sábado, 20 de setembro de 2014

OLHÃO: A CÂMARA DA HIPOCRISIA

No site da Câmara Municipal de Olhão pode ler-se, em http://www.cm-olhao.pt/es/destaques2/1183-municipio-de-olhao-colabora-com-o-projeto-europa-sustentavel, que a autarquia colabora com o Projecto Europa Sustentável.
Esta sustentabilidade alardeada pela UE não passa de pura retórica e Olhão é um exemplo disso, não espantando pois, que o ainda presidente António Pina e capangas, se associem a um evento que a concretizar os seus objectivos, mereceria o apoio de todos nós.
No ultimo paragrafo da publicação no site da Câmara pode ler-se
"O principal objetivo deste projeto é munir o cidadão de informação essencial para que se torne um EU ativo e atuante, bem como relevar a sua importância como agente/EU individual, EU local, e EU EUROPEU, e também como uma entidade influenciadora de boas práticas e atitudes corretas face ao ambiente, sua sustentabilidade e uso eficiente de recursos"

Há anos que procuramos da parte da Câmara a informação necessária para a defesa das boas praticas ambientais, informação desde sempre recusada, o que compreendemos, dado que, conjuntamente com a Águas do Algarve, serem as entidades responsáveis pelos maiores crimes ambientais cometidos contra a Ria Formosa, poluindo-a, a ponto de pôr em causa a sua sustentabilidade.
Claro que não podemos isentar a própria UE das culpas que lhe cabem neste processo porque apesar das diversas queixas apresentadas e fundamentadas, outros valores mais altos se levantam e a hipócrita UE finge nada se passar.
Desde as analises com os parâmetros das descargas das ETAR de Faro e Olhão, em regra a excederem os limiares definidos para zonas sensíveis e sujeitas a eutrofização, até aos esgotos directos como os que estão na Avenida 5 de Outubro ou no interior do porto de pesca, como causa indirecta da elevada mortalidade dos bivalves. a tudo isso a UE, tal como a Câmara Municipal de Olhão vez ouvidos de mercador.
O ainda presidente de câmara, sempre aldrabão, numa tentativa de enganar o pessoal que vive da Ria Formosa contratou uma empresa para fazer a monitorização da rede de águas pluviais, não nas zonas que são postas em causa, mas sim em zonas de reduzido ou nulo impacto nas descargas directas. No entanto fica na posse de imagens e relatórios que lhe permitem dizer que afinal não há ligação de esgotos à rede de águas pluviais, embora saiba que tal não corresponde à verdade.
E nesta mentira alinham também os vereadores e partidos de uma certa oposição que mais não são do que autenticas muletas do executivo socialista.
Com tanta prosa, porque não questionam os vereadores da oposição as razões da falta de monitorização da rede de águas pluviais nas Avenidas da Republica e Bernardino da Silva ou na Rua da Majuca? Esta´bom de ver que uns e outros não querem resolver o problema da poluição na Ria Formosa.
Então como podem vir a falar de um projecto de sustentabilidade dos recursos, se são eles que promovem a degradação desses mesmos recurso?
PALHAÇOS!

Sem comentários: