quarta-feira, 15 de junho de 2022

OLHÃO: HABILIDADES URBANISTICAS

 

Como se pode ver pela imagem acima, a câmara municipal de Olhão celebrou mais um contrato para planeamento de um plano de pormenor Centro de Investigação de Olhão.
Curioso  é verificar que o promitente comprador de uma area de 6545 m2 de terreno apresente uma proposta que visa um plano que abrange uma area de 60.000 m2, o que nos diz desde logo que há uma concertação entre a autarquia e a empresa que o vai promover.
A forma como é apresentada a empresa, dizendo-se que vai ser um centro de investigação, visa facilitar a aprovação. Mas será mesmo um centro de investigação ou antes um centro de negócio?
Localizado em Brancanes, presume-se que se trata de um terreno agricola, não urbanizavel mas que desta forma o passa a ser, aumentando o valor da area abrangida pelo plano. E como estes documentos são feitos no segredo dos deuses, longe do escrutinio das pessoas, já que apesar de publicados no site da autarquia são feitos de forma a que ninguem a eles aceda. Tais práticas, abrem caminho a alguns, poucos, que depressa vão tentar adquirir os terrenos disponiveis, para depois procederem a mais uns negócios imobiliários. É isto, a autarquia funciona como uma autêntica agência imobiliária!.
Quando um governo faz legislação que permite este tipo de "alterações" aos planos de ordenamento, estamos conversados. Na prática, promove-se a criação de riqueza para patos bravos, deixando os pequenos proprietários nas mãos dos especuladores.
Importa também saber que raio de empresa é esta. Como se pode ver pela imagem, trata-se de uma empresa americana, cuja sucursal em Portugal, foi criada em Novembro do ano passado e sediada em Vila Real de Sº António. Mas será que em Vila Real não há terrenos disponiveis para o tal centro de investigação. Ou será que se trata na realidade apenas e só de mais um centro de negocio da medicina dentária?

Porquê fazer investigação aqui quando já têm um centro na America? É que estas empresas vivem do lucro, escondendo que por detrás deste centro está na realidade uma clinica dentária, mais uma, que poderá ter, isso sim, alguns serviços ainda não disponiveis no nosso concelho, como não os haverá na cidade onde está sediada.
Com este plano estamos perante mais uma alteração avulsa do plano director municipal para premiar os patos bravos do costume. Quem sabe os terrenos constante do PP não foram já comprados por alguma amigo?
O dinheiro consegue tudo mas quem não o tiver a nada tem direito! É este o tipo de sociedade que queremos para o futuro dos nossos filhos e netos?

Sem comentários: