(imagens surripiadas da pagina do SOS Ria Formosa)
sábado, 31 de março de 2018
RIA FORMOSA: NEGLIGÊNCIA CRIMINOSA?
(imagens surripiadas da pagina do SOS Ria Formosa)
quinta-feira, 29 de março de 2018
OLHÃO: SABUJOS!
quarta-feira, 28 de março de 2018
OLHÃO. ROUBAR A UNS PARA DAR AOS AMIGOS!
terça-feira, 27 de março de 2018
OLHÃO: DRAGA PERDIDA, DRAGA ACHADA, DRAGA DESTRUÍDA! E OS DESTROÇOS?
segunda-feira, 26 de março de 2018
RIA FORMOSA: O QUE PREPARA O PODER POLITICO?
domingo, 25 de março de 2018
OLHÃO: COM ESTA JUSTIÇA, NÃO CHEGAMOS A LADO ALGUM!
sábado, 24 de março de 2018
OLHÃO: QUE RICA IPSS
sexta-feira, 23 de março de 2018
OLHÃO: DEMOLIÇÕES NA ILHA DA ARMONA
quinta-feira, 22 de março de 2018
Dia Mundial da Agua: Criminosos Impunes em Olhão!
Hoje é Dia Mundial da Agua e é este o cenário da qualidade da Agua na Ria Formosa no Concelho de Olhão!
Esgoto do T situado ao pé das bilheteiras para apanhar o barco da carreira para as Ilhas da Armona Culatra e Farol.
Este esgoto situa-se na Zona Ribeirinha de Olhão onde António Pina, com o apoio do Ministro do Ambiente, vai gastar cerca de 2 milhões de € do Programa Polis Ria Formosa para destruir o Jardim Patrão Joaquim Lopes, destruir dezenas de árvores cinquentenárias,destruir e alterar a fisionomia dos canteiros destruir o café dos Patinhos e até destruir e acabar de vez ,com um dos poucos parques infantis de Olhão.
O curioso que esta bandidagem no poder não diz, é que o Programa Polis Ria Formosa é um programa para a renaturalização da Ria Formosa, e o Ministro do Ambiente vai dar 2 milhões para destruir o passado histórico de Olhão, mas a grande cloaca de Olhão que é o esgoto do T vai continuar a envenenar as super protegidas aguas do Parque Natural da Ria Formosa as Aguas de Producção de Bivalves as aguas de produção de Sal Tradicional e de Flor de sal onde não pode haver poluição num raio de 500 metros.
Porque razão o Programa Polis Ria Formosa gasta mais de 87.5 milhões de €, mas desse dinheiro TODO NEM UM só Cêntimo é gasto para eliminar de vez as fontes poluidoras da Ria Formosa que são os esgotos da CMOlhão.
Triste muito triste é o comportamento de TODAS as autoridades que nada fazem mesmo sabendo dos crimes diários que António Pina, comente ao emitir esgotos da CMOlhão sem qualquer tratamento, nas aguas da Super protegida Ria Formosa violando diariamente a Lei da água e a Lei das aguas conquícolas!
Porque será que a Directora do Parque Natural da Ria Formosa não actua?
Porque será que a ASAE não actua? Não está em jogo a segurança alimentar?
Porque será que o Delegado de Saude Publica não actua, será que não sabe a quantidade de diarreias que sistematicamente as pessoas apanham, quando comem bivalves contaminados apanhados em Zonas C pois no Concelho de OLhão duas Zonas passaram de B para Zona C devido ao elevado Nº de Coliformes fecais analisados pelos cientistas do IPMA na carne dos bivalves.
Será que é preciso morrer alguém para tomarem medidas, será que sabem que esse esgoto do T corre a 50 metros da sede do IPMA em Olhão a 70 metros da Capitania do Porto de Olhão e a 100 metros da sede do SEPNA em Olhão?
Outra das fontes poluidora das mesma agua na Mesma Zona onde a DGRM interditou a apanha e comercialização de Bivalves fica situado no Porto de Recreio concessionado o ano passado à empresa Verbos do Cais,conforme se pode ver na foto,esse esgoto assassino situa-se no Pontão mesmo em frente à esquadra da PSP.
Será que pode haver descarga de esgotos sem qualquer tratamento nos Portos de Recreio?
Quando acaba esta vergonha que tanto envergonha os filhos de Olhão?
Onde foram gastos as bateladas de milhões que chegaram para Olhão fazer o saneamento básico, se esses esgotos continuam a envenenar as aguas da Ria Formosa destruindo a fauna e a flora e toda a actividade económica ligada à Ria Formosa?
Quando deixam de ser impunes esses criminosos, que destroem um bem de toda a comunidade olhanense e não só?
Pela parte dos autores do Olhão Livre, continuaremos a denunciar e alertar, TODAS as autoridades Todos os Governantes ,e todos os cidadãos para esta triste realidade ocultada pela comunicação social!
OLHÃO: CÁ COMO LÁ, ESTAMOS NAS MÃOS DE VIGARISTAS POLITICOS
quarta-feira, 21 de março de 2018
OLHÃO: VÃO MESMO AVANÇAR COM AS OBRAS DA FRENTE RIBEIRINHA?
terça-feira, 20 de março de 2018
OLHÃO: TUDO MENTIRA OU QUASE TUDO VERDADE?
segunda-feira, 19 de março de 2018
OLHÃO: QUE GRANDES CONTRATAÇÕES!
A contratação de Luís Gomes visa a substituição do professor Pardal, apresentado como o grande mestre que viria revolucionar Olhão e que no final de mandato foi despachado para outras paragens.
O que então criticávamos e continuamos a criticar, é o facto de um ex-titular de cargo político não cumprir um período de nojo em relação à administração publica, usando dos conhecimentos e influências para se servir daquela administração, obtendo contratos onde poderá vir a ganhar mais do que ganhava no exercício do cargo que ocupava.
Pois bem, o engenheiro Luís Gomes vai a todas e já está a trabalhar para a Câmara de Faro, conforme as imagens do contrato que a seguir publicamos
Os políticos, eleitos ou não, são para servirem e não para se servirem da política para enriquecer à custa do Povo.
A concretizar-se o contrato de Luís Gomes com a Câmara Municipal de Olhão, somado ao presente contrato, ele ficará a ganhar seis mil euros mensais acrescidos de IVA, obviamente um valor superior ao vencimento de presidente da Câmara, sem ter horários ou responsabilidades.
E tratando-se de um contrato de consultadoria, que não de concepção ou de execução, estamos perante uma função que se limita a aconselhamento, à expressão de uma ideia, quando os serviços autárquicos já têm engenheiros e arquitectos que bem podem fazer tal serviço. E se não têm, é precisamente para abrir portas a este tipo de contratação.
Fora desse contexto, um tal contrato, é um contrato político e nada mais do que isso! Favor se paga com favor, e não foi por acaso que setenta processos de obras foram analisados em Vila Real por tuta e meia. Há que retribuir generosamente!
domingo, 18 de março de 2018
OLHÃO: PASSO A PASSO, LIQUIDAM-SE OS MERCADOS!
Das duas uma, ou o pessoal admitido é contratado e como tal deveria estar publicado no portal Base, ou fazem integram o quadro de pessoal que deveria estar publicado no site da empresa.
Poderão alguns dizer que é uma questão menor, esquecendo que a este súbito aumento de funcionários da Mercados de Olhão, corresponde um aumento de custos de funcionamento, que necessariamente induzirão ao aumento das taxas dos operadores, que já não estão tão bem como isso tudo.
E nem falamos da cobrança das taxas das esplanadas, que essas ficarão por conta da Policia Municipal a criar, o que poderá levar ao encerramento de muitos estabelecimentos, tal o exagero delas.
Assim, pé ante pé, passo a passo se vão liquidando os Mercados, até à sua completa conversão para fins turísticos. Depois não se queixem que não foram avisados!
sábado, 17 de março de 2018
FUZETA/MONCARAPACHO: FUNERAIS ADIADOS POR FALTA DE COVEIRO!
Desde a unificação das Freguesias de Fuzeta com Moncarapacho que os cemitérios destas duas povoações apenas têm um coveiro para a realização das cerimónias fúnebres de ambos.
Obviamente que se trata de mera redução de custos com pessoal o que neste caso se traduz numa poupança irrisória equivalente ao salário mínimo nacional.
Não há dinheiro para coveiros mas depois arranjam dinheiro para festas, romarias, contratações avulsas e outras diversões, sem o mínimo respeito pela dor, pelo sofrimento das pessoas.
Não que as famílias tenham pressa em se despedir dos seus entes queridos, mas é perceptivel que o adiamento de um funeral, arrastando por mais algum tempo, prolonga o sofrimento das famílias.
Poderão dizer que a responsabilidade, e é da Junta de Freguesia, mas a Câmara Municipal não está isenta de culpas. Ela tem um pape importante na gestão dos problemas do concelho e este é grave, quanto baste.
quinta-feira, 15 de março de 2018
RIA FORMOSA: MINISTRO TRAPALHÃO E SOVINA!
No vídeo que se segue e referindo-se à Praia de Faro o trapalhão do ministro vem dizer que o cordão dunar da Praia de Faro está em optimas condições depois de demolidas as casas.
https://www.facebook.com/mvpFaro/videos/357443704760924/?t=24
Ora o ministro não sabe o que diz nem diz o que sabe. Será que alguém lhe soprou aos ouvidos o que seria conveniente dizer, apesar de se saber ser mentira?
Os ilhotes, em Olhão, onde demoliram casas não melhoraram em nada, a não ser pelo aspecto visual; o cordão dunar da Fuzeta, sem casas, foi completamente varrido; e Cacela? Ver a imagem seguinte:
Aqui também não havia casas e agora não há cordão dunar e nem Ria. Não são então as casas o mal do cordão dunar. Mas para aqui, o trapalhão e sovina ministro nem os 250.000 quer gastar, condenando uma pequena comunidade que vivia da produção de bivalves. Cacela é dos poucos pontos do Algarve que ainda conservam as suas características naturais mas que os grandes interesses turísticos querem abocanhar e destruir. Essa é a razão porque o traste do ministro se recusa a fazer qualquer intervenção. Trazer a areia para junto das arribas e criar mais uma praia urbana, tão apetecível. Canalha!
Para fazer regressar todo o cordão dunar ao seu aspecto normal será preciso muito mais do que mudar a areia da direita para a esquerda, como diz o ministro, e isso não se faz com as verbas que o sovina do ministro vem anunciar. Claro que se refugia na necessidade do visto do TC, omitindo que há intervenções de emergência que não são compatíveis com a morosidade de certos procedimentos, e de tal forma assim é que quando foi do caso do encerramento/abertura da barra da Fuzeta se passou por cima de todos eles.
O ministro nem para trapalhão tem jeito; mal abre a boca e logo diz asneiras imediatamente desmentidas.
Haja paciência para aturar tanta bandidagem!
quarta-feira, 14 de março de 2018
RIA FORMOSA: POLITICOS DE MERDA!
terça-feira, 13 de março de 2018
RIA FORMOSA: ESTADO DESTRUIDOR!
Em 2011, demos a conhecer a algum publico presente, uma solução que não sendo nossa, adoptámos por vermos nela a possibilidade de evitar males maiores. Estamos a falar dos recifes multi funcionais em mangas de geo-têxteis. E de tal forma assim foi, que em Janeiro de 2015, ainda estava no poder o Passos Coelho, publicávamos o texto que pode ser lido em http://olhaolivre.blogspot.pt/2015/01/ria-formosa-mina-maltratada.html, e onde era feita a apresentação de um publicação da Revista da Ordem dos Engenheiros, a Ingemnium. Ali se pode ver como há um modelo cientifico para a colocação dos tais recifes que alteram a energia das ondas, fazendo-as rebentar na massa de agua e espraiando-as na costa, fazendo com que aumente as praias tanto em altura como em largura.
Também se mostra como o mesmo tipo de mangas podem utilizadas para reforço do cordão dunar, enchendo-as e cobrindo-as com dragados e posteriormente plantada vegetação autóctone.
Acreditamos que muitas das pessoas não falam nisto por desconhecimento, apostando em pedir intervenções constantes quando afinal é possível resolver o problema de forma mais simples e duradoura.
Devemos dizer que este tipo de intervenção, segundo dados de monitorizações feitas onde foram realizadas, permite o crescimento das praias entre os 2,6 e os 7,4 metros/ano. E é uma prática muito corrente do que aquilo que se possa pensar, já que é utilizada em muitos sítios para a criação de ondas para o surf.
Mais, dada a natureza dos sacos, com as algas a agarrar-se, eles acabam por se tornar em autênticos bancos de biodiversidade, onde os peixes vão procurar abrigo e alimento.
Praia de Faro, Ilha da Culatra, Armona, Barril ou Península de Cacela bem podiam ser objecto de intervenções deste tipo com muitas vantagens. Assim haja vontade política de construir em lugar de destruir.
segunda-feira, 12 de março de 2018
RIA FORMOSA: FOI O FELIX E VEM A GESSICA E O MATOS FERNANDES!
sábado, 10 de março de 2018
RIA FORMOSA: DRAGA DESAPARECIDA, DRAGA ACHADA!
sexta-feira, 9 de março de 2018
RIA FORMOSA: QUE FUTURO PARA A PRODUÇÃO DE BIVALVES?
quinta-feira, 8 de março de 2018
RIA FORMOSA: DRAGA DESAPARECIDA!
quarta-feira, 7 de março de 2018
RIA FORMOSA À BEIRA DO COLAPSO!
terça-feira, 6 de março de 2018
RIA FORMOSA EM RISCO TOTAL!
segunda-feira, 5 de março de 2018
RIA FORMOSA: MAIS UMA TRETA SOBRE AS ETAR PARA CONTINUAR A POLUIR!
domingo, 4 de março de 2018
ALGARVE: SAÚDE EM RISCO!
sábado, 3 de março de 2018
RIA FORMOSA: VAMOS À LUTA!
sexta-feira, 2 de março de 2018
RIA FORMOSA: MINISTRO DO AMBIENTE, DEMITA-SE!
O ministro do ambiente, João Matos Fernandes, se tivesse vergonha na cara demitia-se, porque tem muitas culpas no cartório do estado do ambiente no nosso País.
quinta-feira, 1 de março de 2018
Mar galga a Praia de Faro, enquanto o Ministro do Ambinete gasta dinheiro em destruir casas dos pés descalços, no lado da Ria Formosa na ILha do Farol.
Neste momento o mar galga a Praia de Faro chegando à Ria Formosa, como se pode ver neste video de Augusta Pudim Gonçalves.https://www.facebook.com/augustapudim.goncalves/videos/1715311591822876/.
Porque razão o Ministro do Ambiente diz que as casas da Ilha do Farol e dos Hangares,situadas no lado da Ria, é que correm risco. se os galgamento acontecem do lado do mar para a Ria Formosa na Praia de Faro?
Não serão as casas da Praia de faro que estão em risco?
Não será o próprio aeroporto internacional de Faro que está em risco uma vez que se encontra bem no enfiamento desses galgamentos que estão a acontecer hoje na Praia de Faro e que já tem acontecido várias vezes?
Porque razão mente o Ministro do Ambiente a ao afirmar que quer defender as pessoas se nas ultimas dezenas de anos não houve um só galgamento na Ilha do Farol e Hangares.
Porque razão o Ministro do Ambiente manda recrutar mais de 80 policias marítimos para defender os novos nazis que foram marcar a azul as casas das pessoas na Ilha do farol e Hangares?
Porque razão esses agentes da P.M. continuam de prevenção para defender as máquinas de demolição da empresa que tem adjudicado quase todas as obras do Polis, que por mero acaso é a mesma empresa que levou anos a dragar a areia da Ria Formosa, para trazer para terra para vender às centrais de betão e empresas de construção civil?
Não será essa empresa que com o consentimento das autoridades, é a culpada de haver falta de areia na Ria Formosa?
Não é essa empresa que devido às dragagens na Zona do Mar Santo e Barra Faro /Olhão, é grande culpada das instalações do Salva Vidas do ISN na ILKha do farol, estarem no ar por falta de areia e por isso o estado teve de transferir o ISN para Olhão, ficando os agentes do Salva Vidas a 6 milhas da Barra Faro/ Olhão quando os Salva Vidas e as respectivas tripulações deviam estar perto da Barra, para garantir um rápido socorro?
Ou o que faz mal à Ria Formosa, são essas casas dos pés descalços da Ilha do Farol e Hangares, quando os Donos Disso Tudo continuam com as suas casas e mansões, na Ilha do Farol e na Praia de Faro.
Os 87 milhões do Polis Ria Formosa, vindos da União Europeia, serviram afinal para quê? Renaturalizar a Ria Formosa? Ou encher os bolsos de alguns?