terça-feira, 24 de agosto de 2010

As Maravilhas Naturais da Ria Formosa.

O programa “Verão Total” da RTP vai estar amanhã em directo de Olhão para promoção da Ria Formosa às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Também lá irão estar alguns dos responsáveis pelos atentados à nossa Ria.
Quem for entrevistado pode sempre questionar quando é que acabam estes abusos e falar das verdades da Ria.




15 comentários:

Anónimo disse...

Onde são estas fotografias?
Na Ria Formosa?
Alguém as pode identific-las?
Se alguém as poder identificar fico agradecido.

Atento disse...

Os ambientalistas que forem a esse programa devem de perguntar,ao presidente da CMOLHAO de FARO e de Tavira, se só se fala bem das maravilhas da Ria Formosa,e fecha-se os olhos a estes crimes, que as fotografias deste blog,desmascara.
Perguntem também ao padrinho da Ria Formosa o ex ministro do ambiente, Nunes Correia,se não se sente desconfortável,e incomodado,e com vergonha, por ter sido ministro do ambiente, não ter feito nada para castigar os presidentes da CMOlhão e de Faro,pelos crimes de despejarem esgotos na Ria sem qalquer tipo de tratamento?
Perguntem ao ministro,e à Valentina Calixto,como presidente da ARH, se se pode aterrar a ria formosa e construir rede de esgotos e os respectivos colectores dentro do leito Ria Formosa.
Perguntem se a Ria Formosa é tão importante qual o motivo que as ETARs continuam a despejar veneno para a ria formosa em vez de esgoto devidamente tratado.

costa disse...

Caro anónimo das 17.53.devido a problemas no carregamento das imagens não lhes consegui colocar legendas,assim e respondendo ao seu pedido,sepre lhe digo que as imagens do colector de esgotos é no Leito da Ria Formosa a Sul da antiga ETAR da Fuzeta, que foi desativada para dar lugar a uma urbanização, na antiga Cerca do Resinde,onde era um olival com mais de 200 oliveiras e horta de regadio.
Tudo isso a menos de 30 metros da Preia mar da Ria Formosa,conforme pode ver nas imagens dos prédios com uma palmeira com a água a bater na entrada da urbanização.
o cano de esgoto sem tratamento, é em Olhão o do T cais de embarque para os Barcos da Carreira para as ilhas da Armona Culatra e Farol. a sucata é uma sucata da CMFaro no estaleiro da CMFaro no Cais Comercial em Faro. a Moto é também em Faro no moinho situado na Horta da Areia onde descarrega um esgoto doméstico sem tratamento e um esgoto industrial da Fabrica da Alfarroba também ele sem tratamento.
o Relvado que está no leito da Ria é no Ancão e é um campo de golfe que fizeram invadindo o Domínio Hídrico Publico,a ZPE da Ria Formosa e a Reserva Ecológica Nacional.
A agua vermelha e verde são efluentes da ETAR de Olhão que está ao abandono e com as telas todas rasgadas como se pode ver nessa fotografia(há mais de 2 anos que estão assim)também essa ETAR tem um ambientador gigante que joga para a atmosfera um aroma a limão para que em Olhão não se sinta o cheiro a Merda,no entanto a vizinhança e nós quando nos deslocamos de automóvel ou de comboio ao passar em Belamndil podemos cheirar a merda mal tratada que sai dessa ETAR.
A fotografia do Camião da CMO a despejar entulho numa área húmida da Ria Fomrmosa,como se pode ver na outra imagem do entulho em cima de uma cerca de arame, esse crime levou que a CCDR mandasse a CMO retirar esse entulho, mas até hoje o presidente da C.M.Olhão passados 9 meses ainda não cumpriu a Ordem de limpar essa zona a Poente da Cidade em frente aos "luxuosos"700 apartamento do Residence Marina Vilage edifícios de 5 pisos a pouco mais de 100 metros da ZPE da Ria Formosa.
Espero tê-lo elucidado.

Anónimo disse...

Tenham vergonha o presidente da CMO Francisco Leal, a querer publicitar a cidade de Olhão e a pérola que é a Ria formosa,e vocês vem agora para aqui mostrar essa mentiras isso são tudo montagens.
Assim Olhão nunca vai poder do Turismo.
Quem ver essas imagens vai pensar que são verdadeiras,quando são tudo aldrabices.

Anónimo disse...

uma merda é o que é a maravilha da ria formosa.
as amêijoas estão a mmorrer e o vereador carlos martins que tem um viveiro de ostras mais o pina vereador nada fazem.

Anónimo disse...

ó Raitxe,já te chegam essa fotos vergonhosas? agora só tens de imprimir e perguntar ao leal ao macário e á valentina o que pensam dessas fotos se são verdadeiras ou montagens?esse costa e o a.terra dão cabo da cabeça do presidente da CMOlhão.pena que o r.c e o pescador tenham perdido o pio.

a.terra disse...

Vamos todos participar e denunciar porque a Ria Formosa não pode ser seleccionada.
O que estes senhores querem é manipular a opinião publica, auto-elogiar-se dos crimes cometidos contra a Ria.
Aparece e junta a tua voz aos descontentes.

POLVO do ALGARVE disse...

Acompanha o POLVO do ALGARVE em http://polvodoalgarve.blogspot.com

L.Rocha disse...

só na ria formosa é que a valentina calixto não manda analizar as amêijoas que morrem às toneladas.

Anónimo disse...

as pessoas interessadas pela morte das amêijoas só tem é de ir assistir ao programa e falar do mau estado das aguas da ria que dizem ser formosa, mas onde os cavalos marinhos morrem e assim como toda a biodiversidade está a desaparecer.

Anónimo disse...

É vergonhoso o que vocês escrevem e fazem fotomontagem,só para falar mal do leal e do seu trabalho.Tenham vergonha e façam como o outro,vâo para a àfrica trabalhar se forem homens com H.Raulito

Anónimo disse...

Quem é este brincalhão, que diz que são montagens, o homem deve estar cego e sem olfacto, ou não vive em Olhão?
Basta deslocar-se ao T, para apanhar o barco ou visitar os arredores da Etar que se encontra perto do Modelo, para verificar o nojo, que é para as pessoas viverem ao pé destes verdadeiros atentados e que o Presidente, sabendo, nada faz, à parte de dizer algumas larachas no Correio da Manhã, como se as pessoas não soubessem o que se passa? um olhanense

J.Luis disse...

quem é que diz que as amêijoas morrem? ainda agora ouvi da boca do presidente da COOPERATIVA FORMOSA Srº Augusto da Paz,dizer que a Agua da Ria é de excelente qualidade.e que as amêijoas vendem-se muito bem. a Não ser que ele fale assim porque lhe dão há 13 anos uma barraca para ele vender vila de amêijoas mas que agora já vende camarão congelado.
afinal quem diz a verdadeo Augusto da Paz ou é comprado pelo Francisco Leal para esconder a verdade?

Anónimo disse...

a aprovação de projectos turísticos no Algarve em áreas de «grande sensibilidade ecológica», sacrificando zonas de REN e RAN, através de um despacho conjunto de «excepção» assinado ainda no Governo social-democrata pelos então secretários de Estado do Ordenamento do Território, Pereira Reis, e do Turismo, Alexandre Relvas. O artigo refere que esse despacho desbloqueou empreendimentos contestados pelo Ministério do Ambiente e obrigará a um consequente reajustamento ao Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL), mostrando também as reservas e receios de José Augusto Carvalho, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território do Governo socialista.

Anónimo disse...

no governo dos sociais democratas eram os socialistas que diziam ter preocupações ambientais.
Artigo que aborda a aprovação de projectos turísticos no Algarve em áreas de «grande sensibilidade ecológica», sacrificando zonas de REN e RAN, através de um despacho conjunto de «excepção» assinado ainda no Governo social-democrata pelos então secretários de Estado do Ordenamento do Território, Pereira Reis, e do Turismo, Alexandre Relvas. O artigo refere que esse despacho desbloqueou empreendimentos contestados pelo Ministério do Ambiente e obrigará a um consequente reajustamento ao Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL), mostrando também as reservas e receios de José Augusto Carvalho, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território do Governo socialista.
Hoje os socialistas fazem o que os sociais democratas faziam antes, mas estes hoje não dizem nada porquê?
será porque repartem os lucros entre eles?