terça-feira, 7 de julho de 2015

OLHÃO: UMA CIDADE ABANDONADA!




Por muito que gostemos da nossa cidade, não podemos nem devemos, ficar indiferentes ao estado de abandono que determinadas zonas apresentam e que têm sido a imagem de marca de um executivo, mais virado para os negócios do que para as populações das áreas residenciais.
As imagens reportam o estado de uma praceta, bem perto da Estrada Nacional 125, ali pelas traseiras da Cervejaria Novo Estádio.
No Inverno, e frequente assistirmos à pastagem de cavalos, não sabemos se para facilitar o trabalho da autarquia ou se pelo abandono a quer a mesma a votou. Mas com a chegada da Primavera, e no Verão, os espaços verdes, dão lugar a campos de mini futebol.
Tenho visto ali, alguns miúdos com bons pés, mas é pena que não tenham outro local para o fazer e onde possam mostrar as suas habilidades. Também é verdade que se os pais tivessem outras condições económicas, poderiam ser inscritos naqueles associações criadas para receber os subsídios da Câmara Municipal de Olhão. Só que os pais não têm dinheiro para pagar a taxa de inscrição e menos ainda a mensalidade. Mas está certo, uma autarquia socialista a promover um desporto, pontapé na bola, par algumas elites, que os mais necessitados não foram criados para isso, mas e apenas para trabalhar.
Também é normal verem-se os cãezinhos a fazer as suas necessidades fisiológicas, acompanhados ou não pelos respectivos donos, embora não seja o local mais apropriado. Se nos lembrarmos que noutras paragens, é frequente verem-se pessoas estendidas a desfrutar da frescura dos jardins, aqui não é possível, por motivos óbvios.
Em tempos idos,a Câmara Municipal de Olhão tinha um Viveiro de plantas que forneciam os jardins da cidade. Ainda existe, mas já não funciona como antigamente, porque em seu lugar, apareceram umas empresas, algumas com simpatias na autarquia, que fornecem as plantinhas.
Mas também nesses tempos, podiam ver-se uns arquinhos em ferro ou umas canas cruzadas, para evitar que as pessoas e os animais invadissem os espaços plantados, com flores, diga-se de passagem.
Isto tem a ver com o conceito de zonas verdes que vai na cabeçorra dos nossos autarcas. As árvores em meio urbano têm uma dupla função: refrescar o meio citadino por um lado e filtrar a poluição provocada pelo escape dos carros.
Pensar as zonas verdes pela cor, apostando exclusivamente em relva, de má qualidade, sem tentar embelezar, é o sintoma de que o seu futuro, é o abandono. Foi assim nas diversas áreas verdes existentes pela cidade, excepto os  jardins da Avenida 5 de Outubro, porque esses dão muito no olho.
Nesta praceta, as árvores podem cair com um vendaval ou morrer que não há quem lhes acuda! Não há uma única flor que dê cor e vida à zona. E até o único elemento de parque infantil há muito que está inoperacional.
Olhão é, hoje, uma cidade abandonada!

9 comentários:

Anónimo disse...

Artigo interessante que espelha a verdade em que a nossa terra se encontra, de completo abondono e desleixo, Eu que vivo, aqui ao fundo numa urbanização perto do Bairro dos Pescadores, a erva seca é por todo o lado, será que a Ambiolhão, não terá uns homens para cortar e limpar as ervas secas nos passeios, já para não falar dos dejectos dos cães, os proprietários gostam muito de passea-los, mas a porcaria fica nas calçadas e também a porcaria dos cavalos dos ciganos. Já me desloquei a reclamar à Ambilhão, sim passaram, desinfectaram, mas as ervas secaram mas lá continuam secas.
É verdade, é um verdadeiro desleixo, será que ninguém tem olhos para verificar estas situações, nós também pagamos impostos e não são bem poucos ?

Anónimo disse...

A câmara gastou o dinheiro nas providencias cutelares do camaleão no Farol e Hangares coisa que não lhe diz respeito abrem os olhos Olhanenses.

Anónimo disse...

pior agora é essa cambada de gente que anda ai a colocar comida para animais em tudo o que é canto, se gostam dos animais levem para casa deles, pois as ruas cheiram mal é restos de comida por todo lado a CMO devia multar que coloca restos de comida nas ruas

Anónimo disse...

Moro na Urbanização Custódia Mendes, fica na Rua das Piscinas Municipais, e a porcaria é a mesma. os senhores da AmbiOlhão, só limpam a parte da frente, junto à linha do caminho de ferro é um autêntico matagal, cheio de erva, dejectos dos animais, caminhos pedestres tapados com arbustos, árvores que parecem ser a Torre de Piza, enxames de abelhas e demais porcarias que em nada dignificam os responsáveis pela limpeza da nossa cidade. É simplesmente vergonhoso.

Anónimo disse...

Eu já vi cambada que trabalha na CMO a colocar comida aos animais e ainda não foram multados.

Anónimo disse...

Também moro na Urbanização custódia mendes na última vez que cortaram a relva começaram antes das 7:30 da manhã. Será que isso é legal, um baralho imenso e às 9 horas fazem a pausa para o pequeno almoço. Cortam a relva colocam em saco e depois ficam os sacos amontoados um tempo sem fim à espera que se lembrem de recolher.

sandra paula disse...

o senhor anonimo não come pois os animais também e se estão nas ruas infelizmente é por culpa das bestas que os abandonam quanto aos animais há já muitos esterelizados e ficaria mais bonito se desse a cara e referenciasse os sitios onde há porcaria pois se a nossa associação soubesse até diriamos ás pessoas para não fazerem lixo

Anónimo disse...

também já vi uma senhora a colocar comida(granulado) para os gatos em cima dos bancos no jardim, porque não os leva para casa??????????

sandra paula disse...

volto a dizer não se faça de desentido diga quem é pois já lhe disse que posso falar com as senhoras e explicar que se pode ajudar os animais sem fazer porcarias