domingo, 13 de julho de 2014

OLHÃO: GOVERNO E CÂMARA CONTRA ESCOLA PUBLICA

A Câmara Municipal de Olhão de mãos dadas com o governo contra a escola publica, é a ilação que podemos tirar da actuação das duas entidades nesta matéria, não esquecendo que o actual director regional de educação, era vereador da autarquia olhanense.
Ao mesmo tempo que se preparam para fechar a escola de Marim, o ministério da educação financia um colégio privado, como se pode ver na imagem. Colégio este, situado a menos de duzentos metros de duas escolas publicas.
Quem sabe se residentes na área da escola de Marim não terão inscrito os seus filhos no Colégio Benardette Romeira, forçados por um lado pela espectro do encerramento da escola e por outro beneficiando do apoio financeiro governamental.
Esta politica de continua degradação dos serviços públicos e subsidiarização dos privados, encetada  há já um bom par de anos, numa das formas de Parcerias Publico Privadas, tem merecido os aplausos dos partidos do arco da governação, porquanto satisfaz interesses de clientelismos, ou não fizesse, a proprietaria do colégio, parte das listas de um certo partido do arco da governança. .
O grupo do Colégio Bernardette Romeira tem quatro colégios no Algarve e vai enriquecendo o seu património à custa do mesmo estado que nos rouba todos os dias, perguntando nós porque carga de agua temos de estar a pagar a educação de uma parte da população quando os dinheiros públicos deveriam ser canalizados para o todo.
E porque o Colégio Bernardette Romeira tem gozado de previlegios que a outros não é concedido, lembramos que, criou uma "associação desportiva" com o objectivo de fruir das piscinas municipais, quando os pais dos alunos pagam, e bem, mensalidades para a pratica desportiva. Mas os benefícios do Colégio Bernardette Romeira parece não se ficarem por aqui, porque dizem as más línguas que na festa que organizou no Auditório Municipal, não teve custos, isto é, não pagou qualquer taxa de utilização do espaço conforme estipula o respectivo regulamento.
Também diga-se de passagem, que a Câmara Municipal produz regulamentos que apenas são aplicáveis a alguns que não para todos.
Sendo o Colégio Bernardette Romeira uma entidade que visa o lucro, não se percebe porque não há-de pagar taxas que a outros que não têm fins lucrativos, são exigidas.
E assim, beneficiando os privados, a Câmara Municipal de Olhão e o governo de Passos Coelho estão de mãos dadas contra a escola publica e a população no geral. Até quando?
REVOLTEM-SE, PORRA!

10 comentários:

Zé do Mar disse...

A Dona Bernadette, filha do tio Romeira da retrosaria, parece que chegou longe,
Porque é que estás contra tudo o que é valido nesta terra?
Eu sei, gostas mais dos ciganos, e dos falhados como tu!

Anónimo disse...

O estado fez obras nos últimos anos em várias escolas.
EB2/3 de Moncarapacho foram milhões, só não fechou no anterior ano letivo porque dava muita bronca, uma vez que as obras tinham acabado havia pouco tempo;
Marim obras e vai fechar;
Escola nº7 atrás do Centro de Saúde, uma escola nova, construída de raiz com tudo e com lugares a fechar.
Escola do Siroco, mais uma escola nova, construída de raiz com tudo e com lugares a fechar.
Secundária de Olhão, mais milhões desnecessários, porque todos sabemos que a escola não era luxo, mas era boa.
E continua-se com a mesma politica! Eu concordo em absoluto que é de destruição da escola pública. De acordo com a legislação, só pode haver contrato de associação em escolas privadas onde não haja oferta da escola pública para o mesmo nível de ensino. Ou seja, a Bernardete só podia receber subsidios se na zona não houvesse escolas publicas a trabalhar.
Ora, o colégio da Bernardete está rodeado de escolas, quer do 1º ciclo, quer do 2º ciclo. E ainda por cima este ano também tem oferta do ensino secundário.
Como é que é possível, o estado estar a pagar a professores que não têm colocação e ao mesmo tempo subsidia as escolas privadas? Todos os alunos que vão para as escolas privadas (agora ainda melhor porque garantem o subsidio) são aqueles que faltam nas escolas públicas, nas escolas novas ou onde fizeram obras e onde estão a fechar lugares.
Se já pagamos para a escola pública que garante a igualdade de acesso à educação, porque é que temos que estar a pagar os subsidios das escolas privadas?
Não me venham dizer que a qualidade do ensino é melhor porque NÃO É!!! Pelo contrário, daí a necessidade de continuar até à secundária.

Anónimo disse...

Primeiro fecham as escolas e depois dão subsidios para os moços irem para as universidades do interior. Tá bem!! Tem jeito!

Anónimo disse...

A nossa autarquia, mais muma vez não defende os interesses dos municipes. O seu papel é exigir que a escola de Marim não feche! O que é que andam a fazer?

Anónimo disse...

qd este senhor vivia às custas do estado na formação profissional n ão criticava agora nada disto é válido. Sabia o sr. que este colegio dá emprego a dezenas de pessoas. Não morda a lingua e limpe os olhos pois só vê mal em tudo

Lisa disse...

Creio que a grande questão aqui não é se a Bernardete dá emprego ou não!! As escolas públicas também dão!!
A questão é a má gestão dos dinheiros públicos!!
Não tenho nada contra os colégios privados, mas não aceito é que vivam à custa do Estado, principalmente quando há oferta pública na zona desses estabelecimentos.
Cabe ao Estado pela Constituição assegurar o ensino gratuito que deverá ser feito através do apoio à rede escolar publica. Em casos excepcionais pode comparticipar a escola privada mas nunca pode substituir a escola pública!
No entanto o que vemos aqui é o desvio de dinheiro dos contribuintes para o ensino particular. Escolas boas e novas estão a fechar ou com diminuição da população escolar, professores do quadro com formação superior (o que não acontecia até há pouco tempo na Bernardete, não sei se ainda se mantém) que estando colocados, não irão ter alunos e irão ser ocupados de outro modo.
Num momento de grande contração da despesa pública, havendo oferta na escola pública, gastar milhões de euros no ensino particular e cooperativo é um verdadeiro CRIME !!!!!

Anónimo disse...

Por favor alguém se encarregue de internar este tipo
E só doidices ...

Anónimo disse...

A escola não era luxo mas também não era boa, não quando em pleno ano letivo para além de chover dentro doa edifícios haviam salas que também eram apanhadas pelas gotas de água...

Anónimo disse...

Pois fique o Srº Sabendo que as Escolas Publicas na minha opinião... por já ter tido essa má experiencia infelizmente ... têem Professores que só querem que chegue o Fim do Mês para receber o Salario , não se importam com mais nada ... Deixam as Crianças fazerem o Que Querem durante todo o Ano Lectivo .... Os meninos de Rua estragam as Escolas com a Sua Má Educação e má influência sobre os Outros ... E quando estes não cedem ao que Eles querem partem para a Agressão ... Os Professores esses andam dormentes todo o Ano e depois chegam ao Fim do Ano Lectivo dizem ..." Não Cumpriu os Objetivos " ... Como e que as Crianças conseguem Estudar e ter Gosto por Uma Escola onde não se sentem bem ... Os Professores não dão Apoio ... Estão mal da Vida .. devido as imposições do Estado na Sua Carreira ... A maioria das Crianças são meninos da Rua ... Qualquer Pai até já têm medo de enviar o Filho para a Escola ... Não sabe como e que este irá chegar a Casa ao Fim do Dia ...Graças ao Colegio hoje estou mais descansada .. Têm uma Educação muito Boa e Ensino ... Estão lá para ajudar ..não para deitar abaixo ... Não é a toa que os Alunos do Colegio têm os melhores resultados nas Provas ... Os Professores e Restantes Empregados andam Felizes e fazem Felizes as Crianças ... Eu não quero saber se ganham muito ou Pouco ... Eu quero que o Meu Filho seja Feliz e Seja Criança ... Pois só assim irá ser um Adulto Feliz de Bem com a Vida ... E nem todos os Pais recebem subsidios fique o Srº Sabendo ... Os subsidios são para ajudar Pais com mais dificuldades Financeiras ... Para dar oportunidade a todos . ...

Família Castilhos Achutti disse...

É complicado. A verdade é que a escola pública deveria oferecer o que o privado oferece, para além de conteúdos, infra-estrutura de excelência.