quarta-feira, 11 de outubro de 2017

RIA FORMOSA: O REGRESSO DAS DEMOLIÇÕES

Na ressaca das ultimas demolições, e gastando mais dinheiro em providências cautelares que já se sabiam condenadas ao fracasso, julgavam os moradores dos núcleos do Farol e dos Hangares da Ilha da Culatra que podiam dormir descansados.
A mobilização para a defesa das casas naquela altura foi nula ou quase, permitindo à Sociedade Polis, agora em liquidação, proceder às demolições. Ficaram de fora 22 casas.
Mas agora sabemos que dessas 22, 16 já estão de malas aviadas para a demolição que se segue dentro de momentos, perante o silêncio comprometedor de quem prometeu opor-se às demolições.
Devemos recordar que em determinado momento, o actual ministro do ambiente e autor dos estudos para a elaboração do POOC, afirmou que nos próximos três anos não haveria mais demolições, passando a analisar caso a caso.
Depois disso veio o defensor dos camaleões pronunciar-se pela necessidade de se proceder a algumas demolições, que não a sua casinha e a dos comparsas. 
Uma a uma, a verdade é que as casas vão sendo, paulatinamente, demolidas até não sobrar uma para mais tarde recordar.
Num passado recente a figura de demolidor era atribuída a Sebastião Braz Teixeira. E agora quem será o demolidor, uma vez que o Sebastião já não está na Polis? Não será o Pina, que fez questão de representar as autarquias naquela sociedade?
E porque não foi divulgado antes, quando já se sabia que isto ia acontecer? por causa das eleições?
Estando programada a tomada de posse administrativa das casas, ela foi adiada para não ter impacto nas eleições, numa clara ingerência das entidades publicas num processo eleitoral quando se deviam manter neutras e imparciais.
Durante os últimos meses que antecederam as eleições, assistimos ao desfilar de membros do governo, tudo prometendo e pouco fazendo para resolver os problemas das populações, com o fito único de beneficiar os candidatos do seu partido.
Passado o período eleitoral eis que vem agora as medidas que muitos já julgavam enterradas ou ultrapassadas. Quem votou acreditando que o reforço do partido no Poder lhes poderia trazer vantagens desengane-se porque aquele reforço apenas serviu para que os detentores do Poder afirmem a sua legitimidade concedida pelo voto popular para procederem de acordo com as suas conveniências.
Que esperavam?
CONTRA AS DEMOLIÇÕES!

5 comentários:

Anónimo disse...

Temos que respeitar os votos do povo pois é ele quem mais ordena a culpa não é do Presidente é de quem votou nele.

Anónimo disse...

Quem acreditou que não haveria mais demolições de casas nas ilhas barreira da Ria Formosa foram muitos daqueles que deram a maioria absolutissíma ao Pina no dia 1 de Outubro. Alguns destes, não sei se muitos, com casas nestas ilhas barreiras iludidos que foram pelas promessas daqueles que anteriormente às eleições procederam a demolição de casas, assim aconteceu nos hangares e no farol, e assim acontecerá no futuro. Quando tal acontecer já será tarde de mais.

O Pinazinha, agora vogal do Conselho de Administração da Sociedade Polis, faltou a duas reuniões deste órgão onde se discutiria a problemática das demolições. O mau do outro Conselho de administração da Polis foi demitido, segundo se diz, porque agia à margem das determinações do Ministro do Ambiente. E agora este conselho de Administração age sobre as ordens de quem? Do Ministro do Ambiente. Mas não foi este Ministro que então disse, prometeu, que nos próximos 3 anos não ocorreriam mais demolições. Mas não foi também este mesmo ministro que disse que a haver mais algumas demolições seriam estas analisadas caso a caso. Alguém acredita nesta demagogia? As eleições já foram. O que resta à população das ilhas é estarem alerta e disponíveis para a luta contra as demolições, porque estas ainda não terminaram.

Anónimo disse...

entao o pina 2 dias antes das eleicoes começa as obras nas rampas e depois das eleicoes nunca mais tocou naquilo? foi mesmo so para ganhar os votos dos carneiros dos ilheus que dizem viver nas ilhas e que a casa das ilhas farenses é de primeira habitacao mas depois votam em olhao ou seja residem em faro mas votam cá ,mas o que é certo é que no domingo la forma os carneiros em rebanho votar a favor do pastor

Atento disse...

O que está a acontecer na Ria For,mosa é o mesmo que está a acontecer em Grândola na Herdade da Comporta onde os ricos e poderosos fazem tudo o que querem nem sequer respeitam o POOC e a Rede Natura 2000.

Anónimo disse...

Quando começarem as demolições quero ver onde anda o lezinho e a Vanessa??? Só em olhão! !!! Tristezas.