terça-feira, 4 de maio de 2021

OLHÃO: ELE HÁ COM CADA CONTRATO...

 Em Olhão acontece um pouco de tudo. Os contratos celebrados entre a autarquia e terceiros deixa muito a desejar, tal a opacidade das decisões tomadas.
Como é do conhecimento geral, a câmara municipal de Olhão adquiriu um reboque para a divisão da Policia Municipal e assinou um contrato com um condutor para o mesmo. Parece no entanto que aquele reboque será para decorar e percorrer as ruas da cidade para exibir.
Vem isto a propósito do mais recente contrato celebrado entre a autarquia e uma empresa de reboques, como se pode ver em https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1017143&ext=.pdf . No valor de 69.000,00 euros, acrescidos de IVA, com a duração prevista de ano e meio, até final de 2022, para serviços de remoção de viaturas nas situações previstas no Código de Estrada. Face a isto, cabe-nos perguntar em que situações é que o reboque da Policia Municipal vai actuar. Será que se destina apenas a viaturas que não tirem a senha em local de estacionamento pago? É que se for para isso mais valia não terem comprado reboque nenhum! É que para isso bastavam os bloqueadores.
Não se percebe muito bem qual a função da Policia Municipal no que ao transito diz respeito, que neste caso será de estacionamento indevido. Fora disso, as situações que necessitem de reboque por efeito de acidente ou outras semelhantes, é da responsabilidade dos proprietarios e ou das seguradoras.
Parece haver nisto uma sobreposição de serviços, tanto mais que quem irá analisar, em principio, da violação do Codigo de Estrada será a Policia Municipal.
Também se pode imaginar a enormidade de serviço que a Policia Municipal tem para rebocar todos os dias as viaturas mal estacionadas, pelo menos é o que se deduz da necessidade deste novo contrato. Coitados dos agentes, que têm tanto trabalho que é preciso mais recursos.
Já agora porque não dar melhor uso ao reboque da PM, pondo-o a distribuir as compras das familias que não puderem sair de casa quando lhes for decretado o confinamento obrigatório? É que se as familias não puderem sair, quem lhes leva as compras a casa?
Talvez seja necessário mais um carrinho. Ele há com cada contrato... 

Sem comentários: