quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Frota da Sardinha no Algarve, parada por revolta dos armadores e pescadores,contra medidas do IPMA!

 
Hoje toda a frota da pesca da sardinha no Algarve está parada, porque  o IPMA,  exige  aos pescadores que o peixe descarregado nas lotas em contentores, que  todas as espécies sejam separadas.
No resto das lotas de  Portugal essa medida não é levada à prática, pois não é exequivél devido às horas que os pescadores perdiam na sua escolha, perdendo o peixe qualidade com as voltas que leva, ao ser escolhido,e manuseado várias vezes.

O IPMA diz que essas medidas, é para a preservação dos stoques da sardinha, mas o curioso é que durante anos e anos o IPMA então IPMAR, permitiu que o defeso da sardinha no Algarve fosse feito à 2ª feira,em vez de se  feito quando a sardinha está na altura de desovar.

Mas se é para fins estatisticos porque não fazem uma amostragem aos contentores,como sempre fizeram com a venda em lota, do pescado das traineiras?

Também sabemos, por informação preveligiada,  que vários  cruzeiros do IPMA feitos o ano passado foram detectados cardumes ,que revelaram  abundância de sardinha  na zona de Vila Real de Stº Antonio e Tavira.
Porque não divulga o IPMA o resultado desses cruzeiros?

Os  mestres das traineiras os armadores e as suas  associações de armadores,devem exgir ao IPMA o resultado da investigação cientifica que o IPMA faz ao fim e ao cabo quem paga essa investigação somos todos nós,da mesma maneira devem exigir que a venda se proceda em contentores,sempre que o mestre assim decida,  como há anos que é feita.
Ao fim e ao cabo a investigação,cientifica quando é feita, é guardada, em calhamaços e arquivados em bibliotecas,  em vez de ser divulgada,nas comunidades piscatórias.

Na foto pode-se ver a ultima traineira histórica de Olhão, a  Nova Senhora da Piedade,carregada de peixe,  que não resistiu às politicas da União Europeia, sendo partida por uma retroescavadora e a lenha queimada num forno de padaria.imaginem o que é  hoje, escolher uma traineira com uma carga dessas,quando todo o peixe pode vir em contentores isotérmicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Falem com o Apolinário Portada e peçam ao Presidente da Distrital do PS para tomar uma posição, de certeza que o assunto vai ser resolvido.
Aproveitem a onda e falem com aquele moço o Miguel Freitas.

Anónimo disse...

O Ipma não tem nada haver com o problema que está a suceder... O problema da venda de lotes (contentores) de pequenos pelagicos com pequenas percentagens de mistura esta relacionado com a DGRM (Inspecção) e com a Docapesca. Corrijam a vossa comunicação sff.

Anónimo disse...

Moss, isso era o barco do pexinha à fogo