terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

MERCADOS DE OLHÃO: O AUTORITARISMO IMPÕE-SE!

Já não é a primeira vez que a administração da Mercados de Olhão faz guerra aos operadores com a questão dos seguros, sendo que desta vez dá um prazo até 15 do próximo mês para a apresentação dos recibos, sob pena dos operadores não poderem trabalhar.
Os Mercados funcionam em regime semelhante ao dos Centros Comerciais, com espaços para negócio mas também por corredores por onde circulam as pessoas, e muitas delas não vão comprar nada, mas sim apreciar o que por ali se vende. E de tal forma assim é que, nem todos os estabelecimentos têm casa  de banho própria, obedecendo a essa lógica e alguns se as criassem nem espaço tinham para os clientes.
Os corredores são espaços comuns, o que num Centro Comercial ficaria sob a alçada do condomínio, o que neste caso equivalia a dizer que seria da responsabilidade da empresa exploradora, a Mercados de Olhão.
Com as obras a decorrer e o negocio cada vez mais fraco, a exigência nos procedimentos assume foros de autoritarismo. Enquanto que o presidente da câmara vem dizer que os comerciantes da 5 de Outubro estão isentos do pagamento das taxas, a Mercados de Olhão que se devem situar no Cerro da Cabeça, estão obrigados a cumprir com todas elas, até mesmo as que não constituem qualquer receita para a empresa.
Multas precisam-se! Acreditamos, como diz o palhaço, que se chegado o dia 15 não forem pagos, a inibição de exercer a actividade será substituída por multas, porque é necessário realizar algum dinheiro para espatifar em fins alheios à empresa.
É pena que a publicação das actas das sessões de câmara estejam atrasadas dois meses, devido ao intenso trabalho dos "camaradas" para se saber o que foi nelas é cozinhado. Mas como temos besouros no edifício da Alfandega, sabemos que foi concedido um subsidio de mais de quarenta mil euros à Mercados, como prémio pela excelente gestão do presidente do concelho de administração.
Ou será que o subsidio é tão mais necessário para cobrir os apoios à Associação de Basquetebol e para assegurar os ordenados dos amigos do presidente da administração, alguns deles membros daquela associação? Os operadores otários pagam tudo!
Mas também pagam porque ainda não encontraram formas de organização que lhes permita bater o pé a uma administração que se julga dono dos Mercados. Os operadores têm de se organizar, criar uma associação representativa dos seus interesses, eleger uma liderança que depois de discutir  e aprovar o que têm a defender, fale por todos.
Os tempos não são nada favoráveis aos operadores dos Mercados, quer pela situação económica das pessoas, quer pelas obras mas também pelo grau de exigência de uma administração com mais barriga que olhos.
Essa será a única forma de combater o autoritarismo imposto pela actual administração.     

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o custo mensal de uma banca???

Anónimo disse...

uma furtuna de 5 ou 5 euros