segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festival do Marisco de Olhão inaugurado pelo Ministro da Economia

“José Vieira da Silva, ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, inaugura na próxima terça-feira, 10 de Agosto, a 25ª edição do Festival do Marisco, às 19h30.” - Extracto da noticia retirado do Barlavento on-line.

Como cidadão de Olhão aconselho ao Ministro Vieira da Silva, a perguntar ao Presidente da C.M.Olhão que exerce o cargo há 16 anos, porque razão ao acabar a 1ª década do século XXI a Cidade de Olhão ainda deita para a o Parque Natural da Ria Formosa esgotos não tratados e se deixa que as ETARs de Olhão continuem a envenenar a Ria despejando, para zonas sensíveis e de produção de bivalves, efluentes que não cumprem as normas da União Europeia.

O Ministro Vieira da Silva que pergunte a Francisco Leal, porque morrem as amêijoas dos viveiros da Ria Formosa e por tem vindo a decair de ano para ano a produção de amêijoas e de peixe na Ria Formosa. Tantos fundos da União Europeia que formam gastos para se aumentar a produção mas em vez de aumentar só faz é diminuir de ano para ano.

Ainda na semana passada houve mortandades nos viveiros de amêijoa boa, nos viveiros de Olhão como há muito não se via. Quais as causas? Os viveiristas dizem que é por causa da poluição pois o veneno é cada vez mais na Ria Formosa. As ETARs já não tratam nada (pode ler isso no site das Águas do Algarve) e com o Verão a população triplica. Ora se em Janeiro (data da última análise publicada pelas Águas do Algarve, embora a lei diga que essas tem de ser publicadas mensalmente, e em Julho e Agosto de 15 em 15 dias) os efluentes das ETARs de Olhão e Faro já não cumpriam a lei da União Europeia, agora que a população triplicou, será fácil imaginar como é que estão os valores dos efluentes daí saídos.

Os organismos responsáveis, como o IPIMAR, o que fazem?

Sobre o desaparecimento da biodiversidade na Ria Formosa e sobre a morte de milhares de kg de amêijoas, o IPIMAR nada diz. Será que este organismo está a cumprir as suas competências? Ver uma população de pescadores, mariscadores e viveiristas a definhar por causa da mortandade das espécies na Ria Formosa e o IPIMAR a olhar para o lado como se tudo estivesse bem na Ria Formosa?

O que mata e envenena a biodiversidade na Ria Formosa e o que fazem as entidades responsáveis, para acabar com a poluição na Ria Formosa, é o que Vieira da Silva tem de perguntar ao Presidente da C.M.Olhão Francisco Leal. O nosso conselho: cuidado com o consumo das amêijoas no Festival do Marisco pois arrisca-se a comer uma amêijoa apanhada a menos de 50 metros da descarga do efluente da ETAR de Poente de Olhão, situada na Ilha da Lebre.

Olhão reclama-se o Coração da Ria Formosa mas esse coração está muito doente.

13 comentários:

Anónimo disse...

Mas vocês têm ilusões? Eles são merda do mesmo cu.

Atento disse...

ministro pereira da silva vem nos lugar dos xutos dar sow de comédia,pois este festival do marisco ,não passa de uma comédia para vazar as arcas do camarão congelado, e outros productos afins. cudade vieira da silva podes apanhar uma valente caganeira se comes alguma amêijoa dos viveiros da da ilha da lebre.
a semana passada um viveiro pegado ao pai do vereador carlos martins as amêijoas, foram quase todas à vida tal foi a mortandade que houve na ria,por casua das descargas da etar da ilha da lebre que descarrega autêntico esgoto tóxico para a cima dos viveiros.

Anónimo disse...

Para se mostrar enaltecido e de grande importância,apresenta como cabeça de cartaz um elemento do "desgoverno" que ainda exerce funções na república das Bananas.
Não é de admirar que isto aconteça
porquanto, o nível de competências demonstrado pelos dois é equitativo

Quanta quantidade de marisco é importado nessa semana???

Quantos "jogadores" estão a aproveitar-se de tal situação!

Viva Olhão, terra onde abunda a merda cultivada pelo presidente Regente agricola Francisco Leal.

JMateus

Lima disse...

Se me fosse permitido, gostaria de deixar aqui uma pergunta à administração da autarquia Olhanense;- Caros Senhores, com tanto espaço, que o Jardim pescador Olhanense tem para a montagem desse festival, há realmente necessidade de roubarem meia avenida aos motoristas? É que todos os anos, quando esta data se aproxima, quase que ganho uma ulcera, por ver o desprezo com que tratam os utentes dessa avenida, já não basta os restaurantes nos roubarem os passeios,empurrando os peões para a faixa de rodagem? Haja mais respeito pelas pessoas Sr.Engº Francisco Leal

Anónimo disse...

Como é? o festival do marisco tambem vos faz mal?então e o que foi divulgado ontem,que dá Olhão a 10 cidade mais rica de Portugal não vos serve.Lulinha

Atento disse...

o Srº Lima que veio do Canadá pensa que o presidente da CMO respeita os cidadãos de Olhão? Isso é o que faria uma pessoa honesta em relação aos moradores do concelho,mas como penso que O presidente da CMO só pensa em festivais hoteis de 5 estrelas oa preço de pensões de 3 estrelas,apartamento de luxo em cima de uma estrumeira como o viçlage marinae centreos comerciais onde dantes eram recintos desportivos.é isso que dá carcanhol,e envelopes.
a ria sem poluição? os viveiristas que se tropiquem mais as amêijoas, se morrem a desculpa é do calor.
se o vereador Carlos Martins e o seu Sócio também vereador Antonio Pina importam ostras exóticas da da França, contaminadas com o virus que está a destruir as ostras em frança,com o virus altamente mortal,o ipimar e o PNRF não quer saber disso e fecha os olhos,pois não se pode afrontar 2 vereadores da CMO.
o respeito srº Lima, respeito para essa gente é quanto mais comissões melhor é esse o respeito deles,pois não tem dinheiro para dar a fruta aos alunos da escolas primárias mas tem dinheiro para alugar aviões a fazer propaganda ao festival do marisco.como andavam hoje nas praias do litoral algarvio.
e as borlas para o festival são mais que muitas mais de metade dos empregados da cmo tem bilhete para eles e para os familiares só não tem quem eles sabem que não votam no ps e o psd ,pois são ambos farinha do mesmo saco.
as passadeiras de peões só pintaram as em frente às praças as outras estão todas apagadas.vergonhaémo que eles não tem,pois pintaram essa noite para os turistas pensarem que olhão pinta as passadeiras todos os dias.

Anónimo disse...

metade das entradas do festival do marisco em olhão são borlas,ou não são sr presidente da CMO?
pois senão são borlas e o ano passado o festival do marisco tyeve 60 000 visitantes quer dizer que devia ter entrado nos cofres da fesnima só em bilhetes 480 000 quase meio milhão de contos,onde para esse dinheiro? fora as barracas do marisco da cerveja da 7up etc etc.
qum fica com o carcanhol» é esse divido democraticamnte?

Figo-Lampo disse...

Móss ió .Lulinha 10 de Agosto de 2010 13:12 onde é que tu viste que Olhão fazi parte das 10 cidadades mais ricas desta Républica de bananas que é Portugal, atão num artigo do Barlavento online diz que no Algarve Faro (6º), Albufeira (16º) e Portimão (17º) estão entre os 20 concelhos com maior poder de compra do país, numa lista liderada por Lisboa. na diz nada sobre Olhão como cidade diz é que no concelho de Olhão, o poder de compra per capita ( ió Lulinha sabes o que quer dizer per capita? Na sabes clique aqui) é inferior a média nacional.
Se na acreditas em min lê este artigo

Anónimo disse...

Realmente é uma vergonha fazerem um festival do marisco num concelho de tanto marisco, e a maior parte do marisco que se vende nesse festival ser marisco congelado e importado.
se calahr isso só acontece porque as pessoas que estão à frente da CMO são uns toinos e não sabem zelar pelos interesses dos cidadãos de Olhãoe em especial de quem tem viveirose anda a amariscar.esse é que era o marisco que devia ser vendido cozinhado e comercializado,isso era riqueza para todos assim é um encher de mula a ins quantos que enchem por sua vez a barriga aos que vão mamar à borla como o presidente da CMO e vereadores que não pagam nem entradas,para si e familiares, nem sequer pagam o que comem.
razão teve um empesário de olhão que se recusou a encher a barriga a esses Mamões e os obrigou a pagar,resultado ficaram todos ofendidos e numca mais teve direito a ir ao festival do marisco.

o disse...

olhão tá é 80º lugar e é o 3º concelho mais pobre do algarve,por esse motivo ficava de fora naquela questão das portagens da via do infante,em que o leal tava todo contente dos olhanenses não pagarem por serem pobres ele devia era de estar triste por olhão ser um dos concelhos mais pobres de Portugal.
Olha lulinha faz café e deta-te, ou então vai beber uma bejeca preta bem fresquinha no tropical, que o teu amigo chico leal logo paga.

Anónimo disse...

Não posso acreditar que há assim tantas borlas no festival do marisco.e que a maior parte do marisco é congelado,pensava eu que em tempo de crise,o marisco produzido na ria formosa é que era consumido,e que todos tinham de pagar bilhete ,começando pelo ministro da economia e acabando no presidente da CMO.
não me digam que o ministro da economia também veio mamar à borla ao festival do Marisco em Olhão?

Anónimo disse...

Só agora é que o papa-açordas em Ministro descobtriu a importancia da gastronomia para o turismo. Não descobriu se o marisco veio da Fuseta junto as cano que está a despejar para a Ria. Como não descobriu que para haver marisco na Ria Formosa tem de ser despoluida. Pois é, ele gosta mesmo é dos euritos dos camones e não dos mariscadores e pescadores, porque senão tinha outra atitude. Enquanto o turismo está em decadencia por causa da crise, os mariscadores estão em crise porque estes politicos definiram como eixo estrategico o turismo, e tudo é feito em função dos camones nem que tenham de ir contra as populações locais.

Anónimo disse...

É tudo à FARTASANA!

VIVA O CONCELHO DA MERDA!

JMateus