sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Ambiente em Portugal.

O artigo que passo a transcrever, tem ver com a poluição que se passa na ria é uma noticia do Publico on line.

Descarga de águas residuais deixa mancha negra no mar e mau cheiro no Monte Estoril
27.08.2010
Lusa

Uma descarga de águas residuais provocou uma mancha negra no mar e um cheiro “insuportável” na zona do Monte Estoril, situação já reencaminhada para as autoridades competentes, disse fonte da Polícia Marítima de Cascais.

“É verdade que cheira mal e que o mar ficou poluído, mas não sabemos se estas situações são normais ou não e não sabemos o que se passou”, afirmou a mesma fonte.

A Polícia Marítima de Cascais recebeu o alerta da situação ontem cerca das 19h00, deslocando-se ao local para avaliar a situação. “Confirmo que houve aqui uma descarga de água de esgotos que, neste momento, parou”.

O responsável garantiu que a situação, ocorrida na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Monte Estoril, já foi denunciada à entidade competente, a Sanest - Saneamento da Costa do Estoril, no sentido de “tentar perceber o que se passou”.

“As águas de esgoto começaram a desaguar no mar descontroladamente. Nunca tinha visto uma coisa assim. É um cheiro insuportável. As pessoas que estão aqui a passar no paredão [Passeio Marítimo do Estoril] têm de tapar o nariz”, contou Bruno Conceição, testemunha no local que alertou a Polícia Marítima.

Na Ria Formosa a CMOlhão lança diariamente esgotos não tratados, para zonas sensíveis da Ria Formosa.
A empresa pública Aguas do Algarve lançam para uma zona de viveiros efluentes da ETARs de Olhão Poente e Faro Nascente ,efluentes esses, que não cumprem as leis comunitárias.
Mas aqui Ria Formosa as autoridades tentam esconder essa situação comprando programas televisivos, onde o Presidente da C.M.Olhão e Faro juntamente com todos os cães de fila, tentam passar a imagem que tudo está bem e que a Ria é uma Maravilha dizem que tudo está bem.
Mas estará mesmo tudo bem? E se alguém morre por ingestão de amêijoas da Ria Formosa quanto custa isso a Portugal pois 90% das amêijoas produzidas no país são da Ria Formosa.
As entidades responsáveis já imaginaram o que isso representa?
Tenham orgulho da Ria Formosa e acabem com os esgotos não tratados e com as ETARs obsoletas.

7 comentários:

j.carlos disse...

Aqui em Olhão a Policia Marítima está-se a cagar para o cano de esgoto do T.
Pois assim que chega um Comandante de Porto novo, leva logo uma lavagem ao cérebro,da parte do presidente da CMOlhão, para não ligarem ao que se passa no T na Doca na marina e na horta da CMO.

Anónimo disse...

num país a sério a poluiçao na Ria Formosa há anos que tinha sido erradicada e hoje as amêijoas da RIA FORMOSA PODIAM SER CERTIFICADAS,COMO UM PRODUCTO NATURAL DE UM PARQUE SEM POLUIÇÃO.
Assim enquanto houver poluição na Ria Formosa nunca as amêijoas serão certificadas,e o srº Augusto da Paz terá de encomendar muitos papelinhos,das depuradoras.

camejim disse...

No Monte Estoril há uma descara isolada de esgotos e há essa barraca toda na Ria Formosa diáriamente são despejados dezenas de esgotos não tratados para um Parque Natural da responsabilidade do Estado Português e as autoridades não actuam porquê? Estarão compradas,ou tem ordens superiores para estarem caladas?
Será que o Publico não sabe o que se passa na Ria Formosa em termos de poluição ou Portugal é Lisboa e o resto do país é paisagem?
Fazme um escabeche do camano por uma só descarga aqui na Ria as descargas das ETARs matam toneladas de amêijoas e o presidente da COOPERATIVA FORMOSA diz que as águas são das melhores da Europa. Claro que essas afirmações só podem ser encomendadas por quem tem contratos com a CMOlhão e a CMFaro para transportar o lixo das ilhas,no seu barco comprado à conta de ser presidente da dita associação.

Anónimo disse...

antes desta vereação Francisco Leal podia ter uma desculpa sobre a vergonha que se passa na Ria Formosa,pois podia argumentar que desconhecia a poluição pois Augusto da Paz presidente da Formosa dizia-lhe que a agua estava boa pois os olhos dele viam que essa estava boa.
Mas hoje o presidente da CMOlhão tem como vereadores dois vereadores Antonio Pina e Carlos Martins que são sócios numa sociedade de exploração de ostras,que importam ostras da França,para engorda-las na ria formosa e voltarem umas para a França,outras para o mercado interno.
Além disso o pai do verador Carlos Martins é viveirista há muitos anos e sabe bem que a cada ano que passa há mais mortandade de amêijoas nos viveiros da Ria Formosa.
Se assim é qual o motivo que a vereação da CMO não acaba com os esgotos sem tratamento e com as descargas das estações elevatórias de esgotos do bairro 11 de março e da estação dos mercados para a Ria Formosa? essas descargas são feitas pela calada da noite e em maré cheia,para ninguém as ver.
Qual o motivo que a CMO não pressiona as Aguas do Algarve e o estado para que se construa uma ETAR que faça o tratamento terciário aos esgotos e que aproveite a agua dessas para a rega .e os gases dessas ETARs para criar energia?
será que ainda não perceberam que a grande riqueza de Olhão está na Ria na certificação dos seus produtos,e que isso só pode acontecer com a uma boa qualidade da agua?
Serão assim tão matumbos esses vereadores que não expliquem ao presidente o que tem de se fazer?
sERÁ QUE NÃO SE SENTEM INCOMODADOS QUANDO O VOSSO BLOG COLOCA A LIMPO A TRISTE REALIDADE DA RIA CADA VEZ MENOS FORMOSA?
ATÉ QUANDO?

Atento disse...

já em 1994 o problema dos esgotos em Olhão existia passados 16 anos de governação do actual presidente da CMOlhão esses problemas persistem!
anterior Esgotos não funcionam
fonte:
Expresso
(24-09-1994)

index principal:
— água, esgotos, tratamento,

outros indexes:
— água, instituições, nacionais,

Artigo que salienta ter um estudo da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais do Algarve apurado que o tratamento dos esgotos dos concelhos de Tavira, Olhão, Faro e Loulé é feito em condições precárias.
não são boatos são verdades que custa a admitir 16 anos não é tempo mais que suficiente para acabar com os esgotos não tratados no concelho de Olhão?

Anónimo disse...

VIVA A MARIA DA FONTE
COM AS PISTOLAS NA MÃO
PARA MATAR OS CABRÕES
QUE SÃO FALSOS À NAÇÃO

Anónimo disse...

Com um presidente de merda, esta, a merda é a sua sobrevivência, pelo que haja quem o demova desta mentalidade de merda.

Isto é um facto!

Só quem é e padece de demência, não lhe trará lucidez para pensar que tem descendentes, e que esses, serão prejudicados no futuro.
Ou a presunção vaidosa de pavão sem penas, só é convincente quando se tem dinheiro? Esta supera o pensamento miserável.
A evolução do bicho homem, tem a ver com a sua posição social, isto é o dinheiro.

Por acaso esse "governante", apesar
das criticas que lhe são atribuidas
já pensou em empenhar-se a fundo com a educação das pessoas desse concelho, começando pelas escolas?
Não, nem nunca isso fez parte da sua formação.
A podridão em que se vive é a base e a forma de vida que pateia.

Terá esse vegetante idéia do que é viver sem poluição?
Pela forma como administra o concelho,há anos,questiono-me como
será a sua higiene pessoal?

A imagem do que somos transmite-se
na forma de ser como procedemos e actuamos.

É um concelho que o "gestor", nem a merda sabe administrar.
Dali o que se pode esperar?

JMateus