terça-feira, 26 de junho de 2012

Somos Olhão e Adrip Vão Levar a Protecção da Ria Formosa ao Parlamento!

Ria Formosa: Comissão de Ambiente pronuncia-se sobre petição que quer proteger reserva natural A Comissão Parlamentar de Ambiente pronuncia-se hoje sobre a admissibilidade da petição “Proteção da Ria Formosa”, que recomenda ao Governo a calendarização dos trabalhos de prevenção da erosão costeira nas ilhas barreira. Os promotores da petição, que contaram com o apoio das associações cívicas Somos Olhão, Movimento de Cidadania Ativa, e Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural (ADRIP), recolheram 1102 assinaturas na Internet e apresentaram o texto na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, que agora vai decidir se o aceita ou não. A ordem de trabalhos da Comissão refere que os promotores “pretendem que o Governo desencadeie os estudos, calendarização e promoção dos trabalhos necessários à mitigação dos problemas de vária ordem que assolam a Ria Formosa”, nomeadamente os que se referem à erosão costeira e poluição. De acordo com o texto da petição, o objetivo é “que seja mandado desencadear os trabalhos de sustentação de areias nas Ilhas Barreira que compõem o Parque Natural da Ria Formosa, que se encontra protegido pela Rede Natura 2000 e pela convenção de Ramsar”. No Documento, os signatários defendem que “a melhor forma de prevenção da erosão costeira consiste na aplicação de geotêxteis paralelamente a linha de costa, ao contrário da construção dos esporões e/ou pontões em rocha”. Esta solução, consideram, é baseada em estudos científicos que apontam no sentido de “a aplicação de geotêxteis não interferir irreversivelmente com a natural circulação de areias, contribuindo para o aumento da biodiversidade, da qualidade de vida das populações e economia (nomeadamente pesca e turismo)” e “tendo a vantagem de um baixo custo de intervenção e da sua longa durabilidade”. Os signatários apontam o núcleo do Farol, a praia de Faro, a ilha da Fuzeta e a barra de Cacela como pontos da Ria Formosa em que este procedimento deve ser adotado para “salvaguardar o futuro deste nobre e único ecossistema, sob risco de extinção, do Parque Natural da Ria Formosa”. Nota do Olhao Livre: O Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão" e a ADRIP,levam ao Parlamento a defesa,e Protecção da Ria Formosa, através do Deputado Cristávão Norte,contrariando todas as lavagens que as entidades oficiais, tentam fazer para esconder a Poluição alarmante na Ria Formosa, proveniente das ETARs obsoletas e dos esgotos Tóxicos sem tratamento que a CMOlhão, emite diariamente para a Rede Natura 2000 da Ria Formosa, também a falta de protecção no frágil cordão dunar e as dragagens nos Canais de Navegação da Ria Formosa,são alvos dessa Petição para a Protecção da Ria Formosa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem hajam os portugueses/as, que não se acomodando aos desígnios da máfia dominante, procuram soluções para o bem de todos.
Por um Portugal e uma Ria Formosa melhor, bem haja Olhão Livre.

Anónimo disse...

boa tarde,

Encontrei o vosso blog por acaso. Alguem me sabe explicar a razão pelo qual a Rampa do IPTM esta fechada? Ja liguei IPTM Olhão, IPTM Faro , Serviços centrais.

Ninguem me da uma resposta concreta.

Este caso merece ser denunciado, pelo que me parece mais uma obra feita com dinheiros publicos que esta entregue à bicharada .