domingo, 24 de agosto de 2008

Fuseta:o "resort" da golpada

Encravado entre a linha férrea e o acesso Altura-Ponte Grande, nasce na Fuseta um projecto turístico-imobiliário,que nada teria de anormal não fosse ele conseguido em mais uma golpada do Presidente Leal.
Na verdade o terreno em causa estava abrangido pelo Plano de Ordenamento do Parque natural da Ria Formosa e como tal parte integrante da Reserva Ecológica Nacional,pelo que aquela construção não poderia ser feita. Para este tipo de projectos a localização é determinante e por isso não se olha a meios para contornar os obstáculos. Vai daí o Presidente Leal propor a criação da área de expansão urbana Fuseta-Moncarapacho, uma habilidade, que fez com que a cartografia do PDM se sobrepusesse à cartografia do Parque. Chamado a pronunciar-se sobre o conflito de ordenamento assim criado os Gestores do POOC decidiram a favor do PDM viabilizando o projecto em causa, o que é demonstrativo que o POOC também só está ao serviço de alguns e não de todos. É preciso dizer que este resort é composto de 50 fogos na sua maioria para habitação, porque o POOC defende que para alguns a 2ª habitação é uma oferta turística e para outros não.
Não é preciso ser-s um expert na matéria para perceber que o crescimento da Fuseta terá de fazer-se para norte, em direcção à nacional 125, e não para poente como pretende o Leal, mas neste caso ele teria que ser confrontado com o Protal o que levantaria outro tipo de problemas. A falta de transparência é sintomático de que outros interesses, ocultos se levantam e serão eles a determinar a conduta do Presidente.
Resta ainda saber quando e como foram vendidos os terrenos; se o anterior proprietário tinha conhecimento deste projecto e consequente valorização dos terrenos. Se houve ou não informação privilegiada para o promotor já que ninguém de boa fé acreditaria que o mesmo comprasse a propriedade sem a garantia de licença de construção; se o anterior proprietário se sente ou não enganado.
Por outro lado constatamos tratar-se de mais uma conveniente alteração do PDM em que a própria oposição, na Assembleia Municipal, nada fez, tal como não denunciou publicamente, dando mais uma vez aval a um Presidente que se caracteriza pela falta de transparência de dialogo, mais parecendo um pequeno ditador.
Mais um tema a desenvolver em:

(http://somosolhao.blogs.sapo.pt/)

Sem comentários: