quarta-feira, 9 de julho de 2014

OLHÃO: CÂMARA XENOFOBA E RACISTA!

Na área dos Jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, há anos que os ciganos têm vindo a desenvolver a sua actividade económica, desde sempre tolerada, até que...
Os espaços em causa, integram a margens de águas de mar, flutuáveis e navegáveis, estando por via disso sob a jurisdição da Docapesca, como entidade administrante e da Policia Marítima, como entidade fiscalizadora e policial. Logo, a Câmara Municipal de Olhão não tem qualquer autoridade naquelas áreas e qualquer atitude de sinal contrario constitui crime, estando já a decorrer o respectivo procedimento criminal.
Entretanto, a empresa municipal Mercados de Olhão cujo accionista único é a Câmara Municipal e por esta industriada, tenta correr com os ciganos daqueles espaços, de uma forma subrepticia. Na verdade, a exigência da apresentação dos documentos de inicio de actividade e de inscrição na segurança social, mais não é do que o expediente utilizado.
Sendo certo que a todos seja exigível a contribuição para o sistema também não será menos expectável que a essa exigência corresponda a possibilidade de obter receitas capazes de fazer frente às despesas. Ora, para a mesma quantidade de espaço, a Mercados de Olhão vai aceitando mais e mais inscrições, reduzindo a área a atribuir aos vendedores ambulantes, quase todos eles ciganos e com isso diminuindo-lhes as condições para cumprir com as exigências.
Por outro lado, a venda ambulante, torna-se num ponto de atracção turística, como o provam a quantidade de veraneantes que deambulam por entre as bancas, o que não significa negocio, mas movimento de pessoas. E foi percebendo isso que a própria Câmara Municipal, no verão passado, organizou um mercadinho de verão no lado sul dos Mercados, porque era ali que queria concentrar as pessoas e dinamizar aquele espaço. À semelhança, e pelas mesmas razões, a Câmara Municipal, sempre permitiu, e diga-se que muito justamente, a venda no exterior dos Mercados aos sábados pelos produtores agrícolas.
Como se isto não bastasse, a venda ambulante, destina-se a residentes no concelho, mas o que a Mercados de Olhão faz ao aceitar a inscrição de forasteiros, é uma forma de reduzir o espaço dos ciganos.
Ou seja, de forma envergonhada e tímida, a Câmara Municipal, o que pretende é efectivamente correr com os ciganos, mas porque não tem coragem para assumir as consequencias dos seus actos, arranja expedientes para o conseguir.
Ao mesmo tempo que reduzem  a possibilidade dos ciganos obterem algum rendimento pela via do negocio, aumentam-lhes a renda das habitações para níveis nunca antes visto, aplicando o regime de renda apoiada, cuja aplicação pratica, provoca aumentos que chegam a atingir os 1500%.
Como conclusão, a politica de direita dos vereadores do PSD, estrategas da situação e do PS como executantes, é um autentico ataque xenófobo e racista contra os ciganos, correndo com eles das casas e dos locais onde exercem a sua actividade económica, empurrando-os para a criminalidade.
Depois não se queixem!
REVOLTEM-SE, PORRA!

9 comentários:

Anónimo disse...

Num pude evitar uma enorme gargalhada quando li que os ciganos desenvolvem a sua actividade económica, que é realmente muito deles, e a qual obviamente inclui a recusa obstinada de não se quererem integrar na sociedade como todos os outros estrangeiros o fazem, sacando dessa mesma sociedade e à mal fila, os rendimentos para viverem como o RSI e outras benesses, não pagando impostos e emprestando ao ambiente uma constante agressividade, má educação e terceiro mundismo a quem lá passa. Actividades económicas "Made in Cigano", para mim não obrigado, e a CM Olhão deverá ceder os espaços a quem os paga e a quem realmente desenvolve uma actividade económica, e a quem paga os seus impostos e contribuições. Os ciganos já andam por aqui à muitos seculos e sempre da mesma maneira, e deliberadamente querem fazer dos outros parvos, e não esquecendo também a enorme quantidade de contrafação que vendem nas bancas. Uma vergonha e haja coragem para denunciar.

Anónimo disse...

Bem vejo quem é o racista e xenófobo, partindo logo do princípio que esses cidadãos partem para a criminalidade...

L.Pedra. disse...

Até parece que os mandantes do PS na mercados de Olhão, não perdoam aos amigos do regime? Seráque na mercados de Olhão todos pagam as rendas,ou uns por dadem gelados a mamar nºao pagam nada?
O probelam de Olhão é que quem é amigo do regime não paga e os outros se não pagam são ameaçados com tribunal,não é verdade pina macaco,que foi isso que aconteceu enquanto tiveste à frente da mercados de olhão e ameçavas uns e perdoavas os amigos.
Dá-se um gelado cascata do amigo,do macaco, a quem adivinhar a quem o pina macaco perdoava a a quem ameaçava comexecusões fiscais,por haver comerciantes que se queixavam que não podiam pagar por chover nos estabelecimentos e trem milhares de € de prejuizo.

Lulu disse...

Mais uma vez não entendo que tipo de discussão se faz aqui.
Concordo com a observação do anónimo das 15h 41 e considero-a mais uma boca do que uma acusação. De facto parte-se do principio que os ciganos, não tendo trabalho se dedicam à criminalidade. No entanto, o que acontece com os ciganos acontece com todos os outros cidadãos.
Quanto ao que diz o anónimo das 14h 22, quanto às benesses dos ciganos e quanto aos ataques que lhes faz, creio que o problema é que nenhum governo, nem nenhuma autarquia teve até agora a política correta para com esta etnia, nem teve "tomates" para lhes exigir a mesma responsabilidade que exige ao resto da população enquanto cidadãos.
Não é de estranhar, nós enquanto cidadãos também não exigimos à nossa autarquia e ao nosso governo que pare de nos roubar e acabe com os truques financeiros para nos enganar mais.
É caso pra dizer que há ciganos e "ciganos"!!

Anónimo disse...

Grande Pina até que enfim alguém com tomates ... Deixa o tonto do terramoto falar ... Ta cada vez pior a loucura de falar mal sobre tudo o que a autarquia faça cega-o de tal maneira que tenta defender o indefensável .... Acha coragem com aquela pouca vergonha de venda ilegal e de contrafacção num sítio especial que é a nossa zona ribeirinha ... Então e a concorrência desleal com os nosso comerciantes de óculos e vestuário que estão legais e pagam impostos !!! Porra revoltem se. Contra a demagogia doentia destes terramotos

Furão disse...

Para a LULU- Dou-lhe razão mas não lha dou toda pois o governo não me bate a porta e a porta dos meus vizinhos todos os dias 32 e 3 vezes por dia com bidons de 80 litros para encher de agua, e se algum se recusa a dar a agua que paga todos os meses, ainda ameaçam de partir vidros danificar carros e as proprias pessoas. ONDE É QUE ESTÁ O RACISTA AQUI.

Anónimo disse...

O problema é que nunca houve uma verdadeira politica de integração das minorias. No entanto, hoje já é possível ver ciganos e outras minorias com o 9º, o 12º e alguns (poucos, muito poucos) com formação superior. O cigano tipíco, nómada, tem tendencia a desaparecer. Vão-se fixando, sem regras é certo, com muitas dificuldades de inserção. Tudo leva o seu tempo e a inserção plena na sociedade vai levar ainda muito tempo. No caso presente a questão, no meu entender, tem mais a ver com a falta de bom senso, na falta de equilíbrio nas propostas. Entendo que é possível chegar-se a um entendimento em que aqueles vendedores ambulantes estejam sujeitos a regras, que contribuam para o "sistema". Não é marginalizando que se consegue a integração. Há que ser paciente, há que pensar em formas Trazer aquela gente ao "sistema". Aquelas bancadas são horríveis? Dão mau aspecto? Afastam as pessoas? Porque a câmara não cria um modelo próprio de bancada impondo condições para a prática comercial? Os produtos são contrafeitos? Onde pára a policia e a ASAE? Comerciantes de Olhão, onde páram? Chinatown?

Anónimo disse...

Esta conversa politicamente correcta que " não é marginalizando que se resolve o problema ", já é do tempo em que os animais falavam, e não resolve nada. Os ciganos infelizmente não estão interessados em integrarem-se na sociedade como fizeram outras etnias ou outros estrangeiros das mais diversas proveniências. Por exemplo, os ciganos mais velhos sancionam mesmo em publico, e muitas vezes de uma forma muito desagradável e ríspida, os mais novos que se tentam aproximar e integrar. A solução é tratar toda a gente por igual, custe o que custar. Os ciganos não podem continuar a ser os " coitadinhos " crónicos. Já chega de dourar a pilula.

Lulu disse...

Concordo em absoluto.