terça-feira, 11 de dezembro de 2018

OLHÃO: AS NOVAS CONTRATAÇÕES DA CÂMARA

Entre os dias seis e dez do corrente mês, a Câmara Municipal de Olhão contratou oito novos prestadores de serviços de carácter geral, por seis meses e com o vencimento mensal de 900 euros acrescidos de IVA. 
Não estando em causa as pessoas escolhidas, está no entanto a forma como se contrata porque se os postos de trabalho existem de forma permanente, deveriam ser preenchidos de forma permanente. A contratação avulso, sem concurso e a termo certo, é uma forma de precariedade que deveria ser banida em toda administração publica.
No fundo, a autarquia, por mais que se diga socialista ou social democrata, executa políticas neo-liberais, com as quais pretende "domesticar" os seus trabalhadores, ameaçando-os se for caso disso com o despedimento no final de contrato.
A manutenção em alta das taxas e impostos municipais, servem como mel na sopa para a contratação de quem muito bem querem e entendem sem a necessidade de justificar a forma como gastam o dinheiro que nos é extorquido. Basta olhar para a teia de assessores, consultores, membros do gabinete de apoio à presidência, propagandistas e outros que tais.
No caso do IMI, veja-se a evolução do orçamento da autarquia nos últimos quatro anos para se ver como tem crescido, mas o presidente não vê nisso condições para baixar a carga fiscal sobre as taxas e impostos, nomeadamente o IMI. Os nossos leitores se tiverem uma casa hipotecada, a partir de algum tempo têm de pagar IMI, mas se a perderem a favor do banco, este fica isento do pagamento daquele imposto. Afinal o IMI incide sobre a casa ou sobre o titular? Dar ao banco para roubar aos munícipes, essa é a questão.
Os munícipes olhanenses têm de perceber que a criação de impostos ou o seu aumento para gastos supérfluos, seja na administração central, regional ou local, as tais gordurinhas do Estado, aliados às parcerias publico privadas e o assumir da divida da banca falida, vão a breve trecho ter consequências nefastas no rendimento disponível, empobrecendo-os cada vez mais.
Todos devem colocar os olhos nas recentes manifestações em França e aprender alguma coisa com elas. Por mais que tentem dizer que é uma luta contra o aumento dos combustíveis, como forma de denegrir a luta, a verdade é que eles estão lutando por melhores condições de vida. 
E por cá? Alguém quer lutar contra a situação de miséria em que se encontra o nosso Povo?

Sem comentários: