domingo, 15 de outubro de 2017

"Turistas vão embora"


Ver e reflectir!

https://www.rtp.pt/play/p3988/turistas-vao-embora

 Mesmo tendo em atenção a escala das cidades referidas...
 É este o futuro que se está a preparar para Olhão e para as ilhas barreira?
Os sinais já estão à vista:
-expulsão dos olhanenses e portugueses das suas ilhas e das suas praias (e ainda agora começou!);
- aumentos das rendas e dos custos das casas de habitação que não permitem ao habitante olhanense viver na sua terra;
- empobrecimento das populações que têm que viver com preços de turista (restauração, vestuários,...);
- pescadores e viveiristas para quê? Para o turismo apenas faz falta a prestação de serviços;

- destruição da identidade das populações e das localidades e das suas características originais;

- "alteração do uso designado" ideia já alvitrada há anos e que é o que se pretende fazer quando se acabar com os mercados municipais e transformá-los em qualquer coisa de exploração turística (como já foi feito em Tavira) ou transformá-lo num expositor para turista;

Para além disso:
- destruição ambiental causada pelo excesso de população em trânsito;
- campo propício às intrigas políticas, corrupção e especulação de empresas privadas em detrimento de um bem público que nos pertence;
 - riqueza para alguns, perdas para todos;
- controlo da vida cidade por elementos exteriores que têm poder de decisão;


Centrar a actividade económica da cidade só no sector turístico prejudicando os outros sectores não é certamente uma boa política. Poderá ser uma boa opção, quando se faz uma gestão tendo em conta os recursos da cidade e os interesses dos seus habitantes. Será uma catástrofe, quando se pensa apenas nos interesses de quem lucra com as decisões políticas que são tomadas.

9 comentários:

Anónimo disse...

- pescadores e viveiristas para quê? Para o turismo apenas faz falta a prestação de serviços; Só questão de tempo, não muito. Sejam felizes.

Anónimo disse...

Votaram a favor do Pina. Agora sofram as consequências! Burros de merda!

Anónimo disse...

Não é por falta de alerta, de análise, de informação divulgada, de diálogo e esclarecimento... infelizmente reina o hábito de idolatrar líderes populistas, imagens e aparências pondo de lado os conteúdos, de acreditar em desmentidos manipuladores daquilo que é mais que óbvio (aconteceu com o Sócrates e acontecerá com todos os políticos da manha). Ou será que os olhanenses preferem ver olhão "como era" nos retratos e deixar a realidade e todos os recursos da terra serem vendidos e vividos por quem pode e manda? Já o fizeram em Quarteira, Albufeira, Portimão e tantos destinos conhecidos... Móce! Acordem!!!

Anónimo disse...

que vida tem essas pessoas que trabalham na hotelaria ,não existe sábados domingos dias noites turnos etc ,passam pela vida sem poderem usufruir de nada,e são criados dos estrangeiros,arranjem trabalho para as pessoas viverem a vida com dignidade. não ao turismo,

Anónimo disse...

Estou preocupado com a nossa amiga Lima nunca mais escreveu nada. Será que o pina já lhe pagou a dívida?

Anónimo disse...

moss montanheiros e sabichões de merda. vocês não querem ir brincar ao sim city?

Anónimo disse...

Agora o passo seguinte é acabar com as praças!!! Vai preparar-se um sentido único, para correr com o pessoal do campo e com os clientes do mercado. Para depois os mercados ficarem para uns quantos mamões fazerem mais uns restaurantes . Depois correm com o pessoal dai para outro sítio onde poderão morrer à fome. Votaram charinguem-se. Quando saírem daí acaba-se a compra de peixe à escapa é um vê se te havias.

Unknown disse...

Olá. Estou bem e vivendo cada dia.O Pina óbviamente não me pagou, preferiu dar esse dinheiro como donativo ao pároco de Quelfes.Chama-se a isso descargo de consciência ou melhor ainda;o diabo comprou umas asas de anjo ao padre para estar preparado e ganhar um lugar no céu!
Este anjo não plantou só 1 divida na minha vida, plantou muito mais e por isso estou aguardando tranquilamente a tal lei da causa-efeito ou em alternativa o retorno.
Obrigado a todos que me continuam a apoiar.Obrigado a si também.T. N.

Atento disse...

turismo só serve alguns poderosos.