quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VERÃO TOTAL EM OLHÃO

O canal de televisão do Estado veio hoje a Olhão fazer o programa "Verão Total" com Júlio Isidro e Sónia Araújo. Para abertura foram convidados a botar faladura os presidentes de câmara, das cinco câmaras que abrangida pela Ria Formosa. Como já era esperado o que se constatou foi o pacto de silêncio entre os autarcas sobre a intervenção do programa POLIS e as suas implicações.
Depois vieram as asneiradas pela boca do es-ministro do ambiente, Nunes Correia, indigitado "padrinho" da Ria Formosa a candidata às 7 maravilhas de Portugal. Considera o despedido ex-governante que foi feita a renaturalização da Armona, na Fuzeta. Ora, foi a natureza que abriu a barra, não foram as máquinas. Foi a natureza a agir e não a intervenção humana. Considerando o Eng, Nunes Correia como conhecedor do assunto, só é possível aceitar tal alarvidade como forma de branquear as agressões à Ria Formosa por parte das autarquias.


Compreende-se que o canal do Estado dê cobertura às iniciativas que mostrem o pais, que mostrem as coisas boas que existem. Mas era perfeitamente compreensível que as populações locais fossem chamadas a dizerem de viva voz aquilo que lhes vai na alma. Olhão é, neste momento, a cidade mais suja do Algarve. Poderá dizer-se que há falta de civismo, poderia dizer-se que as pessoas não tem preocupações ambientais, mas tal não corresponde à verdade. Os contentores do lixo são um nojo, estão nauseabundos e deitam um cheiro pestilento que as faculdades olfactativas do narigudo presidente da câmara não dectetam.
Depois houve oportunidade de se ouvir o Dr. António Rosa Mendes sobre o livro de sua autoria: "Olhão fez-se a si própria" e discordamos de algumas das coisas que disse. O livro, recomenda-se a sua leitura porque ele é um convite a procedermos como os olhanenses de gema procederem em relação aos invasores franceses: correr à pedrada com os traidores às causas dos olhanenses, sejam eles o presdiente de câmara ou ex-governadores civis ou a caciqueira calisto. Quanto a que os olhanenses vivam uma sociedade igualitária, estamos profundamente em desacordo. A autarquia câmara de Olhão, transformou-se numa monarquia onde a sociedade do betão procede como nobreza e os restantes subditos, a plebe, os pescadores que deram azo ao nascimento desta cidade, as operárias conserveiras que já não existem, os viveiristas e mariscadores, enfim, os que trabalham conta de outrém.
Para tirar o apetite ao almoço ainda tivemos que ouvir a pidesca valentona que mais merecia uma tacada de tomate podre do que perdermos tempo a ouvi-la.
Em resumo, o programa foi o passar de uma esponja sobre tudo o que há de mau, sobre todas as agressões à Ria Formosa, sobre os crimes cometidos pela autarquias na ganância de obterem mais receitas...

23 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente o programa trata-se de uma operação só para os colaboracionistas e efectivamente este "colaboracionismo" tem muito a ver com outros de outros períodos históricos, como o do período da luta contra os franceses...
António Paula Brito

Anónimo disse...

e não houve quem desse uma tacada de xoxa de velha nessa cambada toda.

Anónimo disse...

quanto é que a CMO pagou à RTP para fazerem o programa em Olhão a publicitar o hotel do leal?

Atento disse...

A AMIC (Associação de Moradores da Ilha da Culatra), no seguimento de Notas de Imprensa anteriores vem, mais uma vez expressar publicamente a sua indignação e revolta por:
A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, continuar a exercer um poder soberano sobre situações que a nós, moradores, pescadores e viveristas, dizem directamente respeito;
A Sociedade Polis emitiu uma Nota de Imprensa, sobre um programa a transmitir pela RTP, no dia 25 de Agosto de 2010, “ 7 Maravilhas Naturais de Portugal “, dedicado à Ria Formosa, sem que a esta Associação tivesse sido dado qualquer conhecimento;
A AMIC sente-se mais uma vez marginalizada pela Polis, da dinâmica que sempre imprimiu ao desenvolvimento e reconhecimento da Ilha da Culatra como Núcleo histórico;
A Sociedade Polis ignorou a população Culatrense como parte integrante da Ria Formosa, não lhe dando oportunidade de dar a conhecer, através do referido programa o trabalho de defesa e preservação dos valores naturais.
Pelos factos apresentados a AMIC sente-se injustiçada e repudia veementemente o facto de não ter tido conhecimento da realização do referido programa, pois considera ter sido uma óptima oportunidade de dar a conhecer o que é efectivamente uma Maravilha: o equilíbrio Homem-Natureza que se vive na Ilha da Culatra.

Ilha da Culatra, 24 de Agosto de 2010
A Direcção
Publicada por adfaro2008 em 4:06 PM 2 comentários

Bicho da madeira disse...

quanto é que a CMO está a pagar de chamadas para o verão total? a dita cuja, tem as amigas a telefonar a mando do bicho da madeira presidente do mulherame quase todo

Carapau alimado com batatas cozidas disse...

Escreve-se Ex-ministro e não es-ministro

Anónimo disse...

Mó mas quem são vocês ou quem pensam que são,atão voces AMIC representam quem?uns pescadores que se fartam de tyrabalhar e ganham uma miseria ou representam os espanhois que compraram casas em monte.Não foram convidadaos pela polis,mosse a polis está cagando para vocês.ricardo

Floripes disse...

Antonio da Branca,presidente da Olhão Pesca, foi dos poucos a falar de uma coisa boa, para as gentes de Olhão e da Fuzeta.
A certificação da pescada branca capturada no banco da Beirinha.
Devia também de exigir que nessa zona só se pescasse com a arte do aparelho para a preservação futura desse banco,e um tempo de defeso para a desova dessa espécie.

j.carlos disse...

o discurso do augusto da paz foi encomendado pelo presidente da CMO .
a dizer que a agua da ria formosa era a melhor da europa,esse senhor numca deve ter saido de Portugal pois se a agua fosse assim tão boa todas as zonas de produção de bivalves na Ria Formosa eram zona A e não precisavam de ir à depuradora,conforme deviam de ir todas as amêijoas da Ria Formosa,e digo deviam de ir pois o srº augusto da paz sabe que isso não é verdade há marisco que não vai à depuradora e entra no circuito comercial.não é verdade srº augusto da paz?

Pescadores de Olhão disse...

Porque não foi esta associção que faz a divulgaçaõ da cultura e habitos de Olhão chamada ao Verão Total?
Não sabem? Eu sei porque não se vendeu ao Presidente da CMO Francisco Leal e ao vereador da Cultura António Pina.

Anónimo disse...

O carcanhol estava bom em monte.Obrigado pininha pelos carcanhoes que nos oferecestes.Amigos do verâo total

Anónimo disse...

Com tanta coisa para desmascarar estes "optimistas " da ria formosa nem uma faixa a dizer "Parem de Poluir a Ria" com a televisão a filmar até tinha dado jeito .

Anónimo disse...

mas em que aspecto é que os moradores da ilha culatra sentem que deveriam ser consulltados ? ou esclarecidos ? fiquei sem perceber ?

Anónimo disse...

A AMIC reinvindinca um direito que é o da participação em tudo quanto diga respeito às suas gentes e outras associações deveriam fazer o mesmo. Da biodiversidade da Ria Formosa, o ser humano tambem faz parte, e é o mais valioso.
O equilibrio entre o homem e a natureza está bem presente na Culatra.
Por detraz da candidatura está o caucionar, em nome do ambiente, o que esta canalha pretende fazer.
Mais importante que a candidatura e o sucesso dela, seria a regeneração da Ria, e sobre isso nem uma palavra.

Anónimo disse...

O Augusto da Paz é pior que o vendedor da banha da cobra. Agradecido por terem acedido ao seu pedido de abertura da barra em Cacela para oxigenar as suas ostra, vem fazer a apologia da poluição da Ria, quando diz que a agua é uma maravilha, traindo a luta dos seus companheiros.
Foi, é e sempre será um dos maiores predadores e pilho da Ria.O seu dia chegará. Grande nogento.

Augusto da Paz disse...

falam falam e tiveram uma oportunidade de reclamar para todo o pais ver, e o que fizeram? fizeram o que de melhor sabem fazer...NADA!
Continuem assim bando de covardes e mal formados.

Anónimo disse...

esqueceu-se do tempo em que roubava chocos.

Anónimo disse...

Augusto da paz,eu amo você.Carinho como é gostoso ouvir você falar.<<<não diga mais porque tudo o que você diz é amoroso.Orlandina

J.Luis disse...

o Julio Izidro estava comprado,pelo presidente da CMO e pelo pininha,que foi quem largou o dinheiro para que o programa verão total se realizasse em Olhão, para não deixar ninguém falar mal da ria formosa.
com que então agua bateriológicamente pura? o LeCoque,o Augusto da Paz o Leal o Pina junior e o chalana (vereador da caca,vulgo carlos martins)é que deviam comer uma amêijoas dos viveiros da ilha da Lebre a 50metros da saída da ETAR de Poente de Olhão ,para verem o que era bactérias e andarem de raleira uns quantos dias ou semanas.De orgulho falou o drº Rosa Mendes.mas os responsáveis da CMO tem orgulho em ter esgotos a descarregar para o sitio que passam mais turistas?
ou o Orgulho desses calhaus é o dinheiro que ganham em comissõese envelopes, de empreendimentos turisticos em cima das aguas da Ria como os 700 ap0artamneto do real marine residence e do hotel, real marina.
carcanhol é que essa gente gosta, e atéé capaz de lamber os dedinhos do pé grnde para chupar esse carcanhol.

Atento disse...

Agora a culpa da falta de oxigénio e da areia. a valentiina calixto já encomendou mais uns estudos ao LNEC.já se sabe o que esses estudo irão dizer pois são encomendados a pedido.
a falta de oxigénio não é das ETARs que não tratam os esgotos e lançam os efluentes na ria carregados de cianobactérias,e de outros venenos.

Merda de País disse...

A merda do País que temos.
Merda por todo o lado a começar na A.R.

Anónimo disse...

o pininha e o chalana são sócios de uma empresa de ostras,exóticas que são importadas da França onde essas foram atacadas por um vírus mortal.
será que essas ostras, deviam entrar na Ria Formosa pois são uma espécie exótica?
será que esse vírus não é prejudicial para a Ria Formosa?
nÃO É POR CAUSAS DISSO QUE AS OSTRAS E AS AMÊIJOAS ESTÃO A MORRER?

Anónimo disse...

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/Divulgacoes/Conselho_Europa_Trad_Parecer_Corrigida_15_4_10.pdf