quinta-feira, 6 de maio de 2021

RIA FORMOSA: RAPOSA TOMA CONTA DE GALINHEIRO

1 - Ontem, surgiu uma noticia que dava conta da assinatura do contrato para a construção da rede de esgotos na Ilha da Armona. Por isso fomos consultar o Portal Base do Governo onde são publicados estes contratos e não encontrámos registo algum; da mesma forma, consultámos a pagina do municipio na internet e nada e o mesmo se passa com a pagina do municipio no facebook. Pelo menos até às 10:39 horas, nada estava publicitado, como se pode ver na imagem seguinte:


Até pode ser verdade como também pode ser mais uma das manhosices do presidente, ao anunciar uma obra para campanha eleitoral e não só!
A construção da rede de esgotos é condição essencial para a renovação da concessão da Ilha da Armona, que termina em 2023 e terá de ser denunciada no proximo ano, o que acontecerá se a não for feita a obra.
DE qualquer das formas, sem o contrato publicado pouco se poderá dizer porque em principio ficará a aguardar o visto do Tribunal de Contas, o que demora alguns meses.
Claro que estamos à beira de entrar na época balnear pelo que as obras não começarão para já, obras essas que não levarão menos de um ano a serem executadas.
Mas isto não acontece por acaso!
2 - Amanhã, desloca-se ao Algarve o ministro do ambiente, um autêntico artista, para assinar o protoclo para a cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, transferindo-a para os municipios, e em principio será Rogério Bacalhau a presidir à comissão que irá ser criada.
Todos sabem que é do maior interesse para as autarquias abrangidas pelo Parque Natural da Ria Formosa, a gestão de uma zona que pelas suas caracteristicas, é objecto da cobiça do sector turistico.
Aos actuais proprietários nada lhes é permitido, pelo que os terrenos marginantes não têm qualquer valor, mas que depois de serem vendidos a interesses turistico-imobiliários passará a valer milhões!  
Pôr as autarquias a gerir o Parque é o mesmo que pôr a raposa a tomar conta do galinheiro, e que galinheiro!
3 - É neste contexto que o nosso amigo Pina anuncia, sem o publicar onde devia para não se comprometer, a assinatura de um contrato de todos desconhecido.
Isto porque se sabe que o artista em ministro, lava as mãos no caso da renovação da concessão, deixando a decisão para a Agência Portuguesa do Ambiente que ameaça não proceder à renovação sem estar concluida a rede de esgotos, até porque no acto da concessão estava previsto a construção de uma ETAR em cima da Ilha mas que passados quarenta anos continuam as fossas. 
4- Não tenham duvidas que a assinatura da entrega da cogestão do Parque Natural da Ria Formosa às autarquias representa um rude golpe para as areas protegidas, já que parte significativa delas vai ser destruida dos valores ambientais que deram origem à sua criação! 

2 comentários:

Portegusises disse...

Força e força, para repor as coisas mais claras e que não restem dúvidas se temos ou não obra.

Anónimo disse...

O Saneamento nunca poderá e nem será uma "Bandeira de Campanha" do Pina.
Até porque para as pessoas da ilha, bem como os proprietários das casas ai existentes, o importante é saberem se as suas casas estão seguras ou não (o saneamento apesar de importante, vale zeroooo se as casas forem abaixo).

As mais de 100 casas fora da suposta "linha" imaginária da CMO e da APA, se vierem abaixo, de que serve a esses proprietários o saneamento?? E os aumentos feitos pela CMO aos valores de Alvará?? O Pina devolve esses valores pagos??
E quem comprou casas fora da linha à mais de 4 ou 5 anos, acreditando nas palavras do Pina e no mentiroso do Ministro do Ambiente?

Se uma unica casa vier a baixo, depois de tantas promessas feitas, nuncaaaaaa será uma bandeira para as eleições, pelo contrario.... Cada casa deitada a baixo, será um prego no caixão da governação PS na CMO, e do proprio Pina.

Até as eleições o Pina de certeza que irá ser pressionado, pelos habitantes da Ilha, para lhes dar uma resposta, pode até voltar a mentir-lhes (como sempre fez), mas conhecendo um caso que conheço, se a casa desta familia vier a baixo, depois de terem confiado no Pina e ouvirem da boca dele há quase 3 anos que estava tudo resolvido e que a casa nunca viria a baixo, para confiarem nele descanssados..... uiiiii se isso não acontecer, os pregos que falei em cima, poderão vir a fazer-lhe falta......