sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

OLHÃO: CONTINUA A BARRACA DAS COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS


Como se pode ver pela imagem acima, o braço de ferro entre a Câmara Municipal de Olhão e a Agregação de Juntas Moncarapacho/Fuzeta em torno da competência delegada na ultima para a limpeza urbana na área da Agregação, continua e com novos desenvolvimentos.
A Agregação de Juntas, porque o presidente da câmara entendeu tratar de forma diferente as Juntas, distribuindo de forma diferente as verbas necessárias para a execução de competências semelhantes, acabou por denunciar o protocolo estabelecido devolvendo-as à origem.
Daí para cá tem sido um festival de troca de acusações em comunicados. No fundo o que está em causa para o tratamento diferenciado está o facto de o partido reinante na Agregação ser de um cor diferente do partido instalado na câmara.
Certo é que a limpeza urbana é uma responsabilidade da empresa municipal, Ambiolhão, empresa criada de propósito para prestar serviços na distribuição da agua, do saneamento, resíduos urbanos e também da limpeza urbana e espaços verdes. Embora mantenha um protocolo com a empresa, a câmara tentou, e conseguiu, durante algum tempo manter parte dessas competências nas Juntas, mas ao longo dos anos, nunca foram actualizados os valores a pagar pela prestação de tais serviços. Resta saber quais os montantes pagos à Ambiolhão por serviços prestados nesta área e ao mesmo tempo pelas Juntas, porque podemos estar perante a duplicação de valores, uma forma simpática de subsidiar a empresa.
Não podemos nem devemos esquecer que o director financeiro da empresa é cunhado do presidente, admitido num concurso pouco claro.
Pretender agora que, sem qualquer protocolo, a Agregação de Juntas continue a prestar serviços na limpeza urbana quando tal tarefa é da responsabilidade da Ambiolhão, é tentar vazar a "lata da banha" da Agregação para que esta não possa aplicar o dinheiro em acções que ajudem a captar o voto dos fregueses, deixando o caminho aberto para a câmara aparecer como a entidade que faz obra na área da Agregação.
Estamos a um ano das eleições autárquicas mas já começa a funcionar o calendário eleitoral.
Tenham vergonha!   


2 comentários:

Anónimo disse...

Com tantos exemplos, acreditar na honra do salafra?. Escrito com assinatura reconhecida e mesmo assim duvidando

Anónimo disse...

Simplesmente uma vergonha é o que se está a passar, mas é bom haver estas publicações da União de freguesias para a população ter consciência no pulha da Camara em que votam.