sábado, 8 de fevereiro de 2020

RIA FORMOSA: INTERDITA A APANHA DE CONQUILHA

Com data de ontem, o PIMA emitiu mais um comunicado com o ponto da situação de captura de bivalves, aproveitando para interditar a apanha de bivalves na costa da Ria Formosa, designada como zona L8.
Praticamente em quase toda a costa algarvia está proibida a apanha de bivalves pela presença de toxinas, o que não acontece em L8. Nesta zona, a proibição foi decretada por indisponibilidade da amostra.
Quem tem a responsabilidade da recolha das amostras é o próprio IPMA, que normalmente solicita junto da associação Olhão Pesca que alguns dos seus associados forneçam as amostras. Resta saber se a ausência da amostra foi um acto de negligência do IPMA ou se foi por falta de quem as apanhasse.
Aos pescadores, que têm todo o interesse em que não hajam interdições, ainda que não sendo obrigação sua, certamente que num acto de boa vontade trariam as amostras se lhes tivesse sido solicitado, pelo que não parece ter cabimento a dita "indisponível amostra".
Terá sido da associação que se esqueceu de o pedir aos seus associados? Duvida-se na medida em que os próprios sócios questionariam a respectiva direcção que os representa.
Sendo assim, tido leva a crer que a falha será do IPMA, que tem o poder absoluto de em ultima instancia decretar uma interdição por ausência de amostras. E quem paga aos pescadores impedidos de se fazerem ao mar? Quem lhes assegura o sustento da família?
Dado que quase toda a costa estar interdita, é bem possível que as tais toxinas também estivessem presentes na zona L8, mas uma interdição deve ser decidida em presença de factos reais e não de suposições.
Num regresso ao passado, lembramos que em Novembro de 2013, toda a Ria Formosa foi desclassificada por ausência de analises, cuja responsabilidade única era do IPMA que as não fez, porque nunca procurou ou solicitou as amostras necessárias.
É tão bom estar sentado num gabinete e receber o ordenado ao fim do mês, deixando por fazer o que deviam, pondo em causa o sustento de famílias inteiras, com base num trabalho árduo.
L8 está interdita não pela presença de toxinas mas por falta de analises, essa é a única verdade!  

1 comentário:

Anónimo disse...

O Rumo ao Socialismo foi capturado pelo gang dos burocratas, azar dos anjolas . Burocratizar é mostrar a força do poder e complicar muito mais. O burocrata tem o poder, é o pastor a quem o rebanho tem de obedecer, senão os cães entram em acção. Sejam felizes.