segunda-feira, 25 de julho de 2016

RIA FORMOSA: DEMOLIÇÕES APÓS ÉPOCA BALNEAR!

Por varias vezes nos pronunciámos sobre a situação das demolições nas ilhas barreira, cientes de que o problema foi criado por uma decisão política errada e cuja solução só pode ser política.
Para nós, que somos contra as demolições por questões de princípios, fica-nos a sensação de que os interessados, aqueles que vão ficar sem as suas casas, desistiram de lutar ou de que alguém os anda a manipular no sentido de evitar que a contestação saia à rua. Só assim se compreende que nos últimos tempos tenham visitar a região alguns ministros e não se veja qualquer sintoma de descontentamento, a não ser algum melindre pelo facto do ministro que tem a tutela do ambiente e ordenamento não se ter referido às demolições.
No entanto, sabe-se já que o Supremo Tribunal Administrativo se pronunciou, não vendo razões para o congelamento das demolições previstas no Plano da Sociedade Polis, como se pode ver em https://www.publico.pt/local/noticia/camaleao-nao-e-pretexto-para-manter-de-pe-as-casas-clandestinas-da-ilha-do-farol-1729957, noticia do dia 23 do corrente mês.
No dia seguinte, o mesmo jornal, dá conta de novas acções, de conteúdo semelhante, como se pode ver em https://www.publico.pt/local/noticia/camaleao-nao-e-pretexto-para-manter-de-pe-as-casas-clandestinas-da-ilha-do-farol-1729957, e que não deixarão de ter o mesmo resultado.
Tudo indica que finda a época balnear, a Sociedade Polis vai mesmo avançar com as demolições, pelo menos e para já nos núcleos dos Hangares e Farol, porque quanto à Culatra vai ficar em suspenso, até ver.
Entretanto, também sabemos que Sebastião Braz Teixeira vai ser convidado a abandonar a cadeira, sendo substituído por outro demolidor. Sebastião, reconhecido como geólogo, volta às origens, funcionário da ARH, depois de ter assumido o odioso das demolições, quando todos procuram fugir às responsabilidades.
O cargo de presidente da ARH, infelizmente é mais um de nomeação política, e o futuro presidente certamente se irá desculpar com o passado de Valentina Calixto e do Sebastião, quando quem determina as demolições é o POOC, aprovado por Resolução do Conselho de Ministros.
E é ao conselho de ministros, sob proposta do ministro do ambiente e ordenamento, que cabe suspender e proceder à revisão do POOC.
Só que o actual governo, do qual muitos dos seus ministros fizeram parte do governo que aprovou o POOC, não dá sinais de querer alterar o quer que seja, prosseguindo os objectivos anteriormente fixados. E se alguém tiver duvidas, então que consulte a proposta do novo POOC Odeceixe-Vilamoura, que vai no mesmo sentido do POOC da Ria Formosa.
A política é feita da discussão de ideias; pensar-se fazer política com base na amizade, é um erro crasso e enquanto algumas pessoas, por terem certas amizades, pensarem que tudo se resolve, deixando de lutar e ao cuidado do "amigo", podem vir a ter uma forte decepção, dentro de pouco tempo.
Desiludam-se e acordem para a luta.
SEM LUTA, NÃO HÁ VITORIA!
REVOLTEM-SE, PORRA!

12 comentários:

Anónimo disse...

Então tás mesmo a ver o moço pina em convocar manifestações contras as demolições, agora que se recandidatou por iniciativa própria a candidato do ps nas próximas eleições autárquicas.
Ele moço pina tá agarrado de pés e mãos e não pode refilar contar as medidas do governo.
A casinha do pápá essa se calhar vai mudar de local e ficar na mesma na ilha do farol.

Anónimo disse...

Está claro e óbvio que para quem tem casa a render na ilha não interessa " levantar poeira" e fazer "banzé" para chamar a atenção das finanças. Andam calados e mansos a papar o dinheiro saboroso e limpo de impostos. Na semana passada era ver o medo na cara dos "ilhéus" quando lá esteve o casal de fiscalização, mas como só foram em cima dos táxis marítimos,ta-se bem.

Anónimo disse...

Para os amigos, tudo; Para os outros por razões que em muito passa pela mais refinada canalhice, nada de nada.Pior que a mafiosice encapotada na lei é a atitude discriminatória, a atitude prepotente, a cobardia por falta de autoridade moral do agente que a aplica. O melhor da pulhice política e dos seus cães de fila.

Anónimo disse...

"A política é feita a partir de ideias!??" All Correct!Porque, também. Quando " A política é feita a partir de interesses?? E, os interesses são os da MAFIA que domina a política?

Anónimo disse...

As finanças deveriam era de ir ao Farol e aos Hangares para verem quantas casa estão alugadas
sabe bem uns milhares de € nestes meses depois é dizerem que são residentes no inverno,numa destas ilhas pedem 200€ por semana sem recibo.

Anónimo disse...

Onde anda o Parque a Polis e a Policia Marítima, nos Hangares junto a ria está uma casa em obras será que não olhem para terra quando andam a passear de barco agora até sabe bem.

Anónimo disse...

200 irózes só??? o pintor amigo do camaleão leva muito mais.

Anónimo disse...

As casas já deveriam ter vindo abaixo, então não é uma vergonha nesta altura do campeonato certas casas ditas ilegais aparecerem com luz e todas apetrechadas para alugar!!!!Cambada de corrupção!!!!!!!

Anónimo disse...

As finanças deveriam ir ao Farol e aos Hangares para verem quantas casas estão alugadas? Só aí? E na Armona, e na Culatra, e na Praia de Faro e em Tavira e em...etc, etc. Se uns são oportunistas usurpadores, cadé dos outros? Uns podem ocupar, colocar, fazer tudo e mais alguma coisa que ninguém lhes diz ou faz nada ( os amigos, está claro); aos outros ( os que não apanham robalos, nem eirós, nem ameijoas, nem...) basta um balde, uma tábua, uma rede fora do sítio para terem os cães à perna. Moss, alguém deveria de ter um pingo de vergonha, uma nesga de decência, ou então atar uma fateixa ao pescoço e atirar-se ao mar.

Anónimo disse...

No Farol tive uma oferta de 500 euros por semana.

Anónimo disse...

Há, haverá canalha pronta a fazer trabalho sujo. A MAFIA paga principescamente a quem a serve com tostões face aos milhões de lucro.

Anónimo disse...

Será que na Fuzeta, o jardim e piscina do empreendimento Del Mar Village http://www.delmarvillage.pt/site.html é legal? Acontece que o dito jardim e piscina, tudo devidamente murado está construído bem em cima do sapal.