sexta-feira, 12 de junho de 2015

RIA FORMOSA: CAMBALACHO PETROLIFERO ESCONDE RISCOS PARA A SAÚDE PUBLICA!

A imagem acima reproduzida, reporta as recomendações de uma Comissão do Parlamento Europeu e foi editada pela Direcção-Geral de Politica Internas, Departamento Temático Politicas Económicas e Cientificas, com o titulo Ambiente, da Saúde Publica e da Segurança Alimentar, datado de JUNHO DE 2011!
O CONTRATO ENTRE O ESTADO E O CONSORCIO FORMADO PELA REPSOL, S.A. E A RWE Dea AG PARA A CONCESSÃO de DIREITOS de PROSPECÇÃO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NA ÁREA DESIGNADA POR LAGOSTA, foi assinado a 21 de Outubro de 2011.
Os partidos que constituem o governo, têm representantes seus no Parlamento Europeu, para alem da presença de um Cherne podre em chefe da càfila, e por isso não podem ou não devem alegar desconhecimento da recomendação.
Dada a extensão dos documentos não os podemos publicar e levar ao conhecimento de todos para que cada um faça o seu juízo sobre o que está em causa com a exploração do gaz de xisto na costa algarvia, ao largo da Ria Formosa.
Mas não podemos deixar de dizer que tendo em conta a recomendação agora revelada, o governo presidido pelo mentiroso do século, deveria no mínimo ter procedido a uma discussão publica, É verdade que sabemos que uma recomendação desta natureza não obriga a nada, apenas abre a porta à discussão e publicação de uma Directiva Comunitária sobre a matéria, o que aliás sobressai da recomendação.
E foi antevendo que essa Directiva pudesse ser publicada que o governo de direita que destroi o País e condena o Povo à miséria, resolveu antecipar-se e celebrar um acordo que só serve os interesses do consorcio explorador, dando migalhas ao Estado e penúria para o povo da Região, ou não tivesse desde logo, implicações para a pesca.
E é a recomendação quem aponta o dedo para uma Reavaliação da Directiva Quadro da Agua, colocando ênfase nas actividades de fraturação e seus possíveis impactos nas águas de superfície, porque se corre o serio risco de as vermos contaminadas!
Mais, a recomendação aponta para a possibilidade e conveniencia da aplicação de substancias químicas tóxicas nos processos de injecção.
Mas aponta também para o interesse na participação do publico num processo de Analise do Ciclo de Vida para se ajuizar os custos benefícios para a sociedade e cidadãos, com reforço do poder de decisão pelos poderes regionais.
Conforme textos anteriores, já vimos que os benefícios para o Estado são ridículos e para o Povo da Região são nulos, com a agravante de não estar assegurada convenientemente a cobertura dos riscos associados à extracção do gaz.
O Povo do Algarve em geral e da Ria Formosa tem de ser ouvido neste processo que logo à partida está inquinada pela falta de uma Avaliação de Impacto Ambiental. É uma obrigação de todos nós a defesa do direito a um Ambiente sadio.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: