quinta-feira, 28 de julho de 2016

RIA FORMOSA:POLICIA MARITIMA AO ATAQUE!

A Policia Marítima da area de Olhão tem andado muito activa em defesa da lei,mas de forma paracial, como se pode ver em http://www.algarveprimeiro.com/d/apanha-de-conquilha-interdita-entre-vila-real-de-santo-antonio-e-quarteira-/13293-1.
Visitada a pagina na internet do IPMA, verifica-se a interdição da apanha da conquilha em todo a costa da Ria Formosa, mal se percebendo porque só a PM de Olhão exerce tal fiscalização e mais ainda a quem ela se dirige, porque só abrange os profissionais da ganchorra, a arte utilizada, mas deixando de fora o veraneante.
A interdição dos bivalves por contaminação com biotóxinas, de acordo com a Lei, tanto afecta os profissionais como os amadores, mas para estes a Policia Marítima não tem olhos, por causa da imagem que pode dar ao turismo.
Por outro lado, a policia Marítima realizou uma acção de fiscalização às embarcações no canal de ligação da Armona à Fuzeta porque aí, a navegabilidade está interdita pelo POOC. POOC esse que também interdita a navegação a modus naúticos a motor com mais de nove metros no canal de ligação da Culatra à Armona, mas onde a Policia Marítima não intervém por se tratar de barcos de turismo, e de tal forma que, embora naquele canal mas defronte da esquadra daquela policia, um iate a motor com mais de trinta metros lá esteve estacionado durante dois dias, talvez transportado por helicopetro.
Tudo aquilo que este capitão de porto vem fazendo em cumprimento do POOC se insere no plano de afastamento dos nativos da Ria Formosa e está para chegar o dia em que a mesma policia, perdendo o charme que tem evidenciado noutras ocasiões, quando se tratar de correr com os moradores e com os viveiristas.
Um olhar atento permite-nos dizer que para servir interesses turísticos ou económicos, está em marcha o plano para expulsão da população nativa, embora se apresente ainda com pezinhos de lã.
O POOC foi  instrumento legislativo que retirou direitos aos nativos para os dar ao sector turístico. Assim foram criadas as zonas onde é interdita a presença da população nativa mas é permitido o uso balnear. Ilha Deserta. da ultima casa da Armona até à Fuzeta, da barra da Fuzeta até à Terra Estreita em Tavira, são dezenas de quilómetros onde os nativos não podem estar e menos ainda exercer qualquer actividade.
Em nome do turismo, se pretende "Requalificar" a frente ribeirinha de Olhão, correndo com os pescadores da pequena pesca artesanal, enxotando-os para um porto de pesca sem o mínimo de condições para albergar as pequenas embarcações.
Em nome do turismo se correm com os moradores para dar lugar à construção de resorts e nos casos onde não têm coragem para tomar a mesma decisão, aguardam que o mar faça o trabalho do camartelo demolidor. De tal forma assim é, que em Tavira se preparam para fazer a terceira intervenção, justa diga-se, mas se esquecem da situação de Cacela Velha e da Culatra em risco de galgamento oceânico, quando faltam apenas dois meses para o próximo equinócio.
É na defesa de investimento francês que se pretende correr com os produtores de ameijoa, para os substituir por uma produção maciça de ostra, susceptível de pôr em causa todo o eco-sistema.
Os moradores da Ria Formosa, os profissionais da  pesca artesanal e os produtores de ameijoa devem unir-se como um só bloco e dar luta contra as medidas deste ou de qualquer outro governo que ponha em causa o modo de vida das populações nativas.
REVOLTEM-SE, PORRA!

6 comentários:

Anónimo disse...

O 25 do povo é quem mais ordena!?Dêem banho ao cão, mó. O que será que a MAFIA mais irá inventar para drogar o rebanho.

Anónimo disse...

Solicito ao Exmo. Comandante GERAL DA pOLICIA MARITIMA que mande aplicar a Lei a todas
as capitanias do Algarve.As infracções que são detectadas em Olhão também o são noutro
sitio. Só não as descrevo porque tenho vergonha. Quero lembrar V. Exa. que em Portugal
todos votamos os ricos e os pobres e os pobres estão convencidos que a aplicação das
Leis também são iguais para todos. Ainda não consegui perceber, por ignorancia, o que
são canais principais, canais secundários e outros canais mas certamente as autorida-
des sabem e podem nos ensinar para que não cometamos irregularidades.Obrigado.

Anónimo disse...

Sr. Governador dp Parque Natural da Ria Formosa o senhor mandou ou autorizou dragagens
em zonas na Ria Formosa e enviou a areia para a ilha do Farol. Uma atitude muito boa
porque a ilha do Farol e a ilha da (Culatra)bem precisavam de areia. Acontece que a
dragagem transformou os canais em canais secundários, quando eram sem classificação.
Hoje todos navegamos por esses canais eu e os meus amigos com motores de certa potencia

O Senhor, que nós saibamos ainda não fez a reclassificação oficial desses canais e por
esse motivo a policia maritima pode nos autuar e com toda a razão. Somos muitos, mas
mesmo muito e gostaríamos de uma explicação. Esperamos e agradecemos.

Anónimo disse...

Mais um Capitão de Porto de Olhão que passa por Olhão e não vê a poluição na Ria Formosa a menos de 100 metros da Capitania do Porto de OLhão no caso do T e a 150 no caso do veneno do esgoto tóxico que TODOS os dias é descarregado na Docapesca, onde essas aguas servem para a lavagem das embarcações e dos apetrechos de pesca.
Mais um Capitão de Porto de Olhão que não vê os yates dos magnatas de Vilamoura fundeados mesmo em frente da Capitania do Porto de OLhão.Pensava que tinha mandado cortar os plátanos com dezenas de anos para ver melhor os infractores na Ria Formosa, mas pelos jeitos as ordens são atacar os filhos de Olhão e deixar os magnatas dos grandes yates à vontade junto com os romemos e ciganos.
Falam muito na defesa da lei mas a lei é cega e só vê de um Olho que é atacar os mais fracos e deixar os ricos à vontade.

Anónimo disse...

A mãe 25 pariu uma democracia zarolha,sem berço de boa educação, quanto mais velha, mais zarolha,incompetente,viciada, corrupta, mafiosa. Inglória ilusão pensar que esta democracia terá cura das deformações congénitas. Desgraça, cada vez mais sentida, se não aparecer uma mãe que gere uma democracia séria, competente,... bem formada. A continuar, chegará o "agora cada um por si" e a seguir a eliminação final de um esforço colectivo.

Anónimo disse...

A família, a carreira!Moss, não apertem com o comandante, tenham dó. Albardar o burro à vontade do fdp político é uma porra de castigo.