sexta-feira, 15 de julho de 2016

RIA FORMOSA:OS CÃES DA POLICIA MARITIMA

A saga do transporte de cães para as ilhas barreira está para continuar, como o capitão de porto a vir dar explicações da sua atitude, como se pode  ver em http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/cidades/detalhe/animais_so_podem_ser_transportados_em_jaulas.html.
O cão é um animal de companhia, hoje com algumas protecções, não podendo nem devendo ser abandonado pelos donos, existindo neste processo alguma contradição, porque quem queira fruir a praia por uns dias terá de fazer a opção entre o levar o animal ou deixá-lo sozinho em casa, o que equivale a dizer semi-abandonado.
Vem agora o comandante da Policia Marítima alertar para o facto de ser proibida a presença de cães nas praias das ilhas barreira, não se cingindo  problema apenas ao transporte.
É evidente que há situações em que os donos dos animais, mal chegados à praia, os vão retirar das jaulas em que forem transportados, mas depois quem toma conta deles, quem lhes coloca os açaimes? E para quê os colocar se é proibida a sua permanência na praia?
Ainda que existam queixas de veraneantes e dos donos dos barcos, nalguns casos com razão de ser, pelo abandono a que são votados pelos donos, mandaria o bom senso que as regras fossem aplicadas em toda a Ria Formosa e não apenas nestes núcleos. Então e na Praia de Faro como é que fazem?
O capitão de porto tem uma dupla função, integrando ao mesmo tempo e por inerência, uma força de defesa, a Marinha, e outra de segurança a Policia Marítima, ambas fazem parte do aparelho repressivo do Estado, o mesmo que quer pôr termo aos viveiros de ameijoa e demolir as casas nas ilhas barreira.
Na sua dupla função, deve obediência à hierarquia do Estado, cumprindo escrupulosamente as instruções recebidas das instância superiores, sem ajuizar da justeza da aplicação da lei. Ordens, são ordens, não se discutem!
Creio que os nossos leitores já perceberam que tanto as forças de defesa como as de segurança estão ao serviço da classe dominante, uma pequena parte de todo o Povo, para os proteger da grande maioria, objecto da repressão e exploração pelo pequeno magote elitista que se constituiu Poder.
Não podem ou não devem por isso bater palmas a alguém, que mesmo em determinado momento tenha uma atitude correcta, sabendo que na primeira oportunidade ele vai utilizar a razão da força contra a força da razão.
Aos poucos, com pezinhos de lã, este capitão de porto, vai levando a agua ao seu moinho, cumprindo com as instruções de governantes que querem correr com o pessoal da Ria Formosa, demolindo casas e entregando os viveiros aos novos "ocupantes" franceses.
A actuação do capitão de porto traz-nos à memória a actuação do "pide" bom e do "pide" mau, com este a ameaçar com a tortura e o outro fazendo-se amigo, passando a mão pelo ombro, ganhando a confiança para arrancar uma confidência ou confissão.
Quando a esmola é farta, o Povo desconfia, diz o velho ditado popular e por isso as pessoas que vivem de e na Ria Formosa devem ter algumas reservas quanto à "boa vontade" deste senhor, porque lá para o Outono muito provavelmente, mandará os cães sem açaime para desocupar as casas.
Abram os olhos e acordem!

7 comentários:

Anónimo disse...

Então na Praia de Faro como fazem!?? Nada de nada, porque não há cães ( nem um para amostra), talvez outra bicharada...FARO é FARO.

Anónimo disse...

fica a questao os caes tem de ser transportados em contentores? ou podem ser trasnportados com trela e encaime segundo a tableta diz contentores mas por exemplo se eu tiver um sao bernardo ou mesmo um pastor alemao como o levo num contentor?
depois as ilhas sao dominio publico ou seja fora das areas concecionadas qual a lei que me priobe de andar como meu perrito? é certo que temos de ter cuidado com os nossos caes porque por exemplo eu posso ter um cao que nem é agressivo mas ao nao ter encaime a pessoa que vai ao lado acredito que nao va muito confortavel. dai concordar que os caes devem ir em contentores ou com encaime mas agora o que querem é afastar as pessoas da ilha ficando a ilha so para os turistas do hotel que esses nao trazem animais poque o hotel nao permite... ou seja isto esta tudo feito uns com os outros.
mas voltando á mesma tecla entao e acerca das licenças dos viveiros é que ja quase um mes que nao ha licenças validas algum dia é ver os romenos todos apanhar as ameijoas nos viveiros e niguem legalmente pode impedir visto que ja nao é area concessionada com titulo valido....

Anónimo disse...

A Praia de Faro não é uma ilha e os cães chegam da Quinta do Lago pela Praia.

Anónimo disse...

Praticamente toda a população anda mal informada porque a classe politica nunca tomou
as devidas medidas que deveria ter tomado.

Menos de 1% da população incluindo os politicos desconhecem que a Ilha do Farol, os
hangares e a Ilha da Culatra pertencem ao concelho de Faro, mas a nivel de zona de
fiscalização da autoridade maritima pertencem a OLHAO. A ficalização da Praia de Faro
já pertence à Capitania do Porto de Faro. Qual o porque desta situação. No tempo a que
se designava por Fascismo as pessoas eram condenadas sem conhecerem as Leis.

Anónimo disse...

O conjunto de Leis sobre a Ria Formosa foram feitas pelos politicos sem o conhecimento
da quase totalidade da população.As Autarquias da Ria Formosa têm várias Camaras
Municipais que deviam participar na feitura das Leis.E necessário informar a população
que além da Administração Autarquica há um sector poderoso que se chama Assembleias
Municipais, em maioria em alguns casos, em relação à presidencia das camaras e podem
exigir tomadas de posicão e fazer propostas de alteração das Leis. Os partidos que
estão nas assembleias foram eleitos pelo povo e devem ouvir o povo, mesmo os analfabe-
tos e seguirem e linha daqueles que os elegeram para que o fascismo não aumente.

Anónimo disse...

Ainda bem que começou a haver fiscalização sobre os cães porque é uma vergonha o que se passa nas ilhas. Também os bailes deviam ser fiscalizados não é para acabar as 04 horas da manhã e ninguém consegue descansar com o barulho da musica dos bêbados porque esses bailes não servem para outra coisa é bebida e drogas, para quem trabalha logo pela manha custa um bocado, antes os bailes começavam as 22 horas e acabavam as 02 horas isto na Culatra é uma vergonha mas está tudo comprado.

Anónimo disse...

quanto aos bailes é chamar a policia que eles vao lá