domingo, 5 de dezembro de 2021

OLHÃO: QUEM DIRIA QUE A CÂMARA NÃO TEM DINHEIRO?

 Pela publicação nas redes sociais do vereador eleito pelo PSD, ficámos a saber que o mesmo teria questionado o presidente da autarquia sobre a situação das condutas nas ruas perpendiculares à 18 de Junho, e também da resposta que obteve.

Tal como era esperado, fazer uma obra de fundo custaria muito dinheiro, dinheiro que a autarquia não tem. Habilidoso ou ardiloso, esqueceu o edil, que ninguem pede que a substituição das redes de agua e saneamento seja feito de seguida, num ano ou num mandato.

Em primeiro lugar seria necessário fazer o levantamento das redes para depois calendarizar o faseamento das intervenções a fazer, marcando um prazo para a plena concretização que poderia ser de oito anos, o equivalente a dois mandatos.

Esqueceu o presidente, que no seu pasquim de campanha afirmava ter construído mais de 4,5 kilometros de saneamento básico. Para isso houve dinheiro, mas tratava-se de dar algum apoio a amigos, camaradas ou investidores. Obra Feita, dizia ele!

Para corrigir os erros cometidos pela autarquia, que permitiu que fossem feitas ligações de saneamento domestico às redes de aguas pluviais, ou para substituir condutas com mais de setenta anos, para isso não há dinheiro, mesmo que seja para fazer por fases.

A atitude do edil mostra bem quais as suas prioridades, gastando o dinheiro em operações de cosmética, procedendo a requalificações sem requalificar o que fica escondido debaixo dos tapetes de alcatrão.

As pretensas requalificações têm custos demasiado elevados para os residentes no concelho há decadas, fazendo subir os preços das casas para valoes incomportaveis, compelindo os mais carenciados a alienarem o patrimonio familiar, na crença de que a seguir vão comprar uma casinha mais barata. Nada de mais errado! A seguir vão ter de pagar mais de aluguer do que do emprestimo ao banco.

Com estas politicas, continuaremos a ver esgotos urbanisticos a descarregar em linhas de agua ou nas aguas pluviais. Essa não é prioridade por mais slogans de Ria Limpa que apresentem. E tambem continuaremos a pagar as perdas de agua na rede por essa não é uma prioridade.

A factura da agua é pesada? Então quem há-de pagar as perdas se não os otários?

Sem comentários: