sábado, 3 de março de 2018

RIA FORMOSA: VAMOS À LUTA!

Nada acontece por mero acaso no que toca às decisões políticas. Se alguém acreditou que a Polis estava de boa fé ao levar mês e meio para tomar a posse administrativa das casas nos núcleos do Farol e dos Hangares, desengane-se!
Para quem acompanha estas coisas, sabe que em Março e Setembro se dão os equinócios e com eles vêm as maiores marés do ano. Sabem também que é no mês de Março que se conjugam as piores condições climatéricas para as ilhas barreira, ao coincidir o preia-mar com situações de vendaval. Ao fixar a data das demolições para o final de Fevereiro, todos as entidades publicas envolvidas, sabiam que durante o equinócio poderia, como veio a acontecer, aquela conjugação, substituindo-se o mar ao camartelo demolidor.
Pelo meio, o criminoso ministro do ambiente, ao ser questionado na comissão parlamentar de ambiente, dizia que iria estar atento a novas situações de risco, preparando o terreno para nova fase de demolições. E a verdade é que o mar entrou pela ilha adentro e as autoridades registaram as imagens, estando agora em condições de redesenhar a segunda fase. Portanto aqueles que se julgam a salvo da violência demolidora de um Estado de má fé que se cuidem; ou lutam ou também irão na virada.
Mas há questões que só ao de leve têm sido afloradas, para evitar melindres políticos, esquecendo que só a verdade é revolucionária.
Ao mesmo tempo que os principais partidos, PS e PSD, manifestam a sua sanha demolidora contra os pé rapados das ilhas barreira, omitem premeditadamente crimes praticados por pessoas com responsabilidades naqueles partidos.
Assim, David Santos, líder da distrital laranja, construiu um prédio de cinco pisos na Praia de Faro. É certo que aquela área foi desafectada do Domínio Publico Marítimo e concessionada à Câmara Municipal de Faro, constituindo na mesma Servidão Administrativa, pelo que seria exigível um Titulo de Utilização que não foi emitido, estando por isso ilegal.
Do lado do PS, Luís Coelho, ex-presidente da Câmara Municipal de Faro e membro destacado da estrutura socialista no Algarve construiu um empreendimento em terrenos que são do Estado, estão em Domínio Publico marítimo e sem qualquer Titulo de Utilização, estando também ilegal.
Reparem os nossos leitores que pelo facto de estes cavalheiros terem obtido uma autorização indevida das câmaras municipais, não significa que as construções estejam legais, já que tinham de estar munidos previamente de um titulo de utilização.
E porque temos sido governados por duas famílias político-corruptas, foi dada a oportunidade de regularizar as situações através da emissão de um titulo de utilização para situações não tituladas, que nem assim requereram.
Ora essas construções estão tão ilegais quanto as casas nas ilhas, o que retira toda a moral ao poder executivo para ordenar o processo de demolições em curso. Nem moral, nem jurídica, já que a Constituição da Republica Portuguesa e o Código de Procedimento Administrativo asseguram a igualdade de tratamento da administração para com o cidadão, o que não tem acontecido.
Infelizmente um bando de oportunistas que não conseguem despir as camisolas partidárias, tem vindo a omitir a violação da Constituição, para não melindrar os seus pares.
Aos moradores das ilhas barreira não lhes resta outra alternativa senão lutar por todos os meios contra as manobras político partidárias, sob pena de a breve prazo verem também eles as suas casas demolidas, sem dó nem piedade.
Felizmente ainda há quem resista e queira lutar, mas precisam do apoio de todos e não se pense que o que está em causa sejam apenas as casas mas toda a Ria Formosa, já que o vendaval veio pôr a nu a fragilidade de todo o cordão dunar. Farol e Hangares precisam, mas também Cacela e Faro precisam que seja definida, ainda que tardiamente. uma política de defesa e combate à erosão costeira.
LUTAR! LUTAR ATÉ AO FIM! 
  

8 comentários:

Anónimo disse...

Barbudo nem que ladras uma vida inteira as casas vão abaixo e manada

Anónimo disse...

A Joaninha agora anda disfarçada no FB e a fazer-se de vitima, a casinha dos pais e do amiguinho ficou de pé.

Anónimo disse...

Feios porcos e maus os calhaus com olhos.

Anónimo disse...

Não houve tempo para denunciar a zona da construção do Luís Coelho srº Terramoto?
Mas que grande democrata do BE!

a.terra disse...

Ao comentador do dia 6 de Março devo dizer-lhe que o assunto já está no Tribunal Administrativo, mas como sabe quando estão em causa políticos, a Justiça tarda!Essa e outras.
Quero ainda dizer-lhe que nada me liga ao BE.

Anónimo disse...

ó xafalho do dia 6 de Março se sabes do caso do coelho porque não denuncias-te tu?

Anónimo disse...

Tenho a informar todos os moradores da Quinta do João de Ourém que o julgamento está marcado para o dia 9 de Março em Loulé só não sei a hora.
Apareçam para defender as vossas habitações os notários não aceitam inscrições de venda há muito tempo só nos prédios que conheço são 6 com problemas nas vendas.

Anónimo disse...

Xafalho não se escreve com "X " mas assim CHANFALHO.
O mesmo que dizer faca que não corta mas brevemente iremos aceitar inscrições para o curso de analfabetos com cultura.
"Olhão madrinha do povo madrasta é que não"
Drº João de Deus de Almeida Albuquerque