sábado, 15 de dezembro de 2018

OLHÃO: VENDA DE MASSA FALIDA DUVIDOSA!

O negócio da Bela Olhão continua envolto num manto de mistério com contornos cada vez mais duvidosos.
Com o processo de falência da antiga fabrica, que empregava seiscentos postos de trabalho, os trabalhadores tiveram de recorrer ao Fundo de Garantia Salarial para verem no imediato parte do dinheiro que lhes competia na indemnização, ficando a aguardar a conclusão do processo que já dura há cerca de dez anos.
Para o inicio do mês, esteve marcada uma audiência e quando os trabalhadores pensavam que iam, finalmente receber o que lhes sobrava, eis que são confrontados com um outro processo que faz adiar o seu.
É que inicialmente, um sucateiro do norte, havia assumido a compra das instalações e do recheio, tendo sinalizado a compra com seiscentos e cinquenta mil euros. E seiscentos mil euros é um valor bastante grande para alguém abrir mão dele assim, deixando escapar tão boa oportunidade de negócio.  Não se sabe as razões para a não concretização da compra.
Mas sabe-se que depois dele e de forma muito rápida, foi vendido a outra empresa, do norte, de Braga de nome Steelnort.
E por isso, o primeiro promitente comprador vem agora exigir a devolução do sinal a dobrar, processo esse que faz com que o processo dos trabalhadores fique a aguardar. Como sempre os trabalhadores ficam para trás.
Importa saber porque razão, o administrador judicial que procedeu à venda ao primeiro sucateiro recebendo de sinal uma quantia tão avultada acabou por vender a outro sucateiro. 
Foi o primeiro sucateiro que não cumpriu? Houve alguma concertação prévia para a venda? Houve pressões para acelerar o processo? 
Quando se houve dizer tantas coisas de processos semelhantes, é caso para dizer que o processo Bela Olhão, é tudo menos claro, estando envolvido num manto muito escuro.
Qual o papel da autarquia nisto? Esqueceu-se de salvaguardar os interesses dos trabalhadores? Ou apenas viu ali uma boa oportunidade de negócio? E por sinal um negócio também ele pouco claro!
Vamos ver se não aparecem ainda algumas surpresas em torno da Bela Olhão! 

Sem comentários: