quinta-feira, 5 de outubro de 2017

RIA FORMOSA: NO REINO DA MENTIRA!

Olhão Nascente 2012 4 33




1 23 24
Olhão Nascente 2013 8 35




1 23 24
Olhão Nascente 2014 4 30




1 23 24
Olhão Nascente 2015 10 44




1 24 24
Olhão Poente 2012 18 80





13 24
Olhão Poente 2013 12 78





13 24
Olhão Poente 2014 12 82





20 24
Olhão Poente 2015 17 83





18 24

Há uns dias atrás, a associação dita ambiental Quercus, veio manifestar "indignação" pela falta de monitorização das descargas de poluição. Não nos custa nada admitir que tenha alguma razão, mas também não podemos deixar de chamar a atenção para as responsabilidades daquela associação, ao compactuar com o aparelho de estado, omitindo as sucessivas denuncias do que se passa nesta zona da Ria Formosa.
Também não podemos deixar de dizer que o actual secretário de estado do ambiente foi o anterior presidente da Aguas do Algarve, a empresa de capitais públicos, que gere a rede de saneamento em alta em todo o território algarvio. E foi durante a presidência daquele cavalheiro que deixaram de ser publicados os resultados analíticos das descargas dos efluentes das ETAR em todo o Algarve, quando a lei obriga à sua publicação com uma periodicidade quinzenal.
É a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) a entidade licenciadora das ETAR. Esta entidade está dotada de um laboratório de analises de agua e tem todas as condições para verificar dos sucessivos incumprimentos praticados no tratamento das aguas residuais, Mas nada é feito porque tal iria colidir com os interesses de outra parte do mesmo aparelho que integra, e agora ainda com a supervisão do secretário de estado. Não há melhor guarda da vinha que o próprio ladrão!
Há anos que levamos a seguir os resultados analíticos dos efluentes de algumas ETAR, com particular enfâse para as ETAR Poente de Olhão e Nascente de Faro.
Em agosto de 2014 deixaram de ser publicados aqueles resultados. E agora com a mudança de chefias a Aguas do Algarve, a exemplo do que acontece com o resto do aparelho de estado, cada vez mais opaco, alterou o site e vem apresentar os resultados de forma a garantir o incumprimento da legislação nacional e comunitária, mas sem que o comum dos cidadãos possa fiscalizar a qualidade dos efluentes.
O quadro exposto em cima, foi retirado do site da Aguas do Algarve e nele não se consegue ver a quantidade de fosforo e azoto e nos coliformes fecais, diz-se o numero de analises que supostamente estarão em conformidade e o numero total de monitorizações. Muito pouco, quase nada para quem quer saber do que se passa com a poluição na Ria Formosa.
Ainda assim é possível verificar que em cerca de metade das analises ao parâmetro coliformes, no caso da ETAR Poente de Olhão, e desde 2012, estão em incumprimento.
Mas também não se consegue ver o parâmetro Sólidos Suspensos Totais (SST), que no fundo se trata de matéria orgânica em suspensão na efluente, quando este parâmetro é dos mais importantes, não só porque a matéria orgânica é rica em fosforo, como porque a sua presença em quantidades anormais, turva a agua, não deixando passar a radiação solar para as plantas de fundo, a seba, produtoras do oxigénio presente na agua, induzindo-as à sua morte.
A seba tem vindo a desaparecer na Ria Formosa e quem vive da Ria sabe bem da importância que ela tem na vida marinha. A seba é o local de reprodução e protecção de espécies piscícolas juvenis contra a acção de predadores.
Sem a seba, a qualidade das aguas deixa muito a desejar, enquanto fonte de fornecimento do oxigénio, elemento essencial à vida das espécies da Ria Formosa.
Quem vive da Ria Formosa tem o direito de exigir a publicação dos resultados analíticos, o cumprimento das licenças de descarga, se quiser continuar a ter uma Ria cada vez mais Formosa.
NÃO À POLUIÇÃO DA RIA FORMOSA!

4 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo bem porque está ao gosto de todos.
A malta está satisfeita e no dia á dia o comprova!

Anónimo disse...

São todos uma cambada de aldrabões. A c. M. O está cheia de bons meninos, que há alguns anos atrás diziam se grandes revolucionários. Perderam o piu e agora mamam à grande e à francesa ao lado dos pinanço. Agora é que eles vão fazer o que querem. Mamem há vontade que é disto que o meu povo gosta. Não é. Preciso dizer nomes vocês sabem quem são. !!!! Sejam felizes.

Anónimo disse...

Estes comentários de uns poucos invejosos não levarão a nada.
O Presidente António Pina ganhou porque mereceu a confiança dos eleitores não passem atestados
de ignorância aquém votou em António Pina.
O povo é sereno e já não se deixa intimidar!
Votei sempre no Bloco agora não devido há preocupação da destruição da zona onde habite.

Anónimo disse...

E já agora onde é a zona onde "habite" tu?