sábado, 29 de maio de 2021

OLHÃO: DIA DO PESCADOR, UM MOMENTO DE HIPOCRISIA

 De acordo com o site da câmara, ver http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2970-olhao-homenageia-homens-do-mar-no-dia-do-pescador, começam hoje as cerimónias de homenagem aos pescadores e aquacultores. Nada de mais hipocrita!
Olhão tem a maior zona de produção de bivalves, Olhão 3, interdita com muitas culpas para a mesma autarquia que vem dizer que quer homenagear os homens do mar. A interdição desata zona de produção deve-se à excessiva contaminação fecal com origem nos esgotos directos e no mau funcionamento da nova ETAR que diziam ser o ultimo grito em termos de tratamento.
Lembramos que ainda não há muito tempo e a propósito da seca na região se falava na reutilização das aguas residuais para fins agricolas. Os discursos do costume para enganar o Zé Povinho! As entidades publicas não fazem nada, e apenas na webinar se promoveu um debate sobre o tema, fez ontem oito dias. O costume!
Se a aquacultura não está bem, a pesca não vai melhor! Primeiro porque se prepara para transformar o lado poente do porto de pesca em porto de recreio para barcos que necessitem de aguas mais profundas do que aquelas que a chamada marina oferece. Bem podem dizer que fizeram umas casinhas de madeira para guardar os apetrechos da pequena pesca artesanal, mas não dizem que antes correram com o pessoal do Largo da Feira, como não dizem que querem transferir o pessoal que tem as instalações no lado poente do porto para os novos espaços.
De que ninguem fala, é do estado de assoreamento da Barra da Armona, que não permite uma boa renovação de aguas para a Ria Formosa e essencial para o desenvolvimento da aquacultura, como pelo facto de que se a aquela barra tivesse condições de navegabilidade os barcos reduziam o consumo de combustivel e tempo, já que a distancia em relação ao mar de pesca seria encurtado.
Depois do Zé das Medalhas, em presidente, proceder à distribuição das mesmas, termina a sessão com uma deslocação à dita "nova" Lota da Fuzeta, como se a obra fosse da autarquia e não da  Docapesca. Mas calha bem porque tudo serve de campanha eleitoral.
E ainda há quem acredite nesta bandidagem politica!

Sem comentários: