sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Olhão: Morte de Aves na Ria Formosa!

Todos os anos, por esta altura, há noticias de aves que aparecem mortas na ETAR poente de Olhão. Porque será que isto acontece? Não será por as águas dessa ETAR estarem de tal maneira contaminadas, que as aves que aí procuram abrigo morrem devido a essa contaminação?
Perante esta noticia divulgada pela televisão e pela impressa nacional e regional, pergunto o que fizeram às águas dessa ETAR depois das aves morrerem. Concerteza que deviam fazer análises e tratar essa água antes de ser despejada para a ria, para depois da morte das aves, não ir causar mortandade de ameijôas e ostras como já sucedeu mais uma vez.
Deixo no ar, mais uma vez, o desafio para serem divulgados publicamente os resultados das analises à água, presumivelmente tratada, análises essas que a lei comunitária obriga a fazer à boca das ETARS!
Se as ETARS estão a funcionar bem, porque morrem bivalves, peixes e outra fauna marinha incluindo as aves?
Para além disso, os esgotos sem tratamento continuam a despejar directamente para a ria, mesmo em pleno Verão. Um belo cartaz turístico para quem tanto clama que o turismo é essencial para o desenvolvimento do concelho (com afirma F.Leal).
Se, de um dia para o outro e de forma prepotente, se proibem práticas desportivas e outras actividades nas praias (como o kitsurf, o windsurf, massagens,...) porque motivo não se tomaram já medidas de forma a proibir estes crimes ecológicos que se arrastam há alguns anos e que destroem um bem comum?

Sem comentários: