segunda-feira, 21 de outubro de 2019

RIA FORMOSA: O PODER, O NEPOTISMO E OS AGRADECIMENTOS

Nos últimos dias assistimos a uma manifestação de descontentamento por parte do ministro Cabrita, pelo facto da sua esposa, a ministra do mar não ser reconduzida no cargo no próximo governo.
Para tal manifestação, o Cabrita aproveitou um elogio, nas redes sociais, à esposa que mais não seria do que um agradecimento por algo que a dita senhora tivesse feito.
Hoje vivemos numa sociedade em que ninguém dá seja o que for sem haver por detrás algo. A classe dominante só dá alguma coisa quando pressionada a isso pelas lutas de quem trabalha, ou seja, que tenha por base a contestação ou a pressão das classes trabalhadoras. Se a ministra fez algumas concessões na Ria Formosa, foi por ter percebido que havia uma força enorme, uma grande determinação em conseguir alguns objectivos. Confundir a simpatia, ou a cedência com uma prestação política positiva. é um engano!
A actuação política da ministra do mar e o seu secretário de estado das pescas, foram o sector das pescas, particularmente na Ria Formosa, do pior que podia haver, não se encontrando motivos para tamanho elogio.
Foi com esta ministra e o seu staff que foi lançado o Plano para a Aquicultura em Aguas de Transição, como a Ria Formosa, que em lugar de obrigar a corrigir as fontes de poluição, acaba por as proteger, quando pretende criar uma zona de protecção aos esgotos com mais 2 mil metros de comprimento por quatrocentos de largura, na frente de mar de Olhão, onde será proibida a produção de bivalves; foi com esta ministra e o seu staff que o porto de abrigo foi concessionado a uma empresa privada, fazendo com que apenas uma percentagem mínima seja destinada ao estacionamento de embarcações da pequena pesca artesanal; foi com esta ministra e o seu staff que se preparou para que o lado poente do porto de pesca seja transformado em marina; foi esta ministra e o seu staff que assistimos à prostração de cócoras perante a União Europeia na questão das quotas de captura de sardinha, quando os cruzeiros científicos apontavam para o crescimento acentuado da biomassa de sardinha; foi ainda sob a égide desta ministra e do seu staff que a União Europeia propõe a criação do Mar Europeu que mais não é do que o imenso mar português, para permitir que todas as grandes frotas europeias venham delapidar os nossos recursos naturais.
Há razões para elogiar o trabalho político da ministra e do seu staff? Será pela campanha global de combate aos plásticos nos oceanos? Que mais fez de positivo a ministra e o seu staff?
Sim, Apolinário, há dez anos atrás, ainda presidente da câmara municipal de Faro, na mira de ganhar as eleições autárquicas, mandou depositar no fundo da barra da Armona a tubagem de agua e esgotos, uma obra dita provisória que veio para ficar e que tem contribuído fortemente para o assoreamento daquela barra, que tem como consequência a fraca renovação de aguas na Ria Formosa e obriga os barcos da pesca de cerco a fazer mais doze milhas para chegar ao mar de pesca, com inevitáveis custos e tempo.
E nem sequer nos vamos pronunciar sobre o nepotismo ou os negócios da Transetwork.
Se o ministro Cabrita aproveitou o elogio, que tenha agora a coragem de publicar também a critica.
Tenham dó e não batam mais no ceguinho!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ceguinho??? Parvinho não será mais ajustado?

Anónimo disse...

Afinal, ouvi uma história de que alguém importante em Olhão, tinha viveiros de ostras e que pagava pela concessão de cerca de 5000m2 mas ocupava quase 50000m2? E que todos os responsáveis sabem disto e nada fazem? Afinal, mó, somos todos iguais ou há alguns que são mais iguais do que outros?
Pescadores e viveiristas da Ria Formosa, mó, vocês andam a dromir meus... atão, mó, ainda na viram que para que o pina tenha o seu desenvolvimento turístico da forma que ele idealiza, vocês não têm lugar? Vocês, mó, são os próximos dinossauros a abater...ainda na viram? Vai ser quase um ou dois de cada vez: perseguições por parte das autoridades, taxas cada vez mais elevadas, exigências cada vez maiores, até vocês, mó, se cansarem e irem todos embora da Ria Formosa. Atão, vocês ainda na perceberam que na ótica dessa genta toda, vocês poluem a Ria Formosa com a vossa presença? Acordem moços...

Anónimo disse...

Anda um fiscal da Câmara a ameaçar as pessoas que têm 5 anos para vender as casas e armazéns que se situam entre o 1º e 2º Beco Xavier e a Avenida 16 de Junho. Consta que vão levantar prédios de 7 andares. Juntando o Edifício da Bela Olhão, é um negócio apetecível...