domingo, 17 de dezembro de 2017

OLHÃO: OBRAS DA ESCOLA Nº 5 EMPERRADAS PORQUÊ?

Em período de pré campanha eleitoral, o recandidato e actual presidente da câmara municipal de Olhão, apresentou como sua bandeira, uma intervenção na Escola nº 5.
As aulas começaram, agora com os alunos do primeiro ciclo enclausurados em contentores estacionados na Escola Paula Nogueira, mas das obras na Escola nº 5, nem vê-las.
A intervenção na Escola nº 5 foi pensada para se realizar no âmbito do CRESC Algarve 2020, apresentada em Dezembro de 2015, aprovada em Novembro de 2016, com prazo de conclusão previsto para Dezembro de 2018 e com uma estimativa de custos de 1.903.666,00 euros, dos quais a Câmara Municipal de Olhão comparticiparia com metade e a outra seria de fundos comunitários,.
A "nova" escola ficaria com nove salas para o 1º ciclo, um sala de multideficiência, uma sala de professores, uma biblioteca, espaço polivalente, cozinha e refeitório.
No seu timbre habitual, o presidente vem referir-se àquela escola como sendo do Estado Novo, como se o Estado Velho do seu partido tivesse construído alguma escola do 1º ciclo no concelho.
Ora, para apresentar uma estimativa de custos, junto da candidatura, é porque o presidente já tinha uma ideia, senão um projecto para a execução da obra.
Certo é que um ano depois de aprovada a candidatura aos fundos comunitários, tudo continua na mesma, ficando a sensação, muito provável, de que afinal as intenções do presidente se resumiam a ter matéria para a campanha eleitoral e pouco se importando com a situação das crianças que frequentam aquele espaço escolar.
Mas o que importa é tentar perceber as razões que levam a que as crianças do 1º ciclo da Paula Nogueira, sejam sujeitas ao frio e calor, não diremos extremos mas intensos, porque as obras não avançam por estarem emperradas.
Mas emperradas porquê, quando se sabe que o presidente da autarquia, já veio pedir para ser anulada a autorização para contrair o empréstimo com os quais iria fazer as obras da Escola nº 5?
Cabe ao presidente da câmara explicar aos pais dos alunos as razões de tamanho atraso, até porque pelo andar da carruagem, nem no final de 2018, a escola estará pronta

Sem comentários: