quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ministra do Mar em Olhão, para ver as corvinas do IPMA, e continuar a fechar os olhos à Poluição na Ria Formosa?


A Ministra Assunção Cristas de visita clandestina a Olhão, para ver as corvinas do IPMA, não as que fugiram o ano passado, quando a jaula se partiu e foi ao fundo, mas as que o IPMA novamento teima em dizer que é um cultivo de futuro.
Será que a fuga de peixes de laboratório, não faz mal à natureza?Se a fuga dos salmões das jaulaspode ser um risco ecológico, será que a fuga das corvinas da jaula do IPMA, em Olhão,  não é também um risco ecológico?

A jaula do IPMA onde estavam a corvinas que fugiram, foi ao fundo por falta de manutenção, pois o IPMA esteve uma série de meses sem embarcações, por falta de vistorias, alegadamente devido há falta de verbas, de um governo  que tanto fala na aposta do mar..
Resultado andaram os técnicos do IPMA na Lota de Olhão à procura das corvinas que fugiram,para fazer análises de crecimento...asssim se faz a investigação em Portugal.

O curioso dessa visita semi-clandestina, de Assunção Cristas, é que  o Apolinário,  o agora dono da Docapesca em OLhão,  ao tomar conhecimento da visita,  mandou há pressa tapar as crateras da Docapesca em Olhão,  que  mais parece uma doca de um país de 4ª mundo,do que um país da União Europeia!
A esperteza do Apolinário foi tanta, que mandou tapar as crateras mais visiveis, e mandou deitar areia por cima, de maneira a não se notar  o arranjo,  assim  a ilustre ministra e comitiva, não poderem  reparar que essas foram arranjadas à pressa, e  não foram  assim tão poucas.

O que o Apolinário não se deu ao trabalho de esconder, porque lhe é impossivél,  foi com o esgoto tóxico que continua a desaguar nas aguas da Docapesca, em Olhão, pois esse só descarrega de madrugada..... embora o veneno se vá acumulando no fundo e nas imediações dos viveiros de bivalves na Ria Formosa,de realçar que essa agua envenenada serve para os pescadores limparem as suas embarcações e os apetrechos da pesca.
Por falar em ambiente, para onde joga a Docapesca em Olhão, a agua da limpeza das caixas, e do pavimento da Lota da Docapesca em OLhão? Será que a ASAE já se deu ao trabalho de ver essa situação?

O que o Apolinário não conseguiu acabar , nem esconder,  foi com o esgoto do T, situado,  ao pé das bilheteiras onde se compra o bilhete dos barcos, que fazem o transporte para as Ilhas da Armona, Culatra e Farol, pois este esgoto assasino, descarrega  diariamente, para dentro do Porto de abrigo da Pesca artesanal em Olhão, onde todas as manhãs de marés baixas como as de hoje, se pode bem apreciar o crime que ali é cometido, sem que ninguém se importe  como se envena as Aguas de  Producção de Bivalves que são as aguas da Ria Formosa.
De notar que o ainda presidente da CMOlhão Antonio Pina (junior),diz que esse esgoto foi eliminado em 80%, no entanto o esgoto continua a  envenenar as Aguas de Producção de Bivalves, como se pode ver na imagem, esse esgoto tóxico fica situado a 40 metros do edficio sede do IPMA em OLhão....uma triste imagem de Olhão, para os turistas fotografarem e levarem para mostra uma das tristes imagens  de Olhão
 
Falam tanto no mar e na defesa do mar, mas o veneno em OLhão continua a ser  vertido diariamente,para as aguas que deviam ser protegidas e não são da Ria Formosa,  seja pela CMOlhão, seja pelas aguas mal tratadas das ETARs assasinas das Aguas do Algarve, através da ETARs Poente de OLhão como se pode ver nesta imagem.... de realçar que essa ETAR fica a menos de 40 metros de uma zona de viveiros de bivalves e a cerca de 200 metros de salinas que produzem sal artesanal,em Belamandil, será que a Ministra sabe desse crime não é informada?
 

2 comentários:

JLA disse...

Só para informar que o sitio da Docpaesca em Olhão onde taparam á pressa várias crateras foi no percurso da ministra e da sua comitiva. do lado oeste da Docapesca as crateras continuam cada vez maiores.
Aquilo até parece o Iraque tal a dimensão e o nuemro das crateras.

Anónimo disse...

O dinheiro que gastaram nessa jaula,que já foi ao fundo,e até uma traineira que uma traineira a apanhou, davapara muitas estórias,e o dinheiro gasto para as corvinas fujirem, dava para fazer muitas obras para, acabar com a poluição na ria formosa seja através dos esgotos venenosos da autarquia, seja através do veneno das etars.