sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

OLHÃO:AS COINCIDÊNCIAS POLITCAS SERÃO MERA OBRA DO ACASO?

Como se pode ver pela imagem, um outro Ventura que não o Pina, propõe a expulsão dos naturais pobres das cidades litorais, para o interior.
Na prática o Ventura...Pina de Olhão já o vem fazendo, antecipando na prática a proposta do fascista Ventura. 
Ainda há pessoas que entendem que para se ser democrata cristão, social democrata, socialista ou comunista, basta estar inscrito nos partidos que se dizem portadores daquelas matrizes ideológicas, esquecendo que é na prática do dia-a-dia que mostram de facto aquilo que são.
Temos assim a proposta de um candidato a fascista e a prática de alguém que se diz socialista, em tudo coincidentes. Será mera obra do acaso ou antes cada um à sua maneira, interioriza aquilo que pensa que deve ser a sociedade, à revelia de qualquer matriz ideológica?
Em Olhão, o Ventura Pina expulsa os moradores dos seus locais de residência, e corre com eles para a periferia, aproveitando até o facto da famigerada Lei Cristas, a conhecida Lei dos Despejos.
Foi assim que enviou o seu adjunto para dizer aos moradores do bairro do Xavier que deviam abandonar as casas num prazo de cinco anos; de igual modo procedeu com os armazéns a sul do auditório municipal.
Para correr com as pessoas basta um aumento significativo das rendas que se torne incomportável para quem vive do salario mínimo ou de uma reforma.
Habitação social para acolher os desalojados não há! Da mesma forma que a construção a custos controlados obedece a critérios duvidosos. É que as autarquias têm mecanismos que lhes permite invocar o interesse publico no caso da expropriação de terrenos para construção a custos controlados, mas a câmara municipal de Olhão prefere compra-los a bom preço para o vendedor, especialmente se este tiver uma boa relação com a autarquia.
dado que na maioria dos casos, a autarquia vende os fogos de construção a custos controlados, recuperando no mais curto espaço de tempo o investimento efectuado, permite-lhe estar continuamente a construir, assegurando desta forma o acesso a uma habitação a pessoas com menos poder de compra.
Aquilo a que temos assistido, é à transformação numa agencia de especulação imobiliária, seja de terrenos ou de fogos sem ter em conta as reais necessidades de construção para a população residente.
Qual dos dois Venturas é mais reacionário, o André ou o Pina? Não seguirão os dois a mesma cartilha? 

Sem comentários: