domingo, 9 de dezembro de 2012

AINDA O PAEL DA C. M. OLHÃO

Já sabemos que a montanha pariu um rato, que, afinal de contas, o pomposo Plano de Apoio à Economia Local não passa de uma treta, de um expediente da câmara para resolver os calotes com empresas de fora do concelho.
O que nos trás hoje é outra questão, é que no PAEL estão lá umas parcelas esquisitas, que não dá para entender como divida. São as parcelas referentes às Fábricas das Igrejas Pastorais de Moncarapacho, Fuseta e Olhão, assim como a outras associações. Não estamos a ver que tipo de bens e ou serviços as Fábricas das ditas igrejas tenham fornecido à câmara. Preservativos certamente não foi. Então do que são aquelas dividas? Provavelmente de compromissos que a câmara assumiu com aquelas instituições e que não honrou.
Para além das Fábricas das Igrejas Paroquiais aparecem ainda a Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho e o Centro Nossa Senhora do Carmo, da Fuseta e ainda o Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense. É curioso ver que o Centro Social de Nossa Senhora do Carmo, uma espécie de Acaso, da Fuseta, levou a fatia de leão, com mais de 27.000 euros e que a Fábrica da Igreja Paroquial da Fuseta também levado mais que as das outras paróquias.
Nada nos move contra as instituições mas não está claro como é que surgem estas dividas. Se a câmara se comprometeu com alguns subsídios e arranjou uma outra forma através de protocolos para poder dar alguma coisa a essas instituições, deve fazê-lo. Porém, a questão não é assim tão simples.´Das duas, uma: ou a câmara tem dotação para fazer face a esses compromisso ou não tem e se não tem o "carcanhol" só tem que dizer muito simplesmente "NÃO"! Apresentar estas coisas como divida é que é uma coisa que revela a falta de transparência por parte da câmara.
Por outro lado, não se sabe do que é que resulta a divida ao Lusitano Moncarapachense mas se é uma forma encapotada de atribuir um subsídio e, nada nos movendo contra, a questão está em se saber se outros colectividades, clubes como o Ginásio Olhanense ou a Música Nova não são respeitados. Parece, isso sim, que a câmara discrimina alguns clube e algumas colectividades o que é revelador da real natureza desta câmara.
De qualquer forma, a festa de Natal para os funcionários da autarquia dava bem para pagar os montantes em causa. Para umas coisashá dinheiro e para outras, não. É esta a miserável actuação da câmara do P"S", com o apoio do PSD. Ou será que a festa de Natal da câmara é mais uma divida para pagar em 2013, na senda de despesismo?

1 comentário:

Anónimo disse...

Se há dinheiro para tudo,jantar de Natal para os funçionários e cabazes, será que esta miséria de Camara, não tem um pouco de dinheiro, para ornamentar as principais entradas da Cidade, as rotundas, com uma simples dedicatória da quadra nataliçia?
Têm pessoal qualificado e será que doutros anos, não restou o material?
É uma verdadeira tristeza, quando se sabe que tanto se gastou em obras de fachada que deixam hipotacado o futuro dos olhanenses com milhões de dívidas, que não se sabe como serão pagos? e agora estão nesta situação, que não têm um chavo para comprar uma lampada?
será que ninguém é responsável por terem chegado a esta situação tão miserabilista?
que é uma verdadeira tristeza é, primeiro foi a feira, agora é a iluminação nataliçia, o que será a seguir, é só esperar para ver talvez a iluminação pública?
e dizer que esta cambada de parasitas, vai ainda se candidatar às próximas eleições, só espero que o povo, não seja cego e por uma vez escolha outros