quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

OLHÃO: CONTINUA A SAIR MERDA DOS ESGOTOS DIRECTOS

Em toda a frente ribeirinha de Olhão, local apresentado como de excelência turística, continuam a desembocar esgotos directos, sem qualquer tratamento, como nos dá a conhecer o vídeo da autoria de Aristides Lopes, a quem pedimos desculpa pelo "roubo" efectuado da sua publicação em https://www.facebook.com/aristides.lopes.777/videos/2545470692367313/?t=0.
O vídeo reporta a situação vivida a 18/02/2020 pelas 16:05.
Se o presidente da câmara não tem preocupação com a imagem turística que apresenta a zona, preocupa-nos a nós a contaminação microbiológica que levou à interdição de toda a zona de produção Olhão 3.   
Um pouco deslocado, a sudoeste do ponto de descarga retratado no vídeo, está o Costado Maria Antonia que apresentava dos mais elevados níveis de contaminação microbiológica de toda a zona, só sendo superado pelo resultados analíticos feitos no Ilhote Negro.
Os viveiristas desta zona estão completamente descapitalizados, depois de meses sem poderem exercer a sua actividade e dos muitos milhares de euros gastos em areia, calhau rolado, trabalho e ameijoa de semente. Para quê? Tudo a poluição levou!
Com uma agua completamente poluída, não havendo uma única zona classificada como A, sem alternativas e sem dinheiro, a APA envia cartas ao produtores que não pagaram taxas de recursos hídricos, devidas pela utilização de uma agua sem condições para a produção conquícola. Mas quem diz as taxas de recursos hídricos, podiam também ser as de ocupação de um espaço que estão impedidos de utilizar por força da interdição decretada, espaço onde nem podem pisar o chão!
Infelizmente, os produtores nalguns casos movidos por inveja do vizinho, outras por interesses alheios à actividade, outros pela divisão promovida pelas entidades publicas, não se conseguem unir e falar a uma só voz para combater o maior dos cancros da Ria Formosa, a poluição.
E como este tipo de poluição não bastasse, há ainda o provocado pela secreção orgânica da ostras, uma espécie exótica, introduzida num Parque Natural, quando a Lei o proíbe, que degrada os fundos.
Tudo se conjuga para acabar a produção de ameijoa nesta parte da Ria Formosa e favorecer franceses e gananciosos portugueses, que apenas veem o dinheiro.
A ganancia acima de tudo, e o trafico de influencias a ajudar!
Certo é que desde 2005 que os viveiristas vêm reclamando da poluição com as autoridades com responsabilidades na matéria a assobiar para o lado e a merda a sair todos os dias.

Sem comentários: