quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ASAE apreende marisco em Olhão

Há poucos dias a A.S.A.E. apreendeu dezenas de kg de amêijoas em restaurantes de Olhão, por falta do selo das depuradoras. A lei, diz que para eliminar o excesso de coliformes fecais na carne do marisco, todo ele deve de passar pelas depuradoras. Essas amêijoas são produzidas na Ria Formosa (candidata às 7 Maravilhas de Portugal), que sendo uma zona sensível e uma zona de produção aquícola, continua a ter esgotos sem tratamento a despejar para a Ria e ETARS da responsabilidade das Aguas do Algarve que não estão a cumprir as normas europeias no que respeita à qualidade dos efluentes que aí se despejam.
A ASAE fez bem, pois cumpriu a lei e assim zelou pela saúde pública. Mas quem obriga a C.M.Olhão a cumprir a lei? Quem obriga a CMOlhão a acabar com o lançamento dos esgotos não tratados (esgotos do cais T de embarque para as ilhas, esgoto da Marina, esgoto da Doca, esgoto da horta da C.M.O.) para a Zona Sensível nº 25 (classificação da Ria Formosa, na lista das Zonas Sensíveis de Portugal)?

Quem obriga as Aguas do Algarve a cumprir a lei e a tratar os efluentes? Nem uma das ETARs da Ria Formosa cumpre as normas comunitárias para as zonas sensíveis ou de produção de bivalves, devendo ter um tratamento terciário.

Porque é que só há lei para o pequenos e as entidades responsáveis são isentas do cumprimento da lei?
Será que a ASAE vai ao célebre Festival do Marisco de Olhão, verificar se o marisco ali consumido foi todo depurado?
Terão as depuradoras de Olhão, durante o Festival de Marisco, capacidade para depurar diariamente, toda a quantidade de ostras, amêijoas, berbigão e outros mariscos capturadas na Ria Formosa, mais o resto do marisco que vão ter de depurar durante essa semana, para o mercado espanhol e português? Ou será que por ter o selo da depuradora A,.B.ou C, é sinal do marisco estar devidamente depurado?

A ASAE preocupa-se em ver os selos das depuradoras, mas há alguma entidade que faça análises ao marisco que supostamente devia estar depurado e que tem o selo comprovativo?
Tivesse a Ria Formosa isenta de qualquer tipo de poluição e toda esta zona de produção e captura poderia ser classificada como Zona A, em vez de ser zona B, ou C como acontece actualmente. Evitar-se-iam as idas às depuradoras, e poder-se-ia pedir a certificação de qualidade de marisco produzido na Ria Formosa. Isso iria abrir a portas a novos mercados, deixando-se de depender exclusivamente das exportações para o mercado espanhol.
Claro que isso é impossível para as cabeças pensantes dos nossos autarcas e governantes, eles sim, é que precisam de ir à depuradora. Apregoam que a salvação e o progresso de Olhão, é apostar numa indústria em crise, como o turismo, quando as apostas correctas para diminuir a fome e o desemprego estão num empenho na despoluição da Ria e na certificação dos seus produtos.

12 comentários:

Anónimo disse...

a asae devia era de se preocupar com a nojice do esgoto do T que joga cagalhões e preservarivos, além de outros tipos de veneno,para a Ria,que dizem ser formosa.
ainda há dias um grupo de turistas,devem de estar no Real Marine,viam os peixes a comer cagalhões e comentavam que iria comer aqueles peixes.
mas a asae disso não quer saber pois não?

Atento disse...

quando a ria estiver despoluida as amêijoas não terão necessidade de sermem depuradas pois o Nº de coliformes fecais serão praticamente enexistentes.
e acaba-se a mama da depuradoras.

Floripes disse...

em aveiro a anarquia das analises ao marisco pela parte do ipimar é igual ao que acontece em olhão.
será que as analises do IPIMAR são de fiar?pelo que se passou em aveiro não o são,e na ria formosa como é que são feitas essas analises?
há viveiros a menos de 50 metros dos efluentes da etar poente de Olhão,esses efluentes não cumprem as normas comunitária ,quem comer essas amêijoas como é que fica?
o IPIMAR não sabe da vergonha que se passa na ria formosa em relação à poluiçao e ao pessimo estado dos efluentes das etars a descarregarem para a ria?? então o melhor é fecharem as portas,e voltarem com a sede do IPIMAR para Lisboa onde não há viveiros de bivalves.

Anónimo disse...

VIVA PORTUGAL???

JMateus

Anónimo disse...

Mas porque será que aqui os comentários são tão ofensivos para as entidades que mandão?

Anónimo disse...

Não me parce que os comentarios sejam assim tão ofensivos para quem gere os destinos das populações, quando o que aqui é denunciado é uma pequena parte daquilo que se passa. O que mantem estes autarcas no poder, é a podridão que se desenvolve na maquina da justiça.
Os patos bravos fazem porque o chico permite; este faz porque os tribunais deixam; os tribunais estão assim porque interessa ao poder politico.
Isto parece a Camorra. Tudo controlado, tudo manietado e quem se meter com esta cambada, leva já o dizia o coelhone.

Anónimo disse...

o pininha e o socio carlos martins vão depurar as ostrs todas ou as suas ostrs morreram com o virus que veio fa frança e ninguém quer falar desse virus que veio da frança para a ria formosa através de quem importa ostras exóticas da frança para cultivar num parque natural.
quem é responsavel por isso o director do IPIMAR o Director do ICNB e todoas as cooperativas de productores, que deviam zelar pela ria formosa,mas que querem é barracas à borla para venderem ostras com ou sem selo.

Anónimo disse...

o cOELHONE FOI O POLITICO COM MAIS TOMATES QUE APARECEU EM pORTUGAL,POR ISSO FAÇAM O FAVOR DE O RESPEITAREM

i disse...

clinicas privadas fazem barraca dessa pondo em causa a visão das pessoas, segundo dizem sem licenças em ordem, e a ASAE, anda atrás das amêijoas dos restaurantes que fogem à depuradora?
porque não vai a ASAE à origem da poluição e multa a CMO por causa da poluiçai dos esgotos e as aguas do Algarve que tem estações de tratamento de esgotos obsoletas,e que em vez de tratar os esgotos só concentra os esgotos e libreta para a ria e para cima dos viveiros de amêijoas a merda aos montes.

Leal disse...

moss ó leal os gajes de guimarães vem atacar os mouros a olhão, de avião a 50 euros e dormir na ilhas a fazer campismo selvagem?
porque não alugas tu o teu hotel real marina a esses gajes? pois a 10 euros a diária os gajes do futebol vem logo a correr.
ou tás com mede que essa gente maluca do futebol destrua o hotel todo?
é essa gente que o futebol actual trás atrás dos clubes que vem jogar a olhão.

Anónimo disse...

estes olhanenses dão me votade de rir!

Anónimo disse...

As pessoas da Culatra já começaram a receber as cartas da Valentina. O verão vai ser prolongado, já que o calor vai ser mais que muito.