e publica... sem conhecimento de causa.