quarta-feira, 9 de outubro de 2019

OLHÃO: AMBIOLHÃO EM MAIS UM CONTRATO DUVIDOSO!

A empresa municipal Ambiolhão celebrou mais um contrato, por consulta prévia, para a elaboração do projecto de especialidades de construção de rede de aguas residuais e pluviais, no montante de 21.250,00 euros, acrescidos de IVA, como se pode ver em http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/737662.
Já o dissemos e mantemos que o procedimento de consulta prévia obriga ao convite de pelo menos três entidades, o que mais uma vez não aconteceu, o que também não é admiração alguma, tal o clima de impunidade com que os actores políticos vivem neste sistema. Diga-se em abono da verdade que não são as empresas e empresários quem tem de se preocupar com estes procedimentos, mas sim as entidades que promovem as consultas.
Maia a empresa convidada já tinha um contrato, também ele por consulta prévia, em que apenas foram convidadas duas entidades, a que celebrou o contrato e uma outra, que disputam entre si os contratos para segurança em obras.
Por outro lado, o contrato não diz para que zona ou sitio se destina o objecto do projecto, que tanto pode ser para uma rua ou para uma urbanização de algum amigo do regime de Olhão. Isto de fazerem contratos sem indicarem a localização onde se pretende fazer obras, tem muito que se lhe diga.
Não admira pois, os níveis de abstenção verificados nas ultimas eleições e do sentido de voto em forças políticas de caracter populista. Os indícios de corrupção ou de crimes que lhe estão conexos na contratação publica. no urbanismo, o nepotismo, e a constante degradação das condições de vida das pessoas, que não veem na alternância de poder sinais de qualquer mudança, o descrédito nestes políticos e políticas, são o caldo,  o fermento para o distanciamento de um dever cívico como é o de votar.
E isto é do maior interesse para a classe política dominante porque basta os seus votos para se eternizarem no poder. Acontece é que estão a abrir a porta para todo o tipo de populismos, particularmente os de direita.
Tudo isto representa um retrocesso. Cuidado com o que aí vem! 

Sem comentários: