sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

OLHÃO: AUTARQUIAS OU FEIRA DE VAIDADES?

 Na ultima assembleia de freguesia de Olhão, o seu presidente anunciou a intenção de a Junta vir a adquirir duas viaturas electricas ou hibridas, uma delas com capacidade para oito ou nove lugares, até porque o seu presidente anda de motorizada e foi chamado a verificar uma situação de gatos abandonados na Patinha, sem especificar em que parte da Patinha se situava a ocorrencia.

A freguesia é delimitada a Norte pela Avenida D. João VI, a  Nascente pela Rua que sai da Patinha em direcção a Sul até ao mar. Por exemplo, o Bairro das Panteras Cor de Rosa pertencem a Quelfes. A que sitio de se deslocou o presidente da Junta? Mas se para isso precisa de um carro, bem que podia utilizar a carrinha estacionada à porta da Junta sem qualquer préstimo. Ficava-lhe mal, não é?

Mas tratando de gatos, porque não pegou no telefone  e ligou às associações com as quais diz ter um protocolo? Foi ele tratar dos gatos, ou apenas foi ver? Esta justificado os 39.000,00 euros anuais que recebe!

Será a freguesia de Olhão assim tão grande que sejam necessarios os dois carros que pretende comprar? Vão fazer algumas excursões com a carrinha de oito lugares? É que só têm quatro funcionarios e não se vê a necessidade de tal. 

Não seria melhor se apresentassem as despesas que fazem, de forma discriminada, para se saber quanto gastam na aquisição de bens moveis ou serviços?

Mas os falsos socialistas já nos habituaram a opacidade das decisões, sejam da câmara ou das Juntas.

É que as aquisições de bens moveis ou serviços de valor superior a cinco mil euros, são de publicação obrigatoria no Portal Base do Governo e no caso da Junta não encontrámos nada. A não ser que o numero de contribuinte da Junta que consta dos documentos não seja o verdadeiro. Vejam-se as imagens seguintes:


Foi deste documento que retirámos o numero de contribuinte e com esse numero não há qualquer publicação como poderão os nossos leitores verificar a seguir


O Codigo dos Contratos Publicos foi publicado em Junho de 2008 e estamos no ultimo dia de 2021, ou seja, em cerca de treze anos e meio, a Junta não comprou viaturas, não gastou por ano cinco mil euros em cabazes de Natal, não gastou cinco mil euros na iluminação natalicia. Em resumo, nunca fez compras de valor superior a cinco mil euros. Quem acredita nisto? Só as compras de valor inferior estão isentas da publicação.

E os partidos da oposição não têm a obrigação de pedir uma auditoria `às contas da Junta junto da entidade fiscalizadora? Será que vão deixar passar em branco tamanha incompetencia?

Mas que grandes vaidades as dos nossos autarcas!

Sem comentários: