quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

OLHÃO: QUE RICA HOMENAGEM AO POETA!

 Comemora-se este ano o centenário da morte do poeta Dr. João Lúcio, razão pela qual a Câmara Municipal de Olhão mandou colocar um pequeno dístico alusivo.
As homenagens que a autarquia presta às grandes figuras olhanenses passa pela degradação e abandono dos monumentos a eles destinados como forma de perpetuar a sua memória. 
 As imagens apresentadas mostram a degradação e abandono da monumento ao poeta, como poderíamos apresentar a do Patrão Joaquim Lopes e dizem bem da forma como a autarquia lida as maiores figuras olhanenses.
 Quando um autarquia não se revê nos seus maiores antepassados, como se pode rever nos do presente? Olhão, desde a sua fundação que está ligada ao mar pela pesca e pela industria conserveira, mas não há um único monumento alusivo aquelas duas atividades que fizeram da cidade aquilo que ela é hoje, e bem o mereciam.
Mas percebemos o porquê. Não há muitos anos, o pai Pina, ex-vereador, ex-director regional da educação, ex-governador civil, ex-presidente do turismo do Algarve, dizia que no passado Olhão cheirava mal. Talvez seja por isso que o filho deixa degradar os poucos monumentos que existem e pretende destruir ou alterar os Jardins alusivos a uma das suas maiores figuras do passado e a um sector que foi a razão de ser da cidade.
E a vereadora da cultura, mais preocupada com as guerrilhas internas com que abateu o chefe da divisão de cultura, por não perceber nada de cultura, não dá sinais de mostrar saber mais do que quem afastou.
Vá lá, D. Gracinda, não acha que é uma vergonha e hipocrisia dizer que homenageia o Dr. João Lúcio e depois deixar o monumento em seu nome erigido degradar-se desta forma? Trate lá bem do pouco que temos! Se fosse algum jogador de futebol era capaz até de o dourar e para estes enormes símbolos, nada! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Se até tiraram o "Doutor" à Avenida Dr. Bernardino da Silva, o que é que se há-de esperar do resto! Deve ser porque há "doutores" que actualmente cheiram melhor do que alguns do Passado!Mas também, já é mais do que reconhecida a falta de Cultura desta família política! Admira-me é o senhor Doutor Licenciado em Professor que trabalha no Arquivo, e que até esteve ou está a fazer uma investigação sobre o ilustre Dr. Bernardino da Silva, não investigar ou desconhecer o porquê da actual avenida chamar-se simplesmente Bernardino da Silva!Quem é que tem o "pelouro" dos monumentos e das toponímias? É a Fesnima? São empresas contratadas? É a Gracinda? Perdão, a Dra. Gracinda?